O papo agora é sobre as franquias de bebidas, então separa a sua geladinha e vem com a gente que a resenha vai ser boa, principalmente porque envolve faturar.
Franquias de bebidas é uma boa pedida
Para a nossa alegria, o clima predominantemente tropical do Brasil favorece o consumo de bebidas.
Seja após o expediente do trabalho, em um encontro, em uma festa de aniversário ou na confraternização da firma, toda hora é a certa para uma boa bebida!
De acordo com uma pesquisa da Kantar Worldpanel, entre 2016 e 2018 aumentou o consumo de álcool nos domicílios brasileiros.
Mas o estudo também aponta que a maior parte (64%) do volume total de cerveja é consumido fora de casa e o que mais pesa na escolha do produto é a busca pelo sabor (62%).
Essa questão da procura da cerveja mais saborosa é bastante interessante, porque torna perceptível uma tendência no comportamento do consumidor: o da procura por versões artesanais da bebida.
Por ano, o consumo das cervejas artesanais aumenta mais de 20%!
Para Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP, este é um ramo de destaque dentro das franquias de bebidas e o empreendedor encontra lojas e quiosques para investir neste ramo de atividade.
“O mercado de franquias vem crescendo em número de lojas e faturamento de uma forma geral.
As franquias de bebidas estão dentro deste padrão de crescimento, em especial, as franquias de cervejas artesanais, que é uma tendência atualmente.
Este mercado tende só a crescer por oferecer bebidas com diferentes marcas”, comenta a consultora.
Fábia Malburg, gestora de comunicação da Mestre-Cervejeiro.com, também confirma esta tendência de crescimento nas franquias de cervejas artesanais.
“Há 20 anos havia 192 fábricas de cervejas no Brasil, e há 10 anos eram 255. Em 2019 chegamos em 1.000 cervejarias.
Somos o terceiro maior produtor de cerveja artesanal do mundo e também o terceiro maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China”, ressalta a gestora.
Que tal uma taça de vinho?
O franchising apresenta crescimento constante nos últimos anos, o que o torna um investimento com menor risco se comparado a outros.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou quase 186 bilhões de reais em 2021.
De todo esse valor faturado pelas franquias, uma boa parte vem do segmento de alimentação, do qual as franquias de bebidas fazem parte.
Além das cervejas artesanais, outras franquias de bebidas que tem um bom potencial para crescimento são as de vinho.
Em diversos países do mundo, o vinho é uma paixão: em Portugal, os maiores consumidores da bebida no mundo, a população bebe, em média, 54 litros por ano, segundo dados da Organização Internacional de Vinha e do Vinho.
No Brasil, o consumo corresponde, em média, a 1,9 litro da bebida ao ano por pessoa.
Ou seja, tem muito para crescer!
Vantagens a mais
Se você se interessou pelas franquias de bebidas, então vamos para uma parte importante desta história: como é o dia a dia de um franqueado?
Fábia Malbura ressalta que a rotina do sócio-operador inclui a gestão administrativa do negócio e rotinas financeiras.
“O franqueado precisa tomar decisões importantes quanto a compra de produtos, administração do negócio, atendimento ao cliente.
Além disso, deve promover o seu ponto de venda na região e organizar campanhas de vendas locais”,
explica a gestora da Mestre-Cervejeiro.com.
A consultora Mércia Machado Vergili destaca algumas vantagens das franquias de bebidas.
“É um negócio em crescimento e com espaço para crescer mais ainda.
Além disso, a gestão não é tão complexa quanto a de um restaurante, e não tem necessidade de grande número de funcionários.
O valor de investimento também não é muito alto”, completa a consultora da GSPP.
Resumindo
O ramo de franquias de bebidas tem um grande potencial.
Mas o segredo para ter sucesso só depende de uma pessoa: você mesmo!
É você que será o principal responsável pela gestão do negócio, pelo bom atendimento aos clientes, por divulgar a sua marca.
Fazendo isso com dedicação, suas chances de ter um bom lucro aumentam ainda mais.
Confira a seguir algumas Franquias de Bebidas:
Franquias de Bebidas — Bar do Urso
O Bar do Urso é um bar de cervejas artesanais, da Cervejaria Colorado. Fundada em 1996 a Cervejaria Colorado se orgulha em manter viva e ao mesmo tempo renovar a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BAR DO URSO
Franquia Sucão
Sucão desenvolveu um projeto sólido e sustentável com um completo portfólio de produtos, baixo custo operacional e margens de contribuição acima da média do mercado de alimentação, inaugurando um novo segmento neste mercado: alimentação saudável e saborosa, com preços competitivos e rapidez na entrega dos produtos: este é o conceito “Fast and Healthy Food”.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUCÃO
Franquias de Bebidas — Vinho & Ponto
Como na maioria das vezes grandes ideias surgem da necessidade de seus idealizadores, e no caso da franquia Vinho & Ponto Franchising não foi diferente. Em nossa família desde sempre cultivamos o hábito de consumir e conhecer vinhos, tendo o mesmo como parte de nossa alimentação e dos melhores momentos de nosso dia a dia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VINHO & PONTO
Franquia Bubble Mix Tea
A Bubble Mix Tea é uma empresa especializada no preparo do bubble tea, uma bebida de origem taiwanesa que possibilita combinações deliciosas, saudáveis e divertidas de chás, café, cremes, aromatizantes naturais, pérolas de tapioca, poppings e jellys. Seja dono de uma franquia que faz o melhor gelado do Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BUBBLE MIX TEA
Franquias de Bebidas — Vizinhando Gastronomia de Bar
O VIZINHANDO ESPETERIA DE BAIRRO é um bar especializado em carnes servidas no espeto, preparadas artesanalmente. A casa visa oferecer ao cliente todo o sabor e tradição dos espetinhos clássicos das esquinas, servidos num ambiente agradável e familiar, acompanhando um chopp no ponto!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VIZINHANDO ESPETERIA
Franquia Rei do Mate
Somos uma das maiores redes de alimentação do país. Oferecemos um mix diferenciado de produtos e as mais variadas misturas de mate, além de diversas bebidas quentes e geladas, sanduíches, cappuccinos, açaí, salgados e sobremesas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA REI DO MATE
Franquias de Bebidas — Bubblekill
Bubblekill a maior tea house da América latina com grande experiencia e sucesso no segmento de food service com bebidas deliciosas traz para o Brasil um conceito inovador de tomar chás e sucos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA BUBBLEKILL
Franquia Sirène Fish & Chips
O Sirène é um bar diferenciado, que aposta no fish & chips e na força de sua marca para cativar os clientes. Uma franquia do Sirène tem fácil gestão, equipe enxuta e boas vibrações o ano todo! Amplie seus horizontes, invista!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SIRÈNE FISH & CHIPS
Franquias de Bebidas — Grand Cru
A franquia GRAND CRU® irá desempenhar a função comercial varejista dos produtos distribuídos pela GRAND CRU IMPORTADORA LTDA, como vinhos, grapas, espumantes, champanhe e outros produtos derivados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRAND CRU
Franquia Megamatte
A rede tem como opção principal bebidas a base de erva-mate orgânica. A bebida é preparada como se fosse um chá, de forma artesanal, em cada loja. A Megamatte surgiu com uma proposta diferente e inovadora.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MEGAMATTE
Franquias de Bebidas — Santo Kanto Restobar
Um lugar que reúna boa música, bebidas de primeira e pratos de comer rezando. Essa é a nossa ideia de paraíso. No Santo Kanto, as tentações são realmente irresistíveis,aqui excessos são perdoáveis!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SANTO KANTO BAR
Franquias de Bebidas – Chope do Mestre
Chope do Mestre chegou no mercado para revolucionar, servindo chopes e cervejas especiais de muita qualidade, com preços convidativos e de forma descomplicada, proporcionando aos clientes momentos de descontração e prazer.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHOPE DO MESTRE
Franquias de Bebidas — Ambev Chopp Brahma
O Quiosque Chopp Brahma traz a melhor experiência de tomar o chope preferido dos brasileiros. São quatro modelos de franquias pensadas para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, hipermercados, rodoviárias e vias de grande movimento.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AMBEV CHOPP BRAHMA
Franquia Suco Bagaço
Somos a primeira franquia de sucos do Brasil. A franquia Suco Bagaço é uma excelente oportunidade para quem deseja investir e operar uma franquia na área de alimentação. Temos conceito inovador e tem forte apelo junto ao público jovem formador de opinião.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUCO BAGAÇO
Franquias de Bebidas — Água Doce Cachaçaria
O fundador, Delfino Golfeto, hoje presidente da rede, Aliou sua apreciação por cachaças com um restaurante para criar a marca Água Doce.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ÁGUA DOCE CACHAÇARIA
Franquia Ramov
RAMOV é uma palavra da língua Armênia que significa “GOSTOSO”, uma rede fast food de Comércio de Alimentos Saudáveis – Sucos 100% fruta, Chás, Energéticos, Suco de Açaí e Açaí na Tigela, Salada de Frutas, Lanches Naturais, Salgados, Integrais e Pão de Queijo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RAMOV
Franquia Confraria Paulistânia
A franquia Confraria Paulistânia é um espaço comercial e cultural especializado em cervejas, criado pela Bier & Wein Importadora, empresa familiar fundada há mais de 27 anos e que desde 1993 atua no mercado de cervejas especiais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CONFRARIA PAULISTÂNIA
Franquias de Bebidas — Chopp Time
O CHOPP TIME reconhece que tão importante quanto a localização da loja, é o perfil de quem irá gerir o negócio, pois o envolvimento do franqueado na operação é fundamental para o sucesso.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHOPP TIME
Franquias de Bebidas — Mestre-cervejeiro.com
A franquia Mestre-cerveiro.com é maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil. Atualmente possui mais de 60 lojas em todas as regiões do país, entre operações próprias e franqueadas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MESTRE-CERVEJEIRO.COM
Franquia 4Beer
O 4beer é um tap house, bar com 34 torneiras de chopp saídas direto da câmara fria. Com fabricação própria, excelente culinária, ótima lucratividade e um modelo de negócio testado e validado num mercado que cresce 30% ao ano no Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 4BEER
Franquias de Bebidas — MBF
A MBF é uma plataforma franqueadora para marcas próprias proporcionando desde o conceito até os formatos de franquia. A MBF vem conquistando clientes, onde a sua identidade visual ganha destaque, além de proporcionar uma cerveja puro malte de qualidade superior.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MBF
Franquia Pit Stop Skol
O Pit Stop é o modelo de negócio pioneiro em conveniência e inovação. Composto por uma câmara fria que oferece uma experiência única na compra física de cerveja estupidamente gelada, além de ser integrado em plataformas digitais atendendo o consumidor em toda sua jornada.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PIT STOP SKOL
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: