Geneal lança três modelos de franquias - Portal do Franchising

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Tradicional no Rio, Geneal lança três modelos de franquias na cidade

18/04/2017

DCI – Thaise Constancio – 07/04

Conhecida pelo cachorro-quente vendido em quiosques, rede de lanches inaugura duas lojas e planeja abrir outros três pontos de venda este ano; estratégia inclui presença em grandes eventos

Com novo layout e novo modelo de negócios, a empresa carioca Geneal estreia também um sistema de franquias. São três modelos (carretino, quiosque e loja) com estilo retrô que lembra os anos 1960, quando a marca foi criada.

Tradicional na capital fluminense, a Geneal é conhecida por seu cachorro-quente (“pão fresco com salsicha quentinha na embalagem de plástico”, como eles descrevem). No entanto, também produz salgados assados e doces. Para fortalecer a marca no Rio, a empresa tem participado de grandes eventos na cidade, como Rock in Rio, UFC, Rio Open e carnaval no Sambódromo.

“O novo layout traz uma lembrança afetiva e nostálgica muito forte, que remete ao início da Geneal, há 54 anos. Investimos em marketing sensorial, com som ambiente e fotos antigas nas paredes. Ao mesmo tempo, é uma versão mais despojada dos pontos de venda, mostrando que somos uma marca jovem, que se renova sempre”, enaltece a diretora de Marketing, Luciana Palhares.

Hoje, a Geneal tem nove quiosques próprios, inclusive um no AquaRio. A rede inaugura a primeira franquia: uma loja no condomínio Rio 2, em Jacarepaguá (zona oeste carioca). O novo cardápio da marca também será lançado. Em breve será inaugurada a primeira unidade fora da capital: em Icaraí, na zona sul de Niterói (região metropolitana).

Em ambas, o investimento inicial foi de R$ 200 mil, sendo R$ 20 mil para capital de giro, já incluído. Neste modelo de franquia, as lojas têm entre 20 m² e 40 m² e necessidade de quatro a cinco funcionários. Com o maior mix de produtos entre as franquias, o faturamento médio varia entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, e pode chegar a R$ 100 mil, dependendo da localização, diz Luciana.

Compacto

No modelo de quiosque, o investimento é de R$ 110 mil para áreas entre 6 m² e 9 m². O faturamento médio mensal é de R$ 40 mil a R$ 50 mil, com mix de produtos que inclui os salgados assados (pizzas, croissants, empadas etc).

Já no carretino (um carrinho estiloso e compacto), o investimento é de R$ 73 mil para espaços entre 2 m² e 6 m². Com um mix de produtos menor (cachorro quente, doces, biscoitos e bebidas), o faturamento médio é de aproximadamente R$ 30 mil.

Em qualquer dos modelos, o lucro médio é de 15%. “Pretendemos abrir pelo menos cinco novas operações este ano, além das unidades Rio 2 e Icaraí. Buscamos pessoas que queiram estar à frente e gerir o negócio porque nossa operação é bem prática em relação à alimentação, então não é preciso ter experiência”, diz a diretora.

Luciana afirma que a rede oferece suporte ao franqueado desde a busca pelo ponto comercial, negociação com o shopping ou locatário, até a inauguração – em geral, dois meses depois da assinatura do contrato. Há, ainda, treinamentos sobre a marca, além de gestão e operação dos pontos de venda, manipulação de produtos, atendimento e vendas.

Sobre os planos de ingresso em outros estados, a diretora de Marketing conta que, primeiramente, a Geneal quer de consolidar na capital fluminense. “Queremos nos fortalecer no Rio e Grande Rio para depois expandir para outras cidades”, avisa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS