Entenda porque os consumidores serão seus principais “chefes”
26/04/2021
Todo mundo gosta de ser bem atendido.
Provavelmente você, como cliente, já deixou de frequentar algum lugar quando o serviço não foi como o esperado.
O contrário também já deve ter acontecido: você comprou outras vezes e indicou para seus conhecidos quando foi bem atendido por uma empresa.
Você, assim como todos os clientes, gosta de ser bem atendido.
A partir disso é simples concluir que um franqueado deve oferecer sempre a melhor experiência para os seus consumidores, certo?
Esse assunto que vamos discutir hoje é muito importante, podemos até dizer que vai ser fundamental para o futuro da sua empresa.
Afinal, uma franquia sem clientes não tem razão para existir, não é mesmo?
A experiência de compra de um cliente não se resume somente ao momento em que ele chega a sua loja.
Vai desde o momento em que ele pesquisa sobre a marca ou produto, passa pelo processo de compra, de feedback e de fidelização do cliente.
Por isso, é importante pesquisar se a empresa que deseja investir tem uma preocupação em cativar os clientes e entender qual é o seu papel nesse processo.
Até porque muitas vezes um dos motivos apontados pelos empreendedores para ter o próprio negócio é não ter um “chefe”.
Mas a realidade é que em uma franquia os consumidores serão os seus “chefes” e aqui vai um spoiler: eles são muito exigentes!
Quais são as principais tendências dos consumidores?
Empreender é um constante viver o hoje, mas com o olho no futuro.
Afinal, o que faz sucesso hoje em seu negócio pode não fazer mais no futuro, certo?
Quando se fala em tendências dos consumidores a história é a mesma.
As novas gerações crescem, se tornam consumidores e fazem novas exigências para as empresas.
Muitas empresas fazem pesquisas de mercado que identificam o que os consumidores estão procurando.
A Accenture, por exemplo, mostrou que a pandemia intensificou o consumo consciente.
A KPMG também traz em uma pesquisa em que ressalta que o consumidor está mais cauteloso na hora de fazer suas compras e muitos já abandonaram o consumo passivo, pois já estão engajados e possuem informações sobre o que querem.
O relatório “Future Consumer 2023” produzido pela consultoria WGSN também traz alguns insights para entender as tendências do cliente do futuro, que devem estar em busca de produtos por encomenda, gamificação de experiências e a busca pelo bem-estar.
Simone Galante é Fundadora e CEO da Galunion Consultoria para Food Service.
Ela destaca quatro tendências dos consumidores.
Alimentação focada no bem-estar:
“O uso da alimentação em benefício da saúde física e mental, em que incluímos os alimentos que reforçam a imunidade, cuidam do bem-estar e da saúde, a nutrição personalizada, a evolução dos alimentos ’plant-based’ e os alimentos cheios de sabor e indulgência que alentam os sentidos”.
Cuidado com o meio ambiente e preocupação com questões sociais:
“A preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e tudo que os negócios devem fazer para reduzir desperdícios e o impacto ambiental, que ficou exacerbado inclusive pelo excesso de embalagens e lixo durante a pandemia, além dos aspectos sociais e de solidariedade.”
Integração entre o físico e o digital
“A adoção de experiências ‘figitais’, ou seja, com completa integração dos canais físico e digital, abrindo novas oportunidades de como se relacionar com alimentação, por meio de delivery e descobertas de novas culinárias usando apenas seu celular.”
Produção do próprio alimento
“A tendência de cozinhar ou produzir seu próprio alimento, seja por necessidade ou como forma e controle em tempo de incertezas, inclusive pela redução de renda disponível do consumidor.”
Além das tendências, Simone também ressalta a importância de estar diretamente conectado com o cliente para poder entender suas necessidades e ocasiões de consumo.
“Investir em integração de dados, sistemas de fidelidade e em uma forma de gerar significado a partir dos dados coletados passa a ser um novo desafio dos negócios na área ‘figital’. Isso impacta os modelos de negócio, pois a forma de captar os clientes mudou”, explica Simone.
Mas como usar essas tendências dos consumidores no dia a dia?
Agora que você já entendeu um pouco sobre as principais tendências dos consumidores, é hora de avaliar como colocar isso na prática no seu novo negócio.
Simone Galante explica que o franqueado deve estar atento a toda a jornada do consumidor, elencando os momentos importantes para oferecer uma boa experiência.
“Passa por como o consumidor encontra e deseja o seu negócio, como ele decide comprar, pagar e saber sobre a entrega do seu pedido, como ele recebe e consome o seu produto/serviço e como é o processo de fidelização para que ele retorne e recomende sua marca. Costumamos dizer aqui que se o empreendedor está fazendo ações que não melhoram a jornada do seu cliente, ele está focando nas atividades erradas.”, destaca Simone.
A especialista também destaca que o sistema de franquias deve ter todo esse processo de forma consistente, tanto nos pontos físicos como no digital.
Um dos benefícios de uma franquia é ser um negócio padronizado, onde o cliente precisa encontrar uma boa experiência em todas as redes da marca.
Por isso, é importante a união de todos os franqueados nesse quesito.
“Fazer a gestão da marca digitalmente se tornou uma atividade mais complexa e que necessita de uma execução local primorosa, tornando ainda mais relevante o trabalho colaborativo entre o franqueado e o franqueador”, destaca a CEO da Galunion Consultoria.
A importância do feedback nas tendências para os consumidores
Quando um cliente gosta de uma marca, ele “veste a camisa”, indica ela para todos e realiza sempre sua compra com a marca.
No caso de consumidores de franquias, há aqueles que se encantam tanto que acabam se tornando franqueados da rede.
Para saber se está tudo dando certo, é sempre bom ouvir o que o cliente tem a dizer.
Assim, também é possível “consertar” o que não está 100% no lugar.
“O principal erro é estar tão entusiasmado com o negócio que não se atentar ou não perguntar ao cliente se ele realmente gostou do produto e da experiência. E se não se leva em consideração o feedback do cliente, o direcionamento das melhorias necessárias muitas vezes não acontece, ou são até realizadas ações equivocadas e que não geram resultado para o negócio”, comenta Simone Galante.
Por isso, para ter sua franquia de sucesso, invista em marcas que se preocupam com o atendimento ao cliente, colabore para oferecer a melhor jornada possível para o seu consumidor e ouça sempre o que ele tem a dizer.
Veja uma lista de franquias que fizemos que são tendências para os consumidores:
Tendência focada no bem-estar — Sucão
Sucão desenvolveu um projeto sólido e sustentável com um completo portfólio de produtos, baixo custo operacional e margens de contribuição acima da média do mercado de alimentação, inaugurando um novo segmento neste mercado: alimentação saudável e saborosa, com preços competitivos e rapidez na entrega dos produtos: este é o conceito “Fast and Healthy Food”.
Somos uma rede franquias de produtos naturais, a primeira do Brasil com 3 linhas de produtos e 3 canais de venda: varejo, venda direta em atacado, e e-commerce em um mesmo local e integrado com tecnologia própria. Um negócio diferente para fazer a diferença. Saiba mais.
O Brasileirinho Delivery é um restaurante de Comida Típica com um formato inovador de delivery na caixinha. Levamos praticidade, comodidade, higiene mantendo o sabor de cada cantinho do Brasil dentro de nossos box.
Sabe cozinhar e quer faturar cozinhando de casa? Somos a maior rede de Chefs independentes do Brasil voltada 100% para o delivery. O Apptite é o primeiro aplicativo de delivery de Chefs e Cozinheiros independentes do Brasil e tem 200 mil clientes ativos. Conectamos cozinheiros de mão cheia a clientes que buscam uma experiência diferenciada no delivery. Você pode fazer parte do movimento do food delivery, que é um dos mais promissores no mercado mundial.
A rede de fast food Hot N’ Tender é especializada em frango crocante e oferece ao mercado de alimentação um modelo lucrativo de franquias bem definido, com produtos focados em lanches e refeições com base em seu delicioso Frango Crocante, mas adaptados a cultura brasileira.
Tendência de consumo focada no bem-estar — Dr. Shape
Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos. A franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
A Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. São produtos enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que contribuem com o equilíbrio do metabolismo do animal e permitem mais aproveitamento dos nutrientes.
Tendência de consumo entre o físico e o digital — Bibi
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
A BiUP é uma empresa de tecnologia, educação e treinamento de alta performance para adultos que nasceu para desenvolver, transformar e apoiar pessoas com foco em mudança de resultados. Todos os programas de desenvolvimento humano da empresa são pautados em experiências reais e contam com resultados efetivos, além de serem fundamentados em muitos estudos, pesquisas e possuírem a tecnologia como maior aliada.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.
A Tea Shop é especializada em chá fresco a granel e todos os complementos necessários para desfrutá-lo plenamente. Estamos no mercado de 1990 e desde então temos mais de 70 unidades entre Brasil, Barcelona, Itália e Espanha. Nossa paixão e orgulho de trabalhar no mundo do chá têm sido os motores da nossa evolução.
Da indústria ao varejo, hoje a Hering Store é a maior rede de franquias de vestuário do país, presente em todos os Estados com mais de 600 unidades, além da atuação internacional com franquias na América Latina. Voltada ao público masculino e feminino, a Hering Store é reconhecida por mais de 90% dos brasileiros.
Franquias de suplementos — Now! Nutrição Esportiva
A Now! é uma marca consolidada no segmento de suplementação e nutrição esportiva, que atua há mais de 10 anos no mercado e seu nome é sinônimo de qualidade, atendimento de alto padrão para seus clientes e preços atrativos para o público. A loja trabalha somente com produtos Linha A certificados pela ANVISA, garantindo, assim, que o consumidor sempre tenha em mãos as melhores marcas que o mercado tem a oferecer.
Como na maioria das vezes grandes ideias surgem da necessidade de seus idealizadores, e no caso da franquia Vinho & Ponto Franchising não foi diferente. Em nossa família desde sempre cultivamos o hábito de consumir e conhecer vinhos, tendo o mesmo como parte de nossa alimentação e dos melhores momentos de nosso dia a dia.
O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.
Bem-vindo ao seu novo negócio! A Home Sushi Home é uma empresa especializada em delivery de comida japonesa. A tendência dos negócios deliveries é inquestionável.
Oferecemos ao empreendedor um negócio com baixo investimento e qualidade, que está num mercado que cresce a cada dia.
A Puket é muito mais que uma rede de lojas meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda, somos referência em produtos que unem famílias e conectam pais e filhos. Um mundo repleto de cores vivas, onde a diversão é o que não falta. Faça parte desta rede de sucesso.
O Rapidão APP é uma franquia de aplicativo delivery de tudo, com atuação nacional. Temos como objetivo proporcionar novas experiências de compra de forma rápida e prática. Nosso aplicativo de delivery disponibiliza uma infinidade de possibilidades para o usuário. E o melhor, bem RAPIDÃO!
A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. o investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 134.944,60 na modalidade Física, e R$ 15 mil na modalidade exclusivamente on-line.