Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF e AFRAS anunciam os vencedores do primeiro Prêmio Destaque em Responsabilidade Social

01/06/2007

Em cerimônia realizada dia  31 de maio, no Buffet Torres, em São Paulo, com a presença de cerca de 200 pessoas, a Associação Brasileira de Franchising  (ABF) e Associação Franquias Solidária (AFRAS) anunciaram os vencedores do primeiro Prêmio ABF-AFRAS Destaque em Responsabilidade Social, que tem por objetivo reconhecer, divulgar e estimular os franqueadores e franqueados associados na realização de ações sociais.

A cerimônia de premiação foi conduzida por Livio Giosa, presidente do Instituto ADBV, e logo na abertura contou com uma apresentação  do Ballet  de Deficientes Visuais Fernanda Bianchini.

O prêmio  foi conferido para Franqueados e Franqueadores. Em seu discurso, o presidente da ABF, Artur Grymbaum, ressaltou que o ineditismo e o arrojo sempre acompanharam as empresas de franchising e que a preocupação com a sociedade não é uma novidade no sistema. Lembrou que em menos de dois anos, a AFRAS conquistou mais de 50 associados e 30 já tiveram cases que concorreram ao prêmio.

`Acredito que a grande lição dessa noite é o estimulo a reflexão e a absorção desses temas para o dia-a-dia de nossas empresas`, afirmou.

Para Cláudio Tiegui, presidente da AFRAS, a natureza do franchising é disseminar, transferir know how e capacitar equipes e, que isso, é um diferencial incrível para o desafio que estamos vivendo que é o de disseminar no mercado a preocupação com a responsabilidade social, gestão responsável e sustentabilidade para toda a cadeia produtiva.

A categoria Franqueador foi dividida em Pleno, para marcas com três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados, Sênior para marcas com cinco anos e com 30 ou mais franqueados e Master, para marcas com 10 anos e mais de 60 franqueados.

Nesta primeira edição, o prêmio recebeu a inscrição de 30 projetos, que foram avaliados por uma comissão julgadora composta por importantes associações ligadas ao terceiro setor  como a Fundação Abrinq, Instituto ADVB, Instituto Primeiro Plano, Instituto Votorantim,Great Place to Work e World Childhood Foundation, entre outras.

`Este prêmio mostra que os empresários do nosso setor estão cada vez mais envolvidos com as questões sociais do País e dispostos a fazerem sua parte para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e do meio ambiente`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Os vencedores na categoria Franqueado foram:
1º Lugar – Jorge Aguirre – da Pizza Hut com o Programa AtivIdade, que visa a integração social e o desenvolvimento técnico-profissional da 3ª idade em São Paulo.

2º Lugar – Janne Souberbronn Muniz, do O Boticário com o Projeto Recicla 3 Rios, que faz a reciclagem e reutilização de lixo gerando 22 postos de trabalho diretos para catadores de papel e 14 postos indiretos que envolvem outros materiais recicláveis e conservação do meio ambiente através de campanha de coleta de pilhas e baterias.

3º Lugar – Wellington Alves Martins, da Bit Company com o Projeto Bit Social, que  tem como objetivo capacitar deficientes, visando inclusão no mercado de trabalho, amparar crianças de 5 a 7 anos até que ingressem na faculdade, formar redes de empresas e profissionais liberais voluntários, incentivar e coordenar o trabalho de Voluntariado Jovem, empenhando esforços para inclusão no mercado de trabalho.

Na Categoria Franqueador Máster os vencedores foram:
1º Lugar – O Boticário – `Programa de Responsabilidade Social para franquias do Boticário`, que dissemina para a rede práticas socialmente responsáveis, capacitando os franqueados para aplicação correta dos indicadores e processos de responsabilidade social.

2º Lugar – Yázigi Internexus – `Cidadãos do Mundo`, um projeto que dá a oportunidade de cidadania oferecendo inglês a crianças, jovens e adultos de comunidades de baixa renda. Atualmente são 55 projetos instalados em 37 municípios brasileiros. São Cerca de 3.350 alunos atendidos e no ano de 2006 foram emitidos 417 certificados de conclusão de cursos nos diversos projetos do Brasil.

3º Lugar – Drogarias Farmais – `Criança Ajuda Criança`, um projeto que incentiva crianças a doarem brinquedos a crianças carentes com arrecadação nos pontos de venda.

Na categoria Franqueador Sênior os vencedores foram:
1º Lugar – Café do Ponto – `Safra Social`, um projeto que presta ampla assistência aos pequenos produtores, capacitando-os a aumentar a produtividade de sua lavoura.

2º Lugar – Astral – `ONG Alto Astral`, projeto que leva informação de Educação Ambiental à população (colégios, universidades, comunidades, praças públicas e parques) através do ECOMÓVEL, uma carreta com exposição itinerante.

3º Lugar – Morana – `Charme das Estrelas`, neste projeto peças assinadas por 10 estrelas são vendidas em lojas de todo Brasil e 10% do valor arrecadado são doados para Fundação Ação Criança.

E finalmente, a categoria Franqueador Pleno que teve como vencedora a rede Camarão & Cia – com o projeto `Instituto Descobrindo Talentos`, que tem como objetivo educar crianças, alfabetizar adultos, viabilizar a empregabilidade de jovens e adultos através de cursos profissionalizantes, promover a educação e ações que visem a sustentabilidade do meio ambiente e cidadania e promover ações comunitárias.

Galeria de fotos

NOTÍCIAS RELACIONADAS