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Alimentação atrai mais três marcas para o Rio

20/10/2016

DCI – Thaise Constancio – 13/10

DNA Natural, Jin Jin e Mineirinho reforçam setor que responde por quase 30% das franquias no estado; empresas apostam em modelos variados para crescer na capital e no interior

Rio de Janeiro – O Estado do Rio tem, hoje, 2.532 lojas de 126 redes de franquias de alimentação. Corresponde a 27,5% das 9.210 unidades e mantém o segmento na liderança da modalidade, segundo a Associação Brasileira de Franchising do Rio (ABF-Rio). Mesmo assim, o setor continua a atrair novas lojas e marcas.

De olho nesse mercado com 16 milhões de clientes, três redes de alimentação chegam ao Rio com propostas distintas para crescer no interior e na capital. Especializada em comida saudável, a DNA Natural quer aumentar a quantidade de lojas no estado. Já a Mineirinho Delivery aposta na ampliação do modelo delivery de comida na caixinha, enquanto a Jin Jin, de culinária japonesa, lança o modelo de quiosques.

Os representantes das três marcas contam que, para manter a semelhança no sabor da comida preparada para o consumidor final, oferecem treinamentos in loco para os franqueados e seus funcionários. Apesar de terem um cardápio fixo, DNA Natural e Mineirinho Delivery promovem algumas alterações regionais para agradar o paladar do público.

“Temos um cardápio completo, do café da manhã ao jantar, voltado para comida saudável e que agrada diferentes públicos. Trabalhamos com porções individualizadas e tudo é na frente do cliente, com desperdício de alimentos quase zero.

Porém, 10% do nosso cardápio é regionalizado. Em João Pessoa, por exemplo, incluímos um wrap de carne seca solicitado pelo franqueado, por uma necessidade local”, conta Neto Morozinni, diretor comercial da MM Franquias, empresa responsável pela expansão da DNA Natural.

A rede tem uma loja em funcionamento em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Até novembro, será inaugurada uma unidade no Norte Shopping, zona norte da capital. O plano de expansão da marca no Rio prevê a abertura de três a quatro lojas em 2017 e chegar a 25 unidades no estado nos próximos cinco anos. O investimento em uma unidade da DNA Natural varia entre R$ 50 mil (delivery) e R$ 500 mil (bistrô).

Sabor da terra

Os sócios da Mineirinho Delivery acreditam que a atratividade da franquia já começa pelo nome, que “lembra comida boa”. A rede de delivery nasceu em São José do Rio Preto (SP), com a proposta de entregar refeições na caixinha. No Rio, eles atuam na capital (Barra da Tijuca, zona oeste), Teresópolis, Macaé e Niterói, e negociam a abertura de uma unidade em Volta Redonda.

“Toda cidade tem um lugar que vende comida mineira porque lembra comida boa. E o delivery tem a vantagem de oferecer praticidade para o consumidor, porque ele não precisa sair de casa para aproveitar uma boa refeição. O Rio é um dos lugares mais importantes para o nosso negócio porque atrai muita gente do Brasil e do mundo, dando visibilidade”, acredita Paulo Yossimi, um dos sócios da rede.

O investimento médio no modelo delivery é de R$ 105 mil e os sócios planejam chegar a 10 operações no estado até o fim do ano. No início de 2017 eles irão lançar dois novos modelos de franquia.

Culinária internacional

Para a rede de comida japonesa Jin Jin, o Rio representa 15% da meta de crescimento anual da empresa. A empresa quer ingressar no mercado fluminense com o quiosque Jin Jin Sushi, modelo compacto para praças de alimentação. A meta é fechar entre cinco e dez contratos para abertura de unidades no estado ainda este ano. A rede aposta em cidades como São Gonçalo, Duque de Caxias, Campos e Petrópolis, além da capital, para se fortalecer.

“O Rio tem espaço para os quiosques da Jin Jin Sushi e para o modelo de loja, da bandeira Wok, com bufê e à la carte. Acreditamos que o quiosque atrairá um público mais jovem, além do executivo, que normalmente procura um local tranquilo para comer e que ofereça rápido atendimento”, aposta Christiano Evers, diretor de marketing da rede Jin Jin.

O investimento inicial em uma franquia da marca é entre R$ 20 mil (quiosque da Sushi) e R$ 45 mil (modelo praça de alimentação da Wok). Ambos têm previsão de retorno do investimento em 36 meses.

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