A jornada de empreendedorismo traz desafios e uma série de conquistas para investidores no Brasil, o que movimenta a economia de uma forma importante.
Todo empresário precisa estar bem preparado para qualquer situação inusitada, mas para quem atua no sistema de franquias há uma diferença nessa caminhada porque existe o apoio do franqueador com mais segurança na operação das lojas e uma expertise para a gestão do negócio.
Essas características do sistema de franchising têm impulsionado um movimento cada vez mais crescente: empresários multifranqueados, que têm dado um passo a mais na jornada de empreendedor e esse formato tem ganhado cada vez mais destaque nos negócios.
De acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre esse tema, esse tipo de empreendimento vem crescendo, passando de 74,5% multifranqueados em 2018 para 82% em 2019.
Ser multifranqueado ajuda a multiplicar ganhos e reduzir custos para a empresa, traz mais conhecimento de mercado e amplia a área de atuação do empreendedor.
Cada vez mais, franqueados e franqueadores têm estreitado parcerias nesse sentido.
De acordo com Andréa Oricchio, advogada especializada em franquias, isso acontece porque ambos os lados têm vantagens ao trabalhar juntos: um multifranqueado tem mais capital envolvido, é mais comprometido com a marca, passa a ser também um investidor e ajuda no crescimento da marca, reduzindo os esforços do franqueador em prospecção de novos franqueados.
Na opinião de Jolite Maria Tevisan Reolon, multifranqueada da Happy, com unidades em São José dos Campos (SP) e outra em Florianópolis (SC), ao dar um passo a mais na jornada de empreendedora e se tornar uma multifranqueada, o que a motivou foi acreditar o negócio.
“O que motivou a mim e meu marido a abrirmos a nossa segunda unidade foi por acreditar no propósito da Happy, por focar no desenvolvimento de pessoas e ensinar competências.
A gente entende que desde que a base seja estruturada e bem orientada, a gente consegue ter grandes produtos e cidadãos ou grandes pensadores do futuro, e isso é muito gratificante para nós, por estar passando esse conhecimento às pessoas”, conta ela.
Para quem pretende dar um passo semelhante, a empreendedora conta que é importante analisar o cenário e o mercado.
“Ao ter mais de uma unidade, você ganha em potencial pela amplitude do negócio e pela estrutura do quadro de funcionários.
A partir do momento que você adquire uma segunda unidade, você tem mais segurança por entender como o mercado se posiciona, e se sente mais confiante e preparado por ter vivido uma experiência da primeira unidade”, ressalta Jolite Maria.
Outra característica importante para ser bem-sucedido como multifranqueado é se organizar para fazer a gestão das unidades. Essa é a opinião de Keilla Notário Rangel de Aquino, que atua com marcas como Minds Idiomas, Hope e AnaCapri.
“Há 10 anos, me tornei multifranqueada porque aqui onde moro, Porto Velho-RO, tem um tamanho bom pra ter franquia, é capital, tem mais de 540 mil habitantes, Mas entendi no início que não comportaria mais de uma unidade de uma mesma franquia.
Com minha sócia, entendemos que uma loja só seria pouco. Hoje possuo 6 empresas de 3 franqueadoras, sendo duas lojas da mesma marca na mesma cidade”, conta ela.
Segundo ela, para ter várias marcas, é preciso dividir bem o trabalho, as funções e o apoio da franqueadora.
“Quem deseja se tornar um multifranqueado(a), aconselho a escolher bem as marcas, uma rede séria, com respaldo e que tenha uma praticidade que não precise, necessariamente, da sua presença todos os dias na unidade.
Assim, vai conseguir gerenciar melhor o negócio, independente da quantidade de unidades e de marcas”, afirma Keilla.
Na experiência de Nayara Rocha, que abriu sua primeira microfranquia da IP School – Inglês Particular em fevereiro de 2021, e mais uma unidade em Jundiaí (SP) em outubro de 2021, houve muitos desafios nos primeiros meses ao se tornar multifranqueada, mas foi possível superar com muito trabalho.
“Tornei-me multifranqueada porque Jundiaí é uma região com um polo comercial e industrial muito grande e por isso, ali, vi a oportunidade de abrir mais uma unidade.
Eu me senti bastante desafiada nos primeiros meses, com a nova atividade.
Mas, recebi todo o apoio da franqueadora e aprendi como o negócio funciona.
Quando surgiu a oportunidade da segunda unidade franqueada, eu não pensei duas vezes: aceitei a proposta da franqueadora e já estou há quase um ano operando ambas as localidades”, conta ela.
“Uma dica para as pessoas que pretendem ser multifranqueadas: tenham planejamento. Planejamento financeiro e uma boa administração é a base para qualquer negócio”, acrescenta Nayara.
Já Karina Gonçalo Pereira, que foi a primeira franqueada da Le Briju de acessórios de Moda, e tem 11 lojas em shoppings da capital paulista, São Caetano do Sul (SP) e Manaus (AM), acredita que é muito importante se preparar e pesquisar sobre o mercado para investir.
“As demais lojas da marca estavam performando bem e senti confiança no franqueador, assim decidi ser a primeira franqueada da marca.
O resultado da primeira loja em São Caetano do Sul foi muito positivo e estávamos muito satisfeitos.
Assim, optamos pela segunda franquia.
Em julho de 2022, assumi a loja do Shopping Anália Franco, na capital paulista, um repasse de loja própria, que a franqueadora geria com sucesso”, conta.
A multifranqueada acredita que outras lojas virão nos próximos anos.
“Para quem deseja abrir mais uma unidade, minha dica é acreditar.
Fazer pesquisa de mercado e não desistir na primeira dificuldade”, finaliza Karina.
Outro empreendedor que apostou em avançar na sua jornada e se tornar multifranqueado, Gerson Valieri, Multifranqueado de 7 unidades da Sóbrancelhas, (2 em São Paulo, 1 em Campinas, 1 em Sumaré, 1 em Limeira, 1, em São Carlos e 1, em Ribeirão Preto) defende que é fundamental acreditar na marca.
“Desde que investimos na franquia da Sóbrancelhas, em março de 2019, identificamos na marca uma oportunidade de crescimento.
Em 2020, negociamos e conseguimos saltar de 2 para 7 lojas da Sóbrancelhas. Investimos nesse segmento por conhecer a credibilidade da marca.
E para quem pretende se tornar um multifranqueado, cito a principal dica: ‘é preciso acreditar na marca e no negócio para ter as melhores conquistas’”, explica ele.
Além disso, é importante manter-se atualizado na administração do seu negócio.
“Ter uma gestão focada em mais de uma loja gera não somente um lucro maior, como oportunidades de crescimento para os colaboradores e à gestão de estoque”, ressalta Gerson Valieri.
Em busca de crescimento, o empreendedor Diogo Ramin, multifranqueado do Cebrac (com unidades em Apucarana- PR, Joinville, Chapecó e Lages – SC, Rondonópolis- MT e Rio Verde -GO), apostou no trabalho conjunto com sócios e muita dedicação.
“Minha relação com o Cebrac já existia por termos negócios em conjunto, no qual cada sócio resolveu se unir para obter mais crescimento.
Além disso, já tínhamos expertise na área e boas praças em Santa Catarina, e com o conhecimento e especialidade de cada um, unimos o útil ao agradável”, afirma.
“Para quem pretende se tornar multifranqueado e ter sucesso, o empreendedor precisa ter como: perfil comercial, conhecimento sobre o negócio e proatividade”, aconselha Diogo Ramin.
Veja agora algumas oportunidades de negócios:
Jornada de empreendedor — Mulheres Habilitadas
Somos um centro de treinamento e desenvolvimento para mulheres habilitadas que não dirigem, seja por medo, insegurança ou falta de prática! SAIBA MAIS
Franquia Banana Food
Franquia Banana Food, a primeira franquia de fast food de alimentação saudável.
Temos o modelo de negócio slim e standard, um deles é para você. SAIBA MAIS
Franquias de lavanderias — Dryclean USA
A DryClean USA é uma das maiores e mais modernas redes de lavanderia do mundo, que trouxe para o Brasil um conceito inovador, pois além de lavanderia oferecemos consertos em roupas e calçados. SAIBA MAIS
Jornada do empreendedor — Amazon Spa
Revenda banheiras, piscinas, spas e ofurôs. Não perca mais tempo, entre em contato conosco e receba nossa apresentação de negócio. SAIBA MAIS.
Franquia Bela Russa
A primeira rede de estúdios do Brasil especializada no método russo original. Sem alicate e sem alongamento. SAIBA MAIS
Franquia Café Cultura
Cafés especiais, boa comida, ambiente aconchegante e constante inovação: esses são os ingredientes que consagraram o Café Cultura ao longo dos últimos anos. SAIBA MAIS
Franquia S.A Casa do Sushi
A franquia apresenta um novo conceito em Rodízio de Sushi e um modelo de negócio que tem seu formato largamente testado e aprovado promovendo melhorias contínuas. SAIBA MAIS
Franquia de educação financeira — DSOP
Rede de escolas dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da Metodologia DSOP.
Ensinamos pessoas a conquistarem autonomia financeira para a realização de seus sonhos. SAIBA MAIS
Franquia Diolaser
A Diolaser é um centro internacional de depilação a laser e estética.
Oferecemos todo o suporte para que você mesmo sem experiência na área possa se tornar um empreendedor de sucesso! SAIBA MAIS
Franquia V4 Company
A V4 é uma Assessoria de Marketing que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. SAIBA MAIS
Jornada de empreendedor — Empório Fadas Magrinhas
Rede de franquias que comercializa uma alimentação saudável e atende a todos os tipos de dietas.
Proporcionamos uma experiência lúdica, divertida e saborosa. SAIBA MAIS
Franquia Space W
SpaceW é uma consultoria proporciona serviços que reduzem custos, aumentam receita, garantem segurança e competitividade no ambiente empresarial, visando o desenvolvimento sustentável do mercado, focado no empreendedorismo feminino. SAIBA MAIS
Franquia HCC Energia Solar
Franquias de comercialização, planejamento e execução de projetos relacionados ao Sistema de Geração Fotovoltaica de diferentes potências. SAIBA MAIS
Jornada de empreendedor — Apaixonados por 4 Patas
Uma das maiores redes de clínicas veterinárias populares do País , a Clinica Veterinária Apaixonados por Quatro Patas oferece atendimento de qualidade e o melhor custo benefício. SAIBA MAIS
Franquia Bonasecco
A BonaSecco é uma marca nacional, cujas bases são originárias da Itália, onde estão os principais fornecedores de equipamentos de lavanderia para diversos países. Saiba mais
Franquia Ragazzo
Um modelo de negócio testado e aprovado. O Ragazzo é uma rede de alimentação fast food com opções de investimento de quiosques e lojas. A marca faz parte do grupo Habib’s. SAIBA MAIS
Franquias Evydhence Perícia
O ramo de vistoria automotiva está em plena expansão no Brasil e ainda temos um horizonte para novos serviços e outros tipos de clientes que certamente virão. SAIBA MAIS
Jornada do empreendedor — CVC Brasil
Faça parte deste time e conte com a força da CVC, marca consolidada no mercado nacional de turismo e franquias. SAIBA MAIS
Franquia Mormaii Fitness
A Studio Mormaii tem uma metodologia própria e exclusiva de treinamento, uma marca consagrada e ações para captação de alunos. Saiba mais
Jornada de empreendedor — Guia-se
Agência de marketing digital home based.
Nossos franqueados comercializam serviços de marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet. SAIBA MAIS
Óticas Ferri
Rede de franquias de óticas com mais de 20 anos de mercado. A marca trabalha sempre com os últimos lançamentos em lentes e armações para óculos, com atendimento diferenciado. SAIBA MAIS
Franquia Casa de Bolos
A Casa de Bolos nasceu na cidade de Ribeirão Preto no início do ano de 2010, uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade. SAIBA MAIS
Franquia Virtuosa Clínica Estética
A Virtuosa é uma clínica estética nascida na cidade de Joinville.
Com os ótimos resultados atingidos, a Virtuosa decidiu iniciar seu programa de franchising. SAIBA MAIS
Franquias lojas de rua — Lopes
Somos a maior franquia de imóveis da América Latina e oferecemos aos nossos franqueados oportunidades de negócios únicas, com maior atratividade e capilaridade no mercado imobiliário. SAIBA MAIS
Franquias de farmácias — Farmatotal
A Farmatotal nasceu com a escolha de ser a melhor rede de farmácias. Nosso principal objetivo é agregar valor ao ponto de vendas, transformando farmácias em empresas altamente competitivas. SAIBA MAIS
Franquia Studio Velocity
Invista na primeira e maior rede de studios de bike indoor do Brasil. Um negócio de grande sucesso, seja você o próximo franqueado da rede. SAIBA MAIS
Franquia Kookabu
Rede de lojas de roupas que oferece desde o enxoval do seu bebê, passando pelos picos de desenvolvimento dos pequenos até a renovação das suas vestimentas durante a fase juvenil. Um negócio inovador, sustentável e acolhedor. SAIBA MAIS
Franquia Biju da Chica
Você que sonha em ter seu próprio negócio, venha ser um franqueado Biju da Chica, rede de franquias de bijuterias e acessórios.
Há 10 anos no mercado, com muita credibilidade e franquias por todo Brasil, venha crescer conosco. SAIBA MAIS
Veja também: