Onde abrir uma franquia? Veja o ranking com 30 cidades de destaque
30/10/2019
Se você não sabe onde abrir uma franquia, e quer investir, é muito importante ficar atento às movimentações do franchising na região onde quer empreender.
Isso vai te ajudar a entender como andam as demandas na sua região e como outros empresários estão explorando essas oportunidades de negócios.
Uma forma de compreender o setor é por meio de estudos sobre as franquias, como o divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que identifica os 30 municípios de destaque no franchising em quatro quesitos:
Crescimento no número de unidades de franquias;
Maior variação no número de unidades de franquia entre as 30 cidades listadas no ranking;
Crescimento em número de redes de franquias atuando nestes municípios;
Maior variação no número de redes entre os 30 municípios listados no ranking.
O estudo compara o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado e chegou a conclusões interessantes.
Uma delas foi o intenso crescimento de redes em cidades fora do eixo Rio-São Paulo, a chamada interiorização.
Para o presidente da ABF, André Friedheim, o estudo mostra uma maior capilaridade das redes de franquias em todas as regiões do Brasil.
“Além da vocação natural das marcas por expandir, há uma conjunção de fatores que estimulam a ampliação dessa capilaridade, entre eles eu destaco: as redes buscam novos mercados internos também como estratégia para manter sua rentabilidade; para explorar melhor o nosso país, que tem dimensões continentais, e pelo fato de que há uma demanda por produtos e serviços de marcas conhecidas por todo o País”, explica Friedheim.
Unidades franqueadas crescem 20% em Cuiabá
Sem dúvidas, um dos destaques da lista da ABF é Cuiabá, capital do Mato Grosso.
O município saltou do 29º para o 1º lugar no ranking dos 30 municípios com maior variação nesse quesito.
O aumento registrado foi de 20% de crescimento, maior percentual no grupo pesquisado!
Os segmentos que mais se destacaram na região foram:
Limpeza e Conservação (44%),
Moda (40%),
Comunicação, Informática e Eletrônicos (40%).
O município também subiu quatro posições no quadro geral de unidades, passando de 534 para 642 operações abertas.
Segundo o IBGE a capital mato-grossense tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes e registrou um PIB per capita de R$ 37.930 em 2016, 24% a mais do que a média nacional.
Teresina também é destaque
Teresina, no Piauí, é a segunda das duas capitais que subiram de posição no ranking das 30 maiores cidades em operações de franquias.
A capital piauiense, na Região Nordeste, avançou 3 posições, do 27º para o 24º lugar.
Já na lista das cidades com maior variação nesse item, Teresina subiu ainda mais, saltando da 27ª para a 6ª colocação.
Os segmentos que responderam por 61% da variação positiva da capital nordestina em unidades foram:
Comunicação, Informática e Eletrônicos (138%),
Serviços e Outros Negócios (33%),
Limpeza e Conservação (15%),
Moda (12%).
Outras conclusões
O levantamento também trouxe outros dados interessantes:
Dos 30 maiores municípios em unidades, 36,7% deles não são capitais.
Entre eles, os que subiram de posição nesse quesito foram: na Grande São Paulo:
Guarulhos, de 15º para 14º lugar;
São Bernardo do Campo, de 17º para 16º;
Santo André, de 19º para 18º.
O quarto município em destaque foi São José do Rio Preto, no interior do Estado, da 24ª para a 22ª posição.
Já as cidades que, além de Cuiabá, apresentaram maior variação em unidades no período analisado foram:
Santo André (17%) e Sorocaba (14%), no estado de São Paulo;
Londrina (13%), no Paraná;
São José do Rio Preto, São Paulo (13%).
As capitais do Nordeste de maior destaque em número de unidades foram, respectivamente, Salvador (BA), em 6º lugar, Fortaleza (CE), 9º, e Recife (PE), em 10º.
Dentre os 30 municípios brasileiros com maior número de marcas de franquias presentes, 17 são capitais (56,7%) e dentre estas, 33% são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Porém, duas cidades, não capitais, estrearam no ranking das Top 30 nesse quesito: Londrina, no interior do Paraná, e Santos, no litoral paulista.
As cidades com maior crescimento em número de marcas no primeiro semestre de 2019 foram Guarulhos (SP) e Londrina (PR).
A maior variação registrada entre as cidades em número de marcas em operação nos semestres pesquisados foram: Guarulhos (SP), Londrina e a capital paranaense Curitiba, São Paulo, capital e, por fim, Goiânia, capital do estado de Goiás.
Já cinco capitais fora do eixo Sul – Sudeste apareceram nas 10 primeiras colocações. São elas a capital federal Brasília (DF) e Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Para Marcelo Maia, diretor executivo da ABF,
“os dados reafirmam a força do franchising e que há um enorme mercado a ser explorado pelas redes de franquias Brasil afora, com novos modelos de negócios, adaptados regionalmente, inclusive, e para todo perfil de investidor”.
Confira o ranking dos municípios com maior crescimento em número de UNIDADES*:
2019
2018
Município
1º sem 2018
1º sem 2019
Variação
1º
29º
Cuiabá
534
642
20%
2º
19º
Santo André
662
777
17%
3º
28º
Sorocaba
555
630
14%
4º
30º
Londrina
529
600
13%
5º
24º
São José do Rio Preto
602
678
13%
6º
27º
Teresina
572
644
13%
7º
21º
São José dos Campos
640
719
12%
8º
15º
Guarulhos
730
820
12%
9º
4º
Belo Horizonte
2115
2371
12%
10º
12º
Manaus
788
882
12%
11º
11º
Goiânia
1294
1448
12%
12º
20º
Niterói
653
730
12%
13º
3º
Brasília
2294
2554
11%
14º
1º
São Paulo
11610
12914
11%
15º
5º
Curitiba
1848
2055
11%
16º
17º
São Bernardo do Campo
715
794
11%
17º
14º
São Luís
734
808
10%
18º
8º
Porto Alegre
1430
1570
10%
19º
2º
Rio de Janeiro
6002
6586
10%
20º
18º
Florianópolis
690
754
9%
21º
13º
Belém
781
853
9%
22º
6º
Salvador
1655
1801
9%
23º
16º
Ribeirão Preto
715
778
9%
24º
7º
Campinas
1509
1641
9%
25º
25º
Uberlândia
590
636
8%
26º
9º
Fortaleza
1370
1473
8%
27º
22º
Campo Grande
617
662
7%
28º
10º
Recife
1359
1457
7%
29º
26º
Maceió
578
619
7%
30º
23º
Natal
604
638
6%
Confira o ranking dos municípios com maior crescimento em número de MARCAS*:
2019
2018
Município
1º sem 2018
1º sem 2019
Variação
1º
25º
Guarulhos
277
324
17%
2º
33º
Londrina
259
302
17%
3º
5º
Curitiba
457
532
16%
4º
1º
São Paulo
813
936
15%
5º
9º
Goiânia
390
446
14%
6º
2º
Rio de Janeiro
616
702
14%
7º
32º
Santos
264
300
14%
8º
11º
Porto Alegre
348
392
13%
9º
18º
Florianópolis
292
328
12%
10º
17º
Jundiaí
301
338
12%
11º
15º
São Bernardo do Campo
310
348
12%
12º
13º
Santo André
328
367
12%
13º
20º
São José do Rio Preto
284
317
12%
14º
3º
Campinas
488
544
11%
15º
14º
São José dos Campos
315
351
11%
16º
26º
Niterói
274
305
11%
17º
28º
Belém
271
301
11%
18º
6º
Belo Horizonte
436
484
11%
19º
22º
Campo Grande
282
313
11%
20º
12º
Ribeirão Preto
342
379
11%
21º
7º
Recife
409
453
11%
22º
21º
Sorocaba
283
313
11%
23º
29º
Manaus
269
297
10%
24º
16º
São Luís
303
334
10%
25º
4º
Brasília
476
523
10%
26º
24º
Uberlândia
280
307
10%
27º
10º
Fortaleza
367
402
10%
28º
23º
Vitória
281
307
9%
29º
8º
Salvador
402
436
8%
30º
19º
Natal
291
306
5%
* considerando as 30 maiores cidades
Agora que você já sabe o potencial das franquias na sua cidade, veja uma lista de opções incríveis:
Onde abrir uma franquia Odontoclinic?
A Odontoclinic começou no bairro de Santana em SP em 1997, em torno do sonho de transformar a odontologia no país, proporcionando a todos a chance de voltar a sorrir e reconquistar a confiança.
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
O esforço do Bob`s nos últimos anos tem sido premiado, conquistando pelo 13º ano consecutivo o Selo de Qualidade ABF – Associação Brasileira de FRANCHISING. Conquistam o referido Selo as empresas franqueadoras que são aprovadas por seus franqueados nos mais diversos fatores, averiguados por um instituto de pesquisa independente contratado pela ABF.
A Le biscuit foi criada em 1968, em Feira de Santana, sendo a primeira rede de variedades da Bahia. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação.
Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. A metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade são os fatores que mais contribuíram para a consolidação do sucesso da franquia CCAA.
A franquia GRAND CRU® irá desempenhar a função comercial varejista dos produtos distribuídos pela GRAND CRU IMPORTADORA LTDA, como vinhos, grapas, espumantes, champanhe e outros produtos derivados.
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país. Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso.
A franquiaAlphaGraphics, com 49 anos no mercado gráfico, com mais de 270 unidades em 6 países, tem como missão ir além do útil e chegar ao indispensável.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Empresa do grupo Acerte Franchising que já está no segmento de limpeza há mais de 15 anos, a Prima Clean é uma rede de lavanderias self-service que vem oferecer uma nova oportunidade de franquia no mercado de lavanderias.
Oferecer carne de primeira em ambientes informais sempre foi a proposta do Mania de Churrasco ! PRIME STEAK HOUSE, desde sua fundação. O conceito da marca – que une praticidade e qualidade – é um sucesso.
Com a responsabilidade de ser referência no mercado, a Rede Casa do Construtor se permite ter ao seu lado parceiros que também advogam os mesmos princípios. É este o perfil dos nossos franqueados, dos nossos fornecedores, todos consagrados em seus segmentos.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
Fundado em 1987 por um médico, a franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira – já que hoje a obesidade e seus malefícios são considerados uma epidemia mundial – proporcionando aos nossos pacientes mais saúde e melhora de sua auto-estima.
É a primeira rede de idiomas do Brasil a utilizar a tecnologia das TVs interativas em todas as unidades. O material didático da Rockfeller foi desenvolvido para explorar ao máximo esta ferramenta inovadora que incrementa a dinâmica das aulas, mantém a atenção e aumenta a interatividade entre os alunos.
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de cuidadores de pessoas.
A franquia Sóbrancelhas é uma empresa especializada na “produção do olhar”. Foi fundada pela esteticista Luzia Costa que, com mais de 13 anos de experiência, desenvolveu uma visão empreendedora e percebeu a necessidade do mercado no setor de estética e beleza, voltado para o serviço personalizado para sobrancelhas.
Desde sua fundação em 2012, a Fast Açaí experimenta um crescimento sustentável da marca, alcançando o patamar de Franquia em 2013. Com nosso sucesso, hoje somos a maior rede de franquias de açaí do Brasil, contamos com indústria própria e profissionais capacitados, mais de 140 unidades em 12 estados do Brasil.
O Lebonton é um restaurante que celebra a diversidade, a simplicidade e o sabor da culinária francesa e valoriza a qualidade de ingredientes naturais – verduras, legumes – e cortes tradicionais.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
A School of Rock foi fundada em 1998 na Filadélfia, por Paul Green. A sua trajetória como professor, que incluiu abandonar os métodos convencionais de ensino musical para crianças para dar foco na prática e na performance de palco, inspirou o filme, seriado e musical “School of Rock”.
A Padaria Pet é uma rede franqueadora que comercializa produtos de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. O negócio possui cinco unidades em operação e planeja alcançar 80 franqueados em 2018. Em seu modelo de microfranquia, chamado DOG Shop, o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede.
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em Recife (PE), São Paulo (SP) e João Pessoa (PB), e mais de 1.900 franqueados espalhados por todo o Brasil.
Franquia IEV – Instituto de Especialização em Vendas
O Instituto de Especialização em Vendas – IEV oferece cursos online na área de vendas (especialização em vendas, gestão de equipes comerciais e turbine suas vendas-, além de realizar congressos e palestras. Fundada em junho de 2014, a rede tem hoje 50 unidades franqueadas e exige um investimento inicial de R$ 17 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro).
A Limpeza com Zelo é uma empresa de serviços de limpeza residencial, que foi criada pelos diretores da maior franquia de limpeza comercial do mundo, a JAN-PRO. A empresa Limpeza com Zelo é amplamente reconhecida pelo compromisso de servir nossos clientes, mantendo-se amigável ao meio ambiente. O crescimento da nossa rede é um reflexo do diferencial que oferecemos e que nos torna cada vez mais inovadores e experientes na estrutura de suporte aos nossos franqueados.
A franquia RHF, com matriz em Curitiba, Paraná, é uma empresa com um novo conceito de mercado de trabalho on-line, oferecendo um portal de Recursos Humanos como oportunidade de negócio próprio e com possibilidade de retorno financeiro imediato e diário. Os inúmeros serviços oferecidos, com total infra-estrutura de apoio do franqueador, possibilitam ao franqueado trabalhar em sua própria casa. Esta tendência de Home Office é cada vez mais utilizada em função da redução significativa de custos.
Potencialize o capital humano da sua empresa. Somos a primeira empresa a oferecer serviços de treinamento e coaching no Brasil. Oferecemos soluções projetadas para aumentar sua lucratividade, maximizar sua produtividade, multiplicar suas vendas e potencializar seu líderes. Muitas empresas já foram beneficiadas, falta a sua! Saiba o que podemos fazer por você.