A trajetória do fenômeno da perfumaria brasileira O Boticário

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A trajetória da marca O Boticário: Da ajudinha de Silvio Santos ao fenômeno da perfumaria brasileira

04/10/2016

Brasil Post – Luiza Belloni – 19/09

Miguel Krigsner abriu sua primeira loja O Boticário em Curitiba, no Paraná, em 1977. A princípio, era uma farmácia de produtos manipulados. Não demorou muito para o negócio decolar e virar o fenômeno de empreendedorismo que é hoje.

Com quase 4 mil pontos de venda físicos em 1.750 municípios, a marca é a maior franquia do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Mas nada disso seria possível se um outro empreendedor não tivesse dado um “empurrãozinho”. E esse empresário era ninguém menos que Silvio Santos.

Acontece que Santos tinha o sonho de lançar sua marca de cosméticos (motivo pelo qual hoje existe a Jequiti) e havia comprado 70 mil frascos de perfume para iniciar seu negócio em 1979. Na mesma época, porém, ele ganhou a concessão para criar o SBT e acabou desistindo de investir na área de perfumaria.

“Com isso, 60 mil frascos foram parar num depósito. Assim que fiquei sabendo, fui a São Paulo ver se parte daquilo poderia interessar ao Boticário“, disse Krigsner em uma entrevista à revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

“Gostei do que vi e quis comprar mil vidrinhos de um tipo, quinhentos de outro, trezentos de outro. O funcionário foi taxativo: ‘Eu te vendo tudo ou nada’.”

Krigsner então decidiu comprar todos os frascos — uma decisão arriscada, uma vez que ele era químico e sua loja era uma pequena farmácia de manipulação recém-aberta. “Eu não tinha dinheiro para comprar tudo e nem mesmo onde guardar. Mesmo assim, mandei carregar e disse que se não pudesse pagar eu devolveria”, disse o empresário ao Portal Terra.

A salvação do químico veio de uma amiga perfumista, que criou o conhecido Acqua Fresca. A colônia, que virou sensação em todo o Brasil pouco tempo depois, foi lançada no mesmo ano.

“De volta à loja, chamei a perfumista e disse a ela que a fragrância que ela dizia ainda não estar pronta estava aprovada e precisava ir para o mercado. Eu precisava pagar os frascos e aprovei como estava. Assim nasceu o Acqua Fresca, uma das fragrâncias mais vendidas no mundo até hoje.”

Em pouco tempo, medicamentos manipulados foram dando espaço aos cremes, perfumes e outros itens de cuidados pessoais e foi assim que surgiu a loja O Boticário que conhecemos hoje. O pontapé para o sucesso, porém, foi dado a partir da segunda loja de Krigsner, instalada no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR).

Nessa loja, o Acqua Fresca ficou conhecido em todo o Brasil. Segundo o empresário, foram os clientes os verdadeiros marqueteiros do negócio, que compravam as colônias para dar de presente para amigos e familiares de outras partes do Brasil.

Dois anos depois, a primeira franquia da marca foi aberta em Brasília (DF), e depois disso os números só cresceram até ser criado o Grupo Boticário, que englobou todas as frentes da empresa: O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, The Beauty Box eFundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Questionado sobre a fórmula para o sucesso, o químico nascido na Bolívia disse que é trabalhar duro e aproveitar as oportunidades.

“Adquirimos expertise, desenvolvemos conhecimento profundo sobre cosméticos, varejo e consumidor e investimos fortemente na construção da marca. O sucesso de um empreendimento depende da qualidade do trabalho e do olhar para as oportunidades. A receita é a mesma há décadas. O que muda são as ferramentas disponíveis. Posso dizer que faria tudo de novo.”

Atualmente o Grupo Boticário tem 3.962 unidades em 1.750 municípios, sendo que 3.760 são da franquia O Boticário. Também foram instaladas lojas em Portugal, Angola, Moçambique, EUA, Japão, Venezuela, Colômbia e Paraguai.

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