Orientação da franqueadora faz franqueados alavancar resultados

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Histórias do Franchising: Segui a orientação da franqueadora e voltei a crescer

09/03/2022

Uma parceria que costuma dar muito resultado no mundo dos negócios é entre franqueado e franqueador.

Quando o investidor segue a orientação da franqueadora, tem grandes chances de ser bem-sucedido e, se for o caso, voltar a crescer após alguma dificuldade.

Além disso, é um setor forte que mostrou resiliência e muita personalidade para continuar crescendo mesmo em meio a uma pandemia mundial e uma crise econômica.

De acordo com os mais recentes dados compilados pela Associação Brasileira Franchising (ABF) sobre o desempenho do setor de franquias em 2021 e as perspectivas para 2022, as franquias superaram as perdas de 2020 e cresceram 10,7% em 2021, com receita de R$ 185 bilhões.

O faturamento das redes de franquias cresceu 5% no 4º trimestre frente ao mesmo período de 2020 e todos os segmentos registraram crescimento.

Conforme o levantamento da ABF, o setor registrou expansão expressiva em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos.

Além de muito trabalho e dedicação dos empreendedores no dia a dia do seu negócio, seja qual for a área de atuação, são muitos os fatores que determinam o sucesso das franquias no Brasil, mas um dos mais marcantes e eficazes é a parceria e confiança entre franqueados e franqueadores.

Afinal, quando um empreendedor decide investir em franquia, ele inicia um negócio contando com a credibilidade e o nome de uma marca já conhecida no mercado.

Nesse contato inicial, o franqueado recebe todas as orientações importantes para dar o pontapé em seu novo negócio e seguir seu caminho.

Pode acontecer de, no decorrer da sua jornada, o investidor fazer algumas mudanças e não encontrar o resultado desejado, mas seguindo as orientações da franqueadora para fazer ajustes necessários ou até mesmo mudanças importantes ele volte a crescer.

Foi o caso de Nelson Junior, franqueado YES! Idiomas com três unidades em Maceió.

Ele iniciou seu projeto em 2104 e analisa que escolheu o ponto errado para a instalação da escola, apesar de afirmar que a franqueadora lhe deu orientações quanto a esse aspecto do negócio.

Fui teimoso, tive dificuldades e em 2017 vi que tinha que desistir do meu sonho ou reinvestir em outro ponto”, narra ele.

Com todo apoio e orientação da franqueadora, tomei a decisão de mudar de ponto”, explica.

Ao seguir a orientação da franqueadora, ele voltou a crescer.

A mudança foi um divisor de águas em minha trajetória na rede de franquias YES!, alavancou meu negócio e me proporcionou a oportunidade de abrir a segunda unidade, em março de 2020, véspera da pandemia”, ele conta.

O momento foi difícil, mas ele continuou investindo.

Acreditei e continuei investindo, até porque a pandemia não foi só pra mim, foi para o mundo todo.

Com o apoio da franqueadora, reagimos.

Educação é um ramo de atividade que tem tudo para crescer e prova disso é que em junho do ano passado, ainda em plena pandemia, abri minha terceira unidade”, diz o empreendedor.

Na opinião de Nelson Junior, os franqueados devem ter sempre resiliência para enfrentar os obstáculos e desafios e devem confiar na expertise da franqueadora.

Eu já penso em investir na minha quarta escola ainda este ano”, prevê ele.

Mesmo se preparando bastante, o franqueado pode se deparar com dificuldades no início dos seus trabalhos.

Nayara Rocha, franqueada da IP School – Inglês Particular, conta que não imaginava que ao inaugurar a sua franquia seria difícil contratar e gerir uma equipe de professores fluentes em inglês e que seguissem uma metodologia específica como a que adotamos na IP School, que é personalizada conforme as necessidades dos alunos.

Além de enfrentar a falta de comprometimento de alguns profissionais, deparei-me com agendas lotadas daqueles que performavam bem – o que é fácil de entender, afinal, o método funciona e os alunos fazem a propaganda boca a boca”, conta ela.

O que é bom para o negócio, entretanto, pode ser complicado para a gestão, prossegue Nayara, porque ela não tinha tempo para contratar novos profissionais.

De acordo com a empreendedora, a solução veio da franqueadora: os gestores da IP School passaram a acompanhar as entrevistas que ela fazia com professores e houve alinhamento e treinamento com a coordenação da franqueadora para criar uma nova cultura e desenvolver habilidades comportamentais nos professores já contratados.

Esse apoio foi fundamental e mudou completamente a situação.

Essa experiência mostrou que eu não tinha nenhuma noção dos problemas que poderiam se apresentar no dia a dia, especialmente na gestão de pessoas.

Mas, o suporte da franqueadora foi a segurança que eu precisei para contornar o problema, adquirir experiência e, nesse primeiro ano de operação, ganhar segurança para crescer”, destaca Nayara.

 

Parceria, muita conversa e muito trabalho para voltar a crescer

Após um período de alegre sucesso com sua franquia Acesso Saúde, inaugurada em agosto de 2019 em Dourados (MS), Ivander Scarpeta precisou recorrer à franqueadora para o apoio e ajustes necessários.

Até março de 2021, a gente vinha em um crescimento constante, mas em abril tivemos uma queda pequena, mas que nos preocupou.

De repente a curva de crescimento inverteu e a gente começou a cair mês após mês”, inicia ele.

Conversei com a franqueadora sobre o problema e juntos começamos a investigar os motivos e descobrimos que tinha mais a ver com questões de gestão interna, que estava afetando o nosso resultado muito mais que os fatores externos, por exemplo, a pandemia causada pelo Covid-19 e nova variante que, naturalmente a gente usa como uma desculpa, mas que na realidade era nossa gestão interna que estava afetando os resultados”, explica ele.

Com a orientação da franqueadora, Scarpeta conta que fez mudanças, principalmente na gestão de pessoas e nas estratégias de marketing, e voltou a crescer.

Nos meses de setembro/outubro os resultados começaram a aparecer. Um pouco tímido, mas voltou a crescer.

A projeção é que cresçamos mais. Iniciamos janeiro de 2022 com bons resultados e a gente deve crescer entre 30 a 35% em faturamento”, comemora ele.

Para o empreendedor, ter a consultoria da franquia faz toda a diferença.

O Know-how que ela tem na resolução dos problemas transmite uma segurança e uma confiança para o empreendedor encarar os desafios e enxergar novas oportunidades dentro do nosso negócio.

Além do link que a gente faz constante com a consultora da unidade, dependendo do nível do problema, todos da equipe (CEO, gerentes e etc.) se mobilizam para orientar e ajudar uma solução para encontrarmos o melhor caminho”, afirma ele.

O meu conselho é que todos os franqueados, mesmo os que já estão há mais tempo exercendo o seu projeto, deveriam explorar realmente o conhecimento da gestora, da franquia para errar menos e  aproveitar o conhecimento deles para ser mais assertivo, mas, para isso, o franqueado precisa estar aberto Por incrível que pareça, tem pessoas que têm dificuldades de receber feedbacks”, destaca ele.

Sandra Lucca, franqueada da Minds em Diadema (SP), que recorreu ao auxílio da franqueadora para resolver os problemas que teve em algum momento do seu negócio, conta que toda e qualquer empresa tem seus momentos difíceis e o caminho é buscar parceria e orientação para superar tudo isso.

“Quando a franquia possui boa comunicação, parceria e suporte, com a obediência às instruções tudo se resolve.

Um outro diferencial é que, aqui na Minds, temos comunicação direta com a franqueadora que, com toda a sua experiência, nos dá total atenção e disponibilidade em um momento difícil”, afirma ela.

Acredito que todo processo de mudanças é bem complicado, pois normalmente há resistências às mudanças porque elas exigem não somente orientações, mas ensinamentos, demonstração do porquê tais mudanças se fazem necessárias e individualmente todos precisam entender, acreditar e praticar para obter êxito”, relata ela.

Até ver os resultados que esperava na sua franquia,  Lilian Pereira, franqueada da Monitorias Reforço Escolar, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), recorreu a todas as orientações possíveis da franqueadora para dar passos decisivos e certeiros no seu negócio.

Durante todo processo de implantação da minha unidade, a franqueadora me forneceu materiais e ajudou a entender como funciona o trabalho da franquia para conquistar leads e fazer toda a manutenção das atividades diárias”, conta ela.

Como todo processo requer melhorias e adaptações para cada situação, o meu caso não foi diferente!

Tive uma mentoria particular com a co-fundadora, Carolinne Coutinho, na qual trabalhamos o atendimento para conseguir fechar novos alunos e orientações para novas ações de marketing”, explica ela.

De acordo com Lilian, a mentoria fez toda diferença, pois ela percebeu que não bastava apenas fazer o investimento nas divulgações, era preciso trabalhar todas essas frentes antes, durante e depois.

Aos poucos tenho crescido no negócio. É um processo de constante melhoria, que leva tempo, requer paciência e dedicação diária para ver resultados reais, mas vale muito a pena ter a satisfação da conquista.

É muito bom saber que adquirimos uma franquia que se importa com a nossa produtividade e com a qualidade do serviço que prestamos aos clientes”, destaca ela.

Para Thiago Borges, franqueado da Gigatron em Araguari (MG), o sucesso para conversão de clientes em torno de 90% só foi possível após um verdadeiro processo de parceria e orientação da franqueadora.

Após reuniões com o diretor comercial da Gigatron Franchising tivemos alguns insights para melhorar nossas conversões”, explica.

A primeira foi oferecer inicialmente o serviço ShopGiga para os clientes conseguirem vender online, o que está sendo uma tendência hoje no mercado”, acredita ele.

A segunda ação foi propor um período de utilização do software gratuito, onde assim que o cliente começava a usar, e vendo que o sistema atendia suas expectativas, dificilmente ele não iria dar continuidade.

Com isso, tivemos uma margem de 90% de conversão dos clientes durante a negociação.

A terceira ação foi sermos mais próximos dos clientes e levar mais segurança.

Criar uma proximidade nos ajudou na retomada com várias empresas”, conta Borges.


 

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