Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Confira quais são as tendências de empreendedorismo em 2021

09/02/2021

ideias para empreender

Ano novo e os planos para ter o próprio negócio voltam à mente de muitas pessoas.

Seja por oportunidade ou necessidade, o desejo de empreender é nutrido de forma quase natural pelos brasileiros.

E em razão da taxa Selic (os juros básicos da economia) baixa e da crise no mercado de trabalho, empreender de forma mais segura por meio de uma franquia é uma opção em alta no mercado.

Nesse contexto de pandemia, o momento é de observar possíveis tendências que apontam para novas oportunidades de negócios.

A multicanalidade – com redes operando mais do que nunca no e-commerce, delivery, em marketplaces, entre outros canais de venda – é um indicador importante.

De acordo com Huberto Damas, diretor de estratégia e finanças do Grupo BITTENCOURT:

“O cenário ainda é de certa forma desconhecido. Apesar da chegada da vacina, fica difícil prever tendências para 2021.

De qualquer forma, o empreendedor vai precisar ficar atento aos canais de atuação da marca. Não vale a pena, por exemplo, investir num segmento ou numa marca que esteja presente apenas com lojas físicas, sem nenhuma outra forma de atendimento ao consumidor final.

Ficou mais do que provado nesse último ano que a dependência de um único canal é arriscada, e acaba sendo ineficaz para atender o consumidor nas suas mais diversas jornadas. A integração de canais e as diversas formas de se alcançar o consumidor têm que ser observadas pelo empreendedor antes de investir numa franquia”.

Segundo Silvana Buzzi, diretora executiva da ABF, não existe hoje uma franquia que de certa forma não esteja digital ou que não use uma ferramenta relacionada à digitalização.

“No ano de 2020, em alguns meses vivemos vários anos e por conta disso todos os setores, todos os segmentos, se reinventaram”, disse em live do canal Cliente S.A.

Outro fator considerado por Damas é a maturidade das redes. Para ele, “as marcas mais consolidadas no setor sairão mais fortalecidas”.

O especialista pondera que os potenciais franqueados e/ou investidores têm dois cenários a observar.

“Os empreendedores podem olhar sob dois aspectos – do risco ou da oportunidade.

Do risco quando se pensa numa retomada mais lenta e de um consumidor mais reticente em consumir, e da oportunidade quando se pensa em mais flexibilidade de negociação com fornecedores, inclusive no real estate e de um consumidor ávido por voltar à rotina – e às lojas. Valem as duas reflexões”.

Na visão do executivo, o potencial empreendedor e/ou investidor deve ficar atento aos seguintes pontos para colocar em prática seus planos de ter um negócio neste ano:

A saúde financeira da franqueadora é um ponto crucial. Com a pandemia, as franqueadoras também tiveram que se adaptar e otimizar estrutura para se manterem ativas, o que pode, em alguns casos, ter comprometido a capacidade de atendimento à rede.

Vale o candidato observar como está sendo prestado o suporte e a capacidade de entrega da franqueadora.

Outro ponto é observar o mercado em que ele deseja investir e como ele está se comportando nessa crise.

Vale avaliar se o cenário atual é algo que tende a permanecer ou é passageiro – como no caso das redes que atuam no delivery e tiveram um boom de demanda, ou mesmo as redes de vestuário que tiveram queda na procura dos consumidores.

São extremos que, no primeiro caso, devem permanecer, porém, com uma pequena queda na demanda, e no segundo caso, deve ser algo passageiro, pois as pessoas já estão saindo de casa e com a vacina esse mercado tende a se aquecer. Além da questão dos canais de atuação”.

 

Já o consultor do Sebrae-SP, Artur Shoiti Santos Takesawa, aponta as seguintes tendências para 2021:

    • E-commerces diversos – existe um espaço ainda gigante para empreender, vendendo coisas na internet, com sites próprios e também em marketplaces.

 

    • Serviços de TI – As pessoas físicas, profissionais liberais e empresas estão demandando muitas adequações e expansões para aproveitarem a revolução digital que está iniciando.

 

    • Infoprodutos – todos fomos forçados a continuar estudando nesta pandemia.  O detalhe é que muitas pessoas que tinham dificuldade ou preconceito, reviram esta postura.   Cursos de todo tipo de duração, palestras e até formações em várias profissões estão ocorrendo dentro de casa e em escritórios.

 

    • Negócios imobiliários – a indústria imobiliária foi uma das áreas menos afetadas. Na verdade, está sofrendo uma mudança de perfil de prédios comerciais e residenciais.

 

    • Clube de assinatura – é possível fazer assinatura de qualquer coisa, mas o empreendedor deve analisar o comportamento do consumidor alvo para saber a frequência de compra.   A assinatura de vinhos e cervejas é só o começo desta modalidade.

 

    • Comércio de roupas inteligentes – a tecnologia chegou às roupas e acessórios.  Seja para cuidar da saúde, ou estar conectado, as pessoas estão cada vez mais curiosas em usar este tipo de produto.

 

    • Venda de produtos vegetarianos e veganos – o percentual de pessoas que se declaram veganos ou vegetarianos ainda é pequeno, mas este mercado tende a crescer muito. Até mesmo as grandes empresas que vendem carne bovina, suína e frango estimam que o percentual de venda de produtos para vegetarianos e veganos deve atingir 30% no Brasil nos próximos anos.

 

    • Venda de cosméticos naturais e artesanais – analisando o mesmo mercado de quem se declara vegano ou vegetariano, temos os produtos cosméticos que atingem também o público não vegano ou vegetariano; são chamados de simpatizantes.  Gostam de comer proteína animal, mas usam produtos de origem não animal.

 

    • Delivery de comida – a pandemia deixou claro que este mercado ainda tem um espaço gigante para crescer.

 

    • Brechós Online – está diminuindo o preconceito e a resistência dos brasileiros em comprar produtos seminovos. Estávamos acostumados a reconhecer em um brechó, produtos totalmente desgastados e atrelados à população carente.  Em muitos países, este mercado não é visto assim. Esta mudança de visão está ocorrendo no Brasil e à medida que tivermos mais brechós físicos e online com produtos de qualidade a preços realmente compatíveis, este mercado vai crescer muito.

 

É interessante notar que em praticamente todas essas áreas temos redes de franquias atuando. Confira uma seleção de tendências de empreendedorismo:

 

Negócios que dão lucro — Monitorias

franquias baratas
 Anúncio   Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil, presente em mais de 36 cidades, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

Com potencial de 40% de lucratividade, o investimento inicial total varia entre R$ 16 mil e R$ 28 mil, onde o franqueado, que opera no modelo home based, consegue atingir o lucro médio de R$ 10 mil por mês.

Investimento: a partir de R$ 6.000,00

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 

Abrir negócio em cidade pequena — Premiapão


 Anúncio   Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based.

Investimento: a partir de R$ 12.100,00

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 

Ideias de negócio — Pusco

A Pusco oferece moda feminina para todas as ocasiões com sofisticação. Inovando a cada coleção, leva para a mulher graça, classe e beleza na hora de se vestir. Além disso, traz uma linha para meninas, a partir de 4 anos, com o mesmo estilo de suas mães. Invista neste grande negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PUSCO

 

Franquias de brinquedos educativos — Zastras Brinquedos

Maior rede de franquias de seu segmento, a Zastras Brinquedos e Livros Educativos, apresenta uma nova proposta para entretenimento infantil através de seu conceito pedagógico, que estimula o ato de brincar com a evolução de cada criança.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ZASTRAS

Ideias de empreendedorismo — SMS Digital


A franquia SMS Digital é a primeira rede do segmento no Brasil, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SMS DIGITAL

 

Tendências de empreendedorismo — V4 Company


A V4 é uma Assessoria de Marketing que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Contamos com mais de 200 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing, para você vender mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA V4 COMPANY

 

Ideias de negócio — Atmo Mídia Digital Corporativa


No mercado desde o ano de 1990, franquia ATMO DIGITAL surgiu da ideia de favorecer e difundir serviços de alta qualidade, de forma regional, na área de comunicação corporativa com soluções áudio visuais, TV corporativa e digital signage. Saiba mais e seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ATMO DIGITAL

 

Tendências de empreendedorismo — Dr. Shape

Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos. A franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DR. SHAPE

 

Ideias de empreendedorismo — Rei do Mate


Somos uma das maiores redes de alimentação do país. Oferecemos um mix diferenciado de produtos e as mais variadas misturas de mate, além de diversas bebidas quentes e geladas, sanduíches, cappuccinos, açaí, salgados e sobremesas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA REI DO MATE

 

Ideias de negócio — Omie


Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresa de todos os portes, que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OMIE

 

Tendências de empreendedorismo — Premiapão


Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PREMIAPÃO

 

Franquias de produtos naturais — Alergoshop

A Alergoshop foi a primeira empresa no país a entender as necessidades das pessoas alérgicas. Desde 1993 desenvolve produtos de forma criteriosa para o seu bem-estar e prevenção das alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALERGOSHOP

 

Oportunidades para investir — Guia-se

Tenha uma agência de marketing digital em sua casa. Desde 1997 a Guia-se atua em soluções e oportunidades de negócios para Internet, como a consultoria de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens de sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços de consultoria de marketing digital.

QUERO SABER MAIS SOBRE A FRANQUIA GUIA-SE

 

Franquias de produtos naturais — Nação Verde

Somos uma rede franquias de produtos naturais, a primeira do Brasil com 3 linhas de produtos e 3 canais de venda: varejo, venda direta em atacado, e e-commerce em um mesmo local e integrado com tecnologia própria. Um negócio diferente para fazer a diferença. Saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NAÇÃO VERDE

 

Negócios para investir — Now! Nutrição Esportiva

Franquias de academia - Now! Nutrição Esportiva

Now! é uma marca consolidada no segmento de suplementação e nutrição esportiva, que atua há mais de 10 anos no mercado e seu nome é sinônimo de qualidade, atendimento de alto padrão para seus clientes e preços atrativos para o público. A loja trabalha somente com produtos Linha A certificados pela ANVISA, garantindo, assim, que o consumidor sempre tenha em mãos as melhores marcas que o mercado tem a oferecer.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NOW! NUTRIÇÃO ESPORTIVA

 

Franquias de imobiliárias — Leardi

loja da franquia leardi

A Paulo Roberto Leardi, com quase um século de tradição na área imobiliária oferece diversas oportunidades de negócio. desde 2012 nos tornamos franquia, hoje temos unidades pelo país. Conheça nosso diferencial.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRAQUIA LEARDI

 

Ideias de empreendedorismo — Elevor


A Elevor é uma empresa de software de gestão empresarial (ERP), 100% web/cloud, voltado para o agronegócio, atacado e distribuição, varejo e serviços. Abrangendo todas as áreas desde estoques, finanças, fiscal/contábil e gerencial. Seja um franqueado Elevor e tenha a tecnologia para a evolução dos negócios.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ELEVOR

 

Franquias de delivery – Brasileirinho Delivery


O Brasileirinho Delivery é um restaurante de Comida Típica com um formato inovador de delivery na caixinha. Levamos praticidade, comodidade, higiene mantendo o sabor de cada cantinho do Brasil dentro de nossos box.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRASILEIRINHO DELIVERY

 

Tendências de empreendedorismo — Echosis


A Echosis é uma Franquia de Marketing Digital Home Based que atua com serviços digitais como Redes Sociais, Google Adwords, Geração de Leads, Marketing de Automação, Geração de Conteúdo e Outros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ECHOSIS

 

Negócios para investir — The Body Shop

Franquias de Cosméticos e Perfumaria: Franquia The Body Shop

Primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais, a The Body Shop® foi fundada na Inglaterra em 1976, por Anita Roddick. A The Body Shop® sempre foi diferente e uma força para o bem. E queremos mantê-la assim. Seja um franqueado e faça parte desta história.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA THE BODY SHOP

 

Tendências de empreendedorismo — Snack Saudável

A Snack Saudável é maior rede de franquias do Brasil especializada em alimentação saudável! Presente em todas as regiões do Brasil, a Snack Saudável é uma franquia que se originou da necessidade da uma mãe para mandar lanches saudáveis para suas filhas. Saiba mais sobre esta grande rede.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SNACK SAUDÁVEL

 

Franquias para empreender — Bibi

Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIBI CALÇADOS

 

Ideias de empreendedorismo — Boali

Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOALI

 

Negócios para investir — Açaí da Barra


O sucesso tem sabor, a franquia Açaí da Barra oferece um modelo de negócio ideal para investir, com resultados reais e surpreendentes. conte com suporte total, produtos exclusivos e de qualidade incontestável e lojas com layout moderno e cheio de energia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AÇAÍ DA BARRA

 

Negócios online — Portal da Cidade


O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FRANQUIA PORTAL DA CIDADE

 

Tendências de empreendedorismo — Sucão


Sucão desenvolveu um projeto sólido e sustentável com um completo portfólio de produtos, baixo custo operacional e margens de contribuição acima da média do mercado de alimentação, inaugurando um novo segmento neste mercado: alimentação saudável e saborosa, com preços competitivos e rapidez na entrega dos produtos: este é o conceito “Fast and Healthy Food”.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUCÃO

 

Ideias de empreendedorismo — Une Imóveis em Rede

A UNE é uma rede de franquias de imobiliárias que possui uma metodologia de trabalho inovadora no mercado. O ponto mais forte da UNE é o suporte ao franqueado, o que permite resultado e um rápido ROI.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UNE IMÓVEIS EM REDE

 

Negócios para investir — Caverna do Dino

Uma rede de franquias de roupas infantis que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAVERNA DO DINO

 

Franquias de produtos naturais — Bio Mundo

Franquia Bio Mundo

Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA BIO MUNDO

 

Franquias de assinatura — Clube de Permuta

clube de permuta

É uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral. Com 23 unidades, já movimentou mais de R$180 milhões em negociações. Para se tornar um franqueado, é preciso investir a partir de R$100 mil (com taxa de franquia inclusa) e o tempo de retorno é de, em média, 18 meses.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE DE PERMUTA

 

Franquias de assinatura — Belle.Club

franquias de salão de beleza

O belle.club traz um conceito totalmente novo: Um salão de beleza completo, aliado a um serviço de assinaturas. No belle.club o(a) cliente paga uma mensalidade e tem acesso aos serviços de escova, hidratação, manicure e pedicure quando precisar. Tudo isso com um valor acessível e atendimento expresso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BELLE.CLUB

 

Negócios online — Arquivar – Gestão de Documentos


Com quase 30 anos de atuação, a Arquivar é especialista em Gestão Estratégica de Documentos. Estamos presentes em todas as regiões do Brasil e também na Bolívia, atendendo hoje mais de mil clientes. Para cada um deles levamos a solução adequada à sua necessidade. Assim, proporcionamos agilidade e segurança nos processos de busca e recuperação de documentos gerando o aumento da produtividade nas rotinas administrativas e operacionais das organizações, economizando custos e tempo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ARQUIVAR GESTÃO DE DOCUMENTOS

 

Franquias de TI — Hostnet

franquia Hostnet

Somos um provedor de hospedagem de sites e soluções para a internet, atuamos desde 2001 no mercado brasileiro de hospedagem de sites, prezando pelo respeito ao cliente e buscando oferecer soluções inovadoras.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HOSTNET

 

Franquias de tecnologia — Next Tecnologia

Franquia Next Tecnologia da Informação

Next Tecnologia da Informação atua no ramo de serviços direcionados para empresas. Realizamos a gestão e suporte de todo o segmento de TI, utilizando metodologia norte-americana de atendimento e pró-atividade. Permitindo assim aos clientes terem ganho de produtividade com seus colaboradores, pois os equipamentos funcionam full time e ainda oferece uma redução de custos trabalhistas através da terceirização.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NEXT TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Franquias de tecnologia — Varejonline

Franquias baratas de tecnologia - Varejonline

A franquia VAREJONLINE é um modelo de negócio desenvolvido para futuros parceiros com o potencial empreendedor para atuar em um dos segmentos que mais cresce com investimento na medida certa.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VAREJONLINE

 

Franquias de produtos orgânicos — Simple Organic

Franquia Simple Organic em quiosque

A Maior Franquia de Cosméticos Orgânicos, Veganos e Sustentáveis

Somos pioneiros no formato franquia de cosméticos orgânicos, veganos e sem gênero. Aliás, inovação é um dos pilares da marca, junto com a sustentabilidade. Com o maior mix de produtos orgânicos, veganos, os lançamentos são mensais e com a criação da maior variedade de cores de bases liquidas orgânicas, corretivos compactos e tantos outros produtos que ainda não existiam no mercado de beleza natural, conquistamos o reconhecimento como referência de produtos com alta performance.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SIMPLE ORGANIC

 

Franquia Yacamim


Venda de artigos de vestuário e acessórios focados em moda feminina estilo hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e semelhantes com identidade própria.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YACAMIM

 

Franquias de assinatura odontológica — Hub Odonto

Hub Odonto

Hub Odonto, primeira Franquia Por Assinatura do Brasil. Esse conceito surgiu a partir da identificação de uma necessidade no segmento de Franquias de Clínicas Odontológicas. Visando uma oportunidade de mercado, a Hub Odonto surgiu para promover uma alternativa mais flexível através do modelo de Franquia Por Assinatura, onde os royalties são fixos. Ao não participar no faturamento da clínica, a Hub Odonto se torna uma opção lucrativa e sustentável para o franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HUB ODONTO

 

Ideias para investir — Brasil Nutri Shop


A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos da América Latina! Tenha sua Própria Loja de Suplementos Online, sem se preocupar com estoque ou entregas. Com baixo custo de adesão você vai se tornar franqueado, vai fazer o seu horário e só administrar e recebe por vendas!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRASIL NUTRI SHOP

 


 

Ficou com alguma dúvida sobre as ideias de tendências de empreendedorismo? Confira outros artigos: