Investir em uma marca desconhecida e mais barata ou em uma mais consolidada e mais cara?

08/02/2018

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer apostar no segmento de franquias, afinal, o que é melhor?

O ano mal começou e já tem muita gente pensando em dar o pontapé inicial naquele projeto de abrir uma franquia. E é fácil de entender os motivos: segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF, os números de crescimento do setor são bem promissores para 2018, cerca de 10%, e a previsão de expansão das marcas gira em torno de 5% a 6%. Ou seja, é um ótimo momento para tirar do papel os planos de começar o próprio negócio. No entanto, muitos desses futuros franqueados ainda tem uma dúvida crucial: investir em uma marcar desconhecida e mais barata ou em uma mais consolidada e mais cara?

Para chegar a resposta ideal, é imprescindível que o empresário faça uma longa reflexão sobre quais são seus desejos, objetivos e metas. Para começar, por exemplo, é essencial que uma área a ser investida seja definida, mas sempre com base na experiência e conhecimento do futuro franqueado. Não adianta apostar em uma franquia de alimentação quanto não se tem afinidade no setor, e por aí vai. Após isso, é importante mapear as franquias já existentes, como as mais conhecidas e famosas, e também pesquisar as que estão começando e, de preferência, abrindo as portas com propostas bem diferentes.

Feito isso, tudo ficará um tanto mais fácil no decorrer do processo. Para André Luis Soares Pereira, consultor e fundador da GSPP, empresa especializada na formatação, comercialização e gestão de franquias, “é preciso cautela na hora de investir em uma franquia. A pessoa precisa entender se realmente a marca mais conhecida vale a pena, ou se a que está começando agora realmente é a melhor opção”, afirma Pereira.

O que vale mesmo é fazer exatamente o que o consultor diz, avaliar prós e contras de franquias famosas e iniciantes e, dentro disso, tentar se enxergar ao máximo trabalhando com aquele nome. Depois tudo vai depender não só de como a rede desenvolverá o trabalho da marca, mas também de como o empresário vai se esforçar em vender e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes, parceiros e ganhar ainda mais destaque entre a concorrência.

Para ficar ainda mais claro:

Franquias já consolidadas

Prós: aqui é evidente que uma franquia já conhecida apresenta também um nome com mais peso no mercado. Além disso, na maioria dos casos essas marcas também já estão com formatos bem definidos e seguros de como funciona o negócio. Sem contar que os clientes são atraídos “naturalmente”, já que conhecem de longa data a franquia e seus serviços.

Contras: o primeiro fator contra esse tipo de franquia é o valor de investimento, que geralmente é mais alto justamente porque o nome da marca já está bem consolidado. Outro detalhe negativo é encontrar um ponto comercial que seja, de fato, estratégico e que se destaque perante outras lojas da mesma franquia. E, por fim, não se deixar acreditar que por ser uma franquia conhecida não é necessário fazer grandes esforços.

Franquias iniciantes

Prós: eis aqui o principal ponto positivo de investir em uma franquia que está dando seus primeiros passos no mercado: ser criativa e apostar em uma necessidade identificada dos consumidores. Além disso, poder fazer parte de um novo negócio é também muito estimulante e faz muitos empresários descobrirem e ditarem até mesmo novas tendências que tem tudo para dar certo, se seguidas com foco e determinação. Outro ponto que vale destacar é que os franqueados de uma nova rede têm mais oportunidades de abrirem o negócio em bons pontos comerciais, pois marcas já consolidadas já possuem operações nos melhores pontos, já que estão saturadas comercialmente.

Contras: é obrigatório que o futuro franqueado verifique se essa nova franquia está realmente disposta a investir no crescimento sustentável da própria marca e se, ao mesmo tempo, ela é séria e oferece segurança no negócio. Aliado a isso, é importante identificar se a franquia iniciante não é apenas “mais uma” do setor, apenas com uma roupagem diferente.

E finalizando, ter em mente que “o futuro franqueado precisa, acima de tudo, conversar com potenciais clientes e entender como seu público-alvo enxerga a marca que chegará naquela região. Se eles estão realmente interessados e se aquele serviço fará a diferença, independente se for de uma franquia consolidada ou nova”, afirma o consultor André Luis Soares Pereira.

 

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