Franquias de sorvete um mercado quente para abrir um negócio
Franquias de sorvete um mercado quente para abrir um negócio

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquias de sorvete

18 Franquias de sorvete, um mercado quente para abrir um negócio

05/01/2024

O Brasil tem um clima tropical, e esse calor todo faz com que franquias de sorvete sejam vistas como uma ótima oportunidade para empreender.

A maior parte das nossas cidades estão localizadas em regiões com temperaturas médias ou altas, principalmente durante a primavera e o verão.

Uma das formas que as pessoas encontram para amenizar esse calor é consumir produtos frios e gelados como açaí, milk-shake, sorvete e outras sobremesas.

O bom é que o mercado cresceu, e mesmo em dias mais frios e no inverno, o brasileiro continua consumindo esses produtos, porque virou um hábito alimentar.

 

Como funciona o mercado de sorvete?

Ter uma franquia voltada à produtos ou serviços que se amparam no calor para obter lucratividade é bastante oportuno.

Porém, por se tratar de um negócio sazonal, é de extrema relevância que o empreendedor se atente a alguns cuidados, principalmente àqueles para manter o nível de rentabilidade também durante as épocas frias do ano.

  1. A primeira e imprescindível recomendação é preparar os seus funcionários para trabalharem com um produto sazonal.
    Se o negócio vê sua demanda crescer muito durante o verão, durante as outras estações aproveite para treinar sua equipe para ter todas as informações passíveis de questionamento por parte dos clientes.
  2. Outra dica importante é traçar um planejamento anual para o fluxo de caixa.
    A sazonalidade fará com que em alguns meses o negócio tenha menos dinheiro fluindo que em outros.
    Por isso, equilibre o orçamento para que não haja maiores gastos durante os meses de fluxo intenso, pois é justamente nesse período em que muitas empresas geram desequilíbrio em suas contas.
  3. Uma alternativa interessante pode ser a criação de campanhas ou a inserção de novos produtos durante os meses de menor demanda de clientes.
    Um exemplo bacana é uma sorveteria comercializar cafés especiais, bolos, e outros produtos durante o inverno.
    Ou seja, você estará encaixando um produto sazonal justamente no período em que seu negócio costuma estar mais tranquilo, criando assim uma receita adicional que pode ser importante no caixa.

Se quiser mais informações sobre negócios sazonais, consulte a cartilha do Sebrae sobre dicas para empreendimentos focados em uma determinada época do ano ou, ainda, em algum evento.

 

Dados do setor de sorvetes

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), enquanto em 2003 foram consumidos 685 milhões de litros do produto no Brasil, em 2016 esse número saltou para 1,1 bilhão.

Naquele ano, todo o faturamento do setor ultrapassou a cifra de R$ 12 bilhões, também segundo a associação.

Nos últimos 15 anos, portanto, o consumo cresceu  pelo menos 400 milhões de litros anuais.

E há mais espaço para crescer.

Um levantamento da Abis mostra que a Nova Zelândia é o País que mais consome sorvete no mundo: 28,3 litros por pessoa ao ano.

Nos Estados Unidos, são 20,8 litros.

No Brasil, que tem clima mais quente, a média por pessoa é de 5,4 litros por ano.

As franquias de sorvete estão inseridas no segmento de Alimentação.

Os dados de 2021, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que existem mais de 2.700 redes de franquias, mais de 160 mil unidades franqueadas e um faturamento que ultrapassou a casa do 186 bilhões de reais.

 

Dicas para investir em uma franquia de sorvete

Como franqueado do segmento de Alimentação, o papel do investidor à frente do negócio poderá se desenvolver na gestão de recursos, na prospecção de clientes e até na melhoria contínua do seu produto (em parceria com a rede franqueadora).

Por isso, é importante o gestor estar atento e envolvido em todo o projeto, como explica o expert em franchising e CEO da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira.

“Questões simples como um bom atendimento e um bom ambiente ou, então, um bom processo de entrega do produto, por exemplo, podem aproximar ou afastar os clientes.

O franqueado deve, ainda, colocar tudo na ponta do lápis, pois ás vezes aquela porção farta, que é um diferencial do negócio, pode fazer o cliente retornar”.

Se tudo sair como planejado, é bem possível que os resultados animem o investidor.

Franquias de alimentação, na avaliação do consultor, podem render bons ganhos para quem empreende e até fazer o investidor mudar seu padrão de vida.

“Grandes empreendedores mudaram suas vidas e também de muitos outros por meio dos negócios relacionados à alimentação.”

Veja uma lista de franquias de sorvetes associadas:

Franquia Chiquinho Sorvetes

Em 2010, já com 80 lojas, entramos para o segmento de franchising e ganhamos o Brasil com nossos produtos e plano de negócio promissor. Nasceu então a CHQ Companhia de Franchising, empresa criada para gerir a marca Chiquinho Sorvetes.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Franquias de sorveteria — Ice Creamy

Os sorvetes Ice Creamy são receitas exclusivas feitas artesanalmente com matérias-primas importadas, muito carinho, sabor inigualável e diferente de tudo que você já experimentou.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Franquias de sorvetes — IceMellow

A franquia IceMellow atende a todos os perfis de clientes, de todos os grupos econômicos e faixas etárias. Trata-se essencialmente de uma operação especialista em sorvetes com grande variedade de opções de produtos e interatividade com os clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ICEMELLOW

 

Franquia Mr. Mix Milk Shakes

A Mister Mix é a primeira rede de franquias especializada em milk shakes do Brasil.

Há mais de 10 anos no mercado, prezamos pela qualidade, dos nossos produtos e do atendimento aos nossos franqueados, que recebem um suporte diferenciado em todas as fases do negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR MIX MILK SHAKES

 

Franquia de sorvete — Oggi Sorvetes

Oggi Sorvetes está há mais de 10 anos atuamos com excelência no mercado de sorvetes atendendo com qualidade mais de 4 mil pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Isso nos proporcionou uma base sólida para desenvolvermos um novo modelo de negócio para mercado de franquias.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OGGI SORVETES

 

Franquia Yoggi

Destaque no segmento de frozen yogurt e sobremesas sem corantes artificiais, conservantes e aromatizantes, o Yoggi se consolidou como destino para quem procura produtos verdadeiros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YOGGI

 

Franquias de sorveteria – Cuordicrema

Além dos gelatos, você pode saborear ainda uma grande variedade de bolos, tortas, petit gateau, milk-shakes de gelato, além de bebidas quentes, como chocolates e cafés especiais, tornando a experiência com a marca ainda mais completa e aconchegante.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CUORDICREMA

 

Franquia Dona Nuvem

A rede de franquias Dona Nuvem nasce com a ideia de proporcionar uma experiência divertida e gostosa, com sorvetes e produtos sem a mesmice de sempre, fora do lugar comum.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DONA NUVEM

 

Franquias de sorvete – Flamy Doces e Delícias

A Delícias Flamy já se iniciou com pontos positivos, pois com a qualidade de seus produtos, conseguiu adquirir clientes fiéis e os resultados, estavam estampados no rosto de cada cliente ao provar uma delícia Flamy.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLAMY DOCES E DELÍCIAS

 

Franquia Freddo

Em 1969, A Freddo abriu as portas de sua primeira loja no requintado bairro da Recoleta, na cidade de Buenos Aires. foi assim que começou a história da sorveteria com o sorvete artesanal mais delicioso da Argentina.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FREDDO

 

Franquia de sorvete – Los Paleteros

Comércio de Paletas – picolés especiais com ingredientes únicos, como recheios cremosos, frutas de verdade, entre outros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOS PALETEROS

 

Franquia Sorvete Itália

Com um projeto de loja simples e moderno, a franquia Sorvete Itália oferece uma ótima oportunidade de investimento com assessoria completa desde a escolha do ponto, análise de viabilidade econômico-financeira até a plena operação da sorveteria.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SORVETE ITÁLIA

 

Franquia de sorvetes – Rochinha

A “Praça Rochinha” — modelo de negócio em franquia da Sorvetes Rochinha — é um projeto de franquia atual com amplo aproveitamento e fácil implementação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SORVETES ROCHINHA

 

Franquias de sorvete — Unny Milk Shakes

A UNNY Milk Shakes tem o compromisso de oferecer produtos de ótima qualidade, serviços diferenciados, eficientes e inovadores, sempre valorizando as pessoas envolvidas em todo o processo produtivo, que vai desde a aquisição de matérias primas até o pós venda com seus consumidores.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UNNY MILK SHAKES

 

Franquias de sorveterias — Stonia Ice

A Stonia nasceu em 2016 e conta com mais de 20 franquias na regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste.

É conhecida pelos produtos de qualidade e sabores autênticos, além do ambiente conceitual que atende tanto lojas de rua como de shoppings. SAIBA MAIS

 

Franquia Nhô Sorvetes

A tradicional sorveteria Nhô Sorvetes de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, acaba de entrar no segmento de franchising e oferece quatros formatos de negócio Loja (Interna e Externa) – Quiosque (Interno e Externo).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NHÔ SORVETES

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: