A ABF marcou presença no maior congresso de varejo mundial, realizado pela National Retail Federation (NRF) de 7 a 16 de janeiro em Nova York. O tema deste ano foi `Oportunidades`. Participaram o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, o diretor de cursos e eventos Juarez Leão e o gerente de relacionamento Rogério Feijó. Além deles, importantes representantes do franchising nacional estiveram presentes, o que demonstra a forte ligação do setor com o varejo mundial.
A 99º edição do encontro, o primeiro após a crise financeira internacional, abordou as práticas adotadas pelos varejistas para fazer frente à queda do consumo e restrição do crédito. Os temas mais destacados foram foco no cliente, entender o comportamento do consumidor, respeito ao cliente e aos diferentes estilos de vida, preocupação com seu bem estar, transparência no relacionamento, foco na gestão e sustentabilidade e uso das redes sociais como meio de comunicação da empresa com seu público.
Para Rogério Feijó, é importante destacar a necessidade de integração dos vários canais de vendas utilizados pelas empresas como forma de proporcionar uma experiência única de consumo alinhado ao posicionamento da marca. `O caminho adotado por algumas empresas foi centrado no trabalho com ideias simples e de baixo custo, comunicação simples e com a utilização de muitas fotos e símbolos e interatividade, já que o varejista precisa estar próximo do cliente`, declarou o gerente de relacionamento da ABF.
O Brasil mereceu lugar de destaque em diversas palestras apresentadas, principalmente pela situação econômica e social, potencial de mercado, projeção internacional e perspectivas de crescimento dos próximos anos. Cerca de mil congressistas brasileiros participaram do evento, sendo que 27% dos inscritos estrangeiros eram brasileiros. Junto com o Canadá era a maior delegação do evento, que contou com a participação de mais de 70 países.
Vários executivos e especialistas do varejo foram unânimes em afirmar que as companhias globais precisam atuar nos mercados emergentes, como Brasil, China e Índia, pois é onde estão as melhores oportunidades para os próximos anos.
O Brasil também teve destaque no evento com a participação de três cases nacionais. Um deles foi a apresentação do Frederico Trajano, diretor de marketing da rede Magazine Luiza. O outro foi o caso da rede de franquias Cacau Show, apresentado pelo presidente Alexandre Tadeu da Costa e o terceiro foi apresentado pelo diretor do Grupo Saraiva (livrarias), João Luis R. Hopp, que abordou o mix de produtos, serviços e o relacionamento com os clientes. Todos os casos foram muito aplaudidos principalmente pela trajetória empresarial e arrojo que as empresas empregaram em seus negócios em um momento conturbado da economia mundial.
Outro ponto interessante do evento foi a feira de negócios e oportunidades promovida pela NRF. Este ano a feira contou com um número recorde de expositores e apresentou muitas soluções com ênfase em tecnologia. Foi possível perceber que há uma necessidade muito grande de aplicar inteligência para entender melhor o comportamento do consumidor, e os recursos tecnológicos disponíveis permitem uma análise rápida e segura destas informações. Não há limite de aplicação das soluções interativas, como o uso de smartphones, que já é uma realidade inevitável.
Paralelamente ao evento ocorreu ainda o NRF Design Studio, encontro de especialistas em design com foco no varejo. Além da apresentação de cases de sucesso internacional, foi promovida uma feira de expositores, com soluções voltadas para o setor.
Para saber mais sobre o que foi discutido na NRF 2010, a ABF promoverá o Pós NRF.