Funcionamento do negócio, o test-drive para franqueados
Funcionamento do negócio, o test-drive para franqueados

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
funcionamento do negócio Discovery Day

Discovery Day: conheça redes que oferecem test-drive para candidatos a franqueados

18/08/2022

Para entender o funcionamento da franquia, candidatos podem passar um tempo na unidade para experimentar na prática o funcionamento do negócio

 

Algumas redes de franquias oferecem aos interessados em novos negócios um benefício que faz toda a diferença antes de fechar o contrato: o discovery day.

Como em um test-drive, esse processo permite que o candidato a franqueado conheça cada detalhe da rede na prática, entenda como funciona o mercado em que a franquia opera e, assim, tenha mais confiança e certeza se aquele empreendimento faz realmente sentido e atende às suas expectativas.

Na Pizza Prime, maior rede de pizzarias do Brasil, os candidatos a franqueados que tiverem interesse podem colocar a mão na massa e ficar até uma semana dentro de uma unidade.

A experiência inclui treinamentos virtuais e etapas práticas como atendimento ao cliente, retaguarda, gestão de aplicativos e cozinha.

O franqueado aprende desde a forma correta de processar um insumo, como se faz a massa, até despachar uma pizza”, explica Gabriel Concon, co-fundador da Pizza Prime.

Outra rede que também apresenta esse diferencial é a franquia Pello Menos, pioneira nos serviços de depilação à cera indolor e laser sem hora marcada no Brasil.

O possível empreendedor passa um dia em uma unidade, de escolha da franqueadora, e vivencia toda a operação, realizando atendimentos, manuseando o software da empresa e outros pequenos serviços diários com acompanhamento e supervisão.

É uma das primeiras etapas que o interessado passa; em alguns casos ocorre após a leitura da COF, mas a grande maioria é antes”, destaca Alessandra Jordão, diretora de operações.

Para a rede de higienização e blindagem de estofados CleanNew, esse benefício ocorre após a assinatura da COF.

São dois dias vivenciando o funcionamento de toda operação desenvolvida: um dia no escritório e outro no atendimento na casa do cliente.

Porém, só é permitido que o futuro franqueado observe o trabalho desenvolvido, já que para a realização do serviço é necessário um treinamento e acompanhamento técnico.

Na OdontoCompany o candidato também conta com a opção de ‘test drive’.

Depois que o candidato recebe a COF e assina um termo de confidencialidade, ele tem a opção de passar dois dias acompanhando a operação de uma unidade da rede antes de assinar o contrato.

Esta operação é escolhida já de acordo com o perfil do candidato, por exemplo, se é um empreendedor investidor, ele vai para uma unidade com um franqueado deste perfil; já se é empreendedor dentista, vai para uma operação de franqueado dentista.

O tamanho da operação que ele vai acompanhar neste período também é compatível com o que ele deseja adquirir.

A Park Education, focada em educação bilíngue, criatividade e soft skills, adaptou seu Experience Day para o formato online.

Agora são organizados os assuntos em uma jornada de oito passos, que inclui a apresentação do programa educacional, conexão entre empreendedores, detalhamento do plano de negócios e experiência do franqueado.

Após isso, ocorre uma visita presencial em alguma unidade indicada pela equipe de expansão próximo ao local de interesse do empreendedor.

Na Luminova, rede de escolas do grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – e única opção de franquia de ensino básico do país, o candidato pode ir até a escola conhecer o espaço, falar com o franqueado e fazer uma imersão no negócio.

A Anjos Colchões & Sofás recebe em sua sede candidatos para que tenham a oportunidade de conhecer as instalações e a estrutura da empresa.

Durante a visita, que dura três dias, os interessados contam com espaço reservado para troca de ideias com os franqueados que já estão na rede há alguns anos para que possam entender o processo.

E a experiência proporciona, ainda, conhecer os diretores e fazer networking.

Mas para isso, é necessário que o candidato tenha assinado a Circular de Oferta e de Franquia (COF).

 

Fonte: Markable


 

Ainda tem dúvidas sobre empreender?

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS