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Franchising aposta no sul do país como estratégia de crescimento para o próximo semestre

26/06/2023

O mercado de franquias se aproveita de histórico positivo e futuro otimista do mercado de beleza para se expandir na Região Sul do Brasil nos próximos meses.

Segundo informações do site Statista, site de divulgação de pesquisas de diversos setores, estima-se que em 2023 o setor de beleza movimente cerca de R $571,1 bilhões de dólares, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

O ano já está no meio.

Para quem começou a empreender no mercado de estética ainda esse ano já estão aproveitando essa previsão positiva, e para quem não quer mais perder tempo, as projeções indicam que esse nicho continuará em ascensão e deve atingir a marca de 663 bilhões anuais em todo o mundo até o ano de 2027.

A ascensão desse mercado se deve principalmente por haver interesse por parte da população em consumir mais produtos e procedimentos estéticos e algumas regiões do país serem mais vantajosas para investir em certos nichos.

Um exemplo de cases de sucesso, é na região Sul do país, que vem se beneficiando do otimismo econômico dos últimos anos e segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Produto Interno Bruto por habitante da Região Sul é de R$ 31.068,44.

Considerando que grandes cidades dessa região tiveram crescimento expressivo nos últimos anos, como a cidade do Paraná, que cresceu 2,94% no PIB durante o segundo trimestre de 2022, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), já está claro que empreender nessa zona do país é seguro e rentável.

Esses dados mostram que a região é um local economicamente atrativo para investimento de empresas que buscam uma nova região para diversificar a marca.

“Nossa empresa já é reconhecida no país todo, mas estamos com um foco maior no sul do país, devido a economia da região e cases positivos dentro do segmento”, ressalta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial.

Existem vários modelos de negócios que podem ser feitos para aproveitar os lucros do mercado de beleza, um deles é trabalhar com franquias.

Pensando nisso, Luzia Costa, traz algumas vantagens em investir nesse tipo de negócio:

Inovação contínua: Franquias funcionam de maneira padronizadas, mas isso não significa que permanecem oferecendo os mesmo produtos, muito pelo contrário.

Existe sim espaço para inovação, pois o comportamento dos clientes está sempre mudando, necessitando que novos produtos surjam e processos sejam melhorados.

Facilidade com marketing e divulgação: Fazer marketing de um negócio é um dos pontos mais importantes de uma empresa, por isso, é uma das atividades que mais demandam tempo do empreendedor.

Mas quem investe em franquias não precisa se preocupar com isso, pois a divulgação fica a cargo da franquia.

Treinamento da franquia: Gerenciar um negócio não é fácil, mas quando se empreende em uma franquia é mais fácil, já que é oferecido treinamento para entender os produtos e processos, de forma a desenvolver o negócio dentro dos padrões de qualidade exigidos pela marca e pelo público.

Modelo testado e aprovado, com know how.

Previsão de faturamento: Como uma unidade de franquia faz parte de um todo, fica mais fácil prever o faturamento, pois os investimentos já fazem parte do plano de franchising.

O mercado de franquia prevê continuar somando resultados positivos ao fazer a expansão para a Região Sul do Brasil.

Em se tratando do mercado de beleza, de acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABIHPEC), nos últimos 5 anos, período entre 2018-2022), o crescimento desse setor foi de 560% em relação a período anteriores.

Com relação às franquias, segundo dados do balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza Bem-Estar cresceu em 21,5% em faturamento ao longo do ano passado.

Essa foi a segunda maior taxa de alta no setor.

Fonte: Queissada Comunicação

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