Vale também ressaltar que as franquias de docerias fazem parte do segmento de Alimentação, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), faturou R$ 48,399 bilhões em 2019.
O que é preciso para investir em franquias de docerias?
Independente do segmento, um dos segredos para um negócio ter sucesso é a dedicação do empreendedor.
Errado está quem acredita que, ao investir no próprio negócio, irá ficar parado dando ordens.
Muito pelo contrário: o dia a dia envolve diversas atividades, que vão desde atuar no caixa e atender clientes até preparar os doces (quando for o caso).
Então, em primeiro lugar, para investir em uma franquia de doceria é importante ter afinidade com o segmento.
Dessa forma, fica bem mais fácil se dedicar e conseguir os resultados esperados.
Valéria Verdi, fundadora e diretora da Torteria Haguanaboka, destaca que um bom franqueado é aquele que tem afinidade com o ramo alimentício e é participativo.
“É aquela pessoa que se preocupa em manter os padrões, mas também em fazer com que as coisas aconteçam.
Que está sempre em busca de desenvolvimento e em que não se limita a fazer apenas o básico, mas sim, em fazer sempre o melhor”, destaca Valéria.
Na hora de começar um novo negócio, um dos pontos mais importantes é o estudo para identificar se a franquia de doceria é, de fato, uma boa opção para a região em que você deseja atuar.
Identificar a concorrência e se há público para o seu negócio é fundamental para garantir que seu negócio terá ou não desenvolvimento saudável.
Rosane Cavalcanti de Melo Andrade tem 41 anos e é franqueada da Casa de Bolos.
Ela conta que sempre trabalhou no setor de turismo, mas, em um determinado momento, decidiu abrir o seu próprio negócio.
Um dos motivos dela investir nesta franquia de doceria foi a novidade que ela levaria para a região onde pretendia atuar.
“Investi em uma franquia de doceria porque gostei muito da linha de produtos da rede, desde os bolos artesanais, até o Bolo Caseiro no Pote, que foi uma novidade no comércio local.
Assim, vi que eram produtos que não tinham concorrentes diretos, o que me deu uma certa vantagem”, destaca Rosane.
A franqueadora a ajudou a decidir qual seria o melhor ponto para atuação.
“De início não acreditava muito que a localização seria boa.
Mas, depois de estudar melhor e ver que a região, predominantemente residencial, estava em pleno crescimento, decidi pela compra do imóvel e não pela locação”, explica Rosane.
A franqueada deixa alguns conselhos para todos que querem abrir uma franquia de doceria.
O primeiro é analisar bem a proposta e o contrato, além de pegar recomendação com outros franqueados da rede.
“É preciso analisar se tem condições de arcar com os custos iniciais para só depois pensar no retorno financeiro.
Empreender é um ato que requer coragem, determinação e muita atenção”, completa.
Delivery nas franquias de docerias
Um serviço essencial nos dias de hoje é o de entrega á domicílio.
Em um período em que todas as lojas tiveram que fechar para combater o COVID-19, o delivery se tornou ainda mais importante para as franquias.
De acordo com a Wevo, o comércio eletrônico, principalmente no setor alimentício teve um aumento de 500%, passando de 8.000 a 40.000 pedidos por dia.
As franquias de doceria se adaptaram a esse momento e reforçaram suas soluções de delivery.
Um exemplo disso foi a Sodiê Doces, que adotou em suas 316 lojas o esquema de entrega domiciliar e retirada do produto na loja para ser consumido em casa.
Além disso, as medidas preventivas de higiene foram reforçadas para combater o coronavírus.
“Este é um momento que precisamos ter muito conscientização e fazer o necessário, mesmo que isso nos fragilize, para que essa pandemia termine o mais rápido possível.
O brasileiro é muito criativo, resiliente e sempre vivemos em realidades muito diferentes dos asiáticos, europeus e norte-americanos, por isso acredito que conseguiremos mudar esse cenário assim que o coronavírus deixar de ser uma ameaça a nossa existência”, afirma Cleusa Maria da Silva, fundadora da marca.
“Intensificando o delivery e reforçando medidas de boas práticas, espero que possamos contribuir e tentar adoçar a vida das pessoas em um momento tão difícil”, afirma Cleusa.
Confira as sugestões incríveis de franquias de doceria:
Franquias de docerias – Lugano Chocolates Artesanais
O sabor artesanal de Gramado ao seu alcance! Agora você pode fazer parte desta marca sendo um franqueado e juntos podemos espalhar o sabor do chocolate e a delícia de empreender!
A Bella Gula é uma marca consolidada, com mais de 30 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de ser a franquia mais premiada do Rio Grande do Sul, com 5 selos de Excelência em Franchising da ABF e está há 10 anos consecutivos entre as 10 melhores franquias do país pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem, moderna e descolada. Com mais de 500 lojas em todo o país e um delicioso portfólio de produtos, a rede oferece chocolates de qualidade, preços acessíveis, atendimento caloroso, lojas coloridas e comunicação vibrante.
A Casa de Bolos Franquia é uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade.
Junte-se à franquia com os melhores resultados do Brasil.
Empresa do grupo Halipar, desde 1997 a marca é um sucesso, o crescimento avança com abertura de lojas por todos país.
Ao longo dos anos, temos trabalhado com grandes parceiros e fornecedores, que nos ajudam a produzir produtos mais gostosos e crocantes a cada dia.
De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes.
Com presença mundial em mais de 80 países, conquistou a posição como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa há mais de 40 anos.
Atualmente, conta com mais de 2.000 unidades em operação e implantação nos principais shoppings, avenidas, ruas, universidades e empreendimentos comerciais de todo o Brasil. Especialista em trufas, a franquia Cacau Show está em constante inovação, e ainda oferece uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos.
A Casa Bauducco nasceu em 2012 com a ideia de aproximar a histórica empresa familiar do seu público.Uma das irresistíveis atrações é a nossa fatia de Panettone ou Chocottone aquecida na chapa, polvilhada com açúcar e canela, que pode ser acompanhada por creme de avelã, doce de leite, geleia de frutas vermelhas ou sorvete.
O Mr. Cheney, especializado em Cookies e guloseimas americanas, surgiu quando o casal brasileiro Lindolfo e Elida Paiva, amigos do cookieman Jay Cheney, da Califórnia, decidiram aprender os segredos do verdadeiro cookie americano para trazê-lo ao Brasil. Em 2005, abriram a primeira loja, no bairro da Casa Verde, em São Paulo,.
Franquias de docerias – Bendito Cookies e Brownies
Somos uma rede de cafés com especialização em confeitaria gourmet, cookies, brownies, salgados, tortas, bolos, sorvetes com produção própria e exclusiva.
Franquias de docerias – Tradicional Bolos e Tortas
Confeitaria especializada em produção diária de bolos caseiros, sobremesas, pudins e bolos confeitados para festa e tortas salgadas. Seja dono do seu próprio negócio, investindo em uma franquia de sucesso!
De uma mulher simples mas com uma determinação gigante, nasceu a Sodiê Doces, fruto do seu amor e paixão pelo que faz. Cleusa Maria da Silva, idealizadora e criadora da Rede, hoje é uma grande empresária de sucesso.
A B.LEM é uma padaria e confeitaria portuguesa com receitas autênticas da culinária da terrinha e uma seleção de produtos escolhidos a dedo para você levar para casa. Também foi eleita a casa do Melhor Pastel de Nata de São Paulo pela Veja SP!
Referência quando o assunto é doce de qualidade ! Uma doçaria reconhecida por seu toque artesanal na fabricação de doces e salgados. Conta hoje com lojas em todo Brasil.
Confeitaria/cafeteria que desenvolve produtos de primeira linha, em um ambiente acolhedor e que busca ser a primeira rede de franquias food experience do Brasil. Inovação, experiência no segmento e um negócio com solidez.
A Delícias Flamy já se iniciou com pontos positivos, pois com a qualidade de seus produtos, conseguiu adquirir clientes fiéis e os resultados, estavam estampados no rosto de cada cliente ao provar uma delícia Flamy. Com o sucesso da empresa, tiveram que se especializar ainda mais em seus recheios e busca por novas receitas, assim teriam mais novidades incríveis a cada sabor.
Comercializamos produtos de alta qualidade e desenvolvemos uma série de produtos sazonais, que atingem uma quantidade expressiva devendas durante datas comemorativas.
A boutique do doce francês conhecido como doce da rainha. Macarons mais coloridos e saborosos, com tamanhos especiais para o paladar brasileiro. Nosso público alvo são pessoas de todas as classes sociais que tenham acesso à viagens, cultura e arte e que apreciem produtos Gourmet de alta qualidade.
O Café Donuts é o ponto de encontro perfeito para quem quer dar um break, encontrar os amigos, colocar o papo em dia e comer algo gostoso. Deliciosos Donuts com coberturas, recheios e sabores exclusivos, além salgados quentinhos, bebidas especiais e tantas outras coisas gostosas.
O The Cookies é uma marca Goiana que nasceu em 2011. Somos especialistas em Cookies e Brownies feitos com chocolate belga Callebaut.
Nossos produtos possuem textura e sabores exclusivos, vale a pena investir.
A Kopenhagen, tradicional grife de chocolates finos, tem como missão fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade. Existem duas opções para a Instalação de uma franquia Kopenhagen: Loja e Quiosque