Emprego e franquia é possível conciliar?
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Emprego e franquia é possível conciliar?

Continuo com meu emprego e tenho uma franquia

02/03/2022

Existem pessoas que são excelentes profissionais, fazem parte de equipes e sabem trabalhar com um time, mas ao mesmo tempo têm um sonho de ter o próprio negócio.

Outras buscam empreender enquanto ainda permanecem como trabalhadores em empresas ou quando perdem seus empregos.

Durante a pandemia, inclusive, muitos profissionais viram nas franquias e microfranquias a oportunidade de renda e de ter o próprio negócio, sendo registrado no período um aumento de 10% no volume de empreendedores individuais.

De acordo com empreendedores experientes e consultores do setor, é possível continuar no emprego e ter uma franquia.

Seja para complementar a renda ou para fazer uma transição entre uma carreira e outra, o fato é que é possível manter um emprego e uma franquia ao mesmo tempo.

O consultor Paulo Ancona Lopez, sócio da Ancona Consultoria Estratégia Gestão e Expansão de Negócios, com experiência em empresas internacionais e mais de 430 projetos desenvolvidos no País, acredita que quem tem um emprego e abre uma franquia, deve se planejar bastante para seguir no seu emprego, enquanto aprende e assume gradativamente a gestão de sua franquia.

Não é recomendado que deixe o emprego de imediato, a menos que a franquia seja um negócio que ele já conhece bem e tem certeza dos resultados possíveis”, afirma o especialista.

O empreendedor que vai assumir o desafio de manter o emprego e abrir uma franquia de forma simultânea deve tomar algumas decisões importantes.

São medidas estratégicas antes de decidir comprar a franquia.

O empreendedor deve responder a si mesmo perguntas como: ‘Vou me dedicar a essa nova atividade de fato?’, ‘Pretendo ao longo do tempo comprar outras unidades franqueadas?’, ‘Estou disposto a largar o emprego e partir para ser empreendedor?’”, ensina ele.

Hugo Ricardo, franqueado YES! Idiomas, formou-se em Direito e é policial militar no Rio de Janeiro há 21, mas sempre teve tino comercial e viveu experiências como vender vassouras, cobrador de van e vendedor de roupas e livros.

Conheci o franchising frequentando feiras de franquias em busca de complementação de renda familiar.

A opção pela franquia veio da constatação de que eu teria um negócio com uma marca já consolidada, onde a operação está pensada, montada, e com investimento em marketing e divulgação”, conta ele.

“Também percebi que, devido aos métodos de gestão já criados pela franqueadora, eu teria mais flexibilidade para conciliar meu emprego com meu negócio.

Comecei a empreender em 2015, com uma franquia da Fábrica de Bolo Vó Alzira.

Fui tão bem-sucedido que, um ano depois, abri a segunda loja da mesma rede.

Em 2019 conheci a YES! Idiomas e decidi investir numa unidade de repasse em minha cidade natal”, afirma Ricardo.

 

Avalie seu perfil e planeje-se

Quem pretende investir em franquia enquanto permanece no seu emprego, deve avaliar o cenário, entender se realmente tem o perfil  para ser empresário e, ainda, planejar-se para conciliar as atividades, pelo menos por um tempo.

Entender seu perfil, como saber se está disposto a correr os riscos e deixar o apoio da empresa onde é funcionário, se está pronto para ficar um tempo sem férias e, por outro lado, se tem disciplina para se organizar e se dedicar ao seu negócio e trabalhar incansavelmente para colocar todo o planejamento em prática e investir recursos financeiros.

É importante:

– Pesquisar o setor e o mercado que vai escolher atuar ou optar por uma área que já tenha conhecimento prévio;

– Esclarecer dúvidas e riscos do negócio com o auxílio da franqueadora e de outros franqueados;

– Organizar sua agenda e compromissos para manter-se atento às atividades da sua franquia;

– Ter na sua equipe focada nos seus valores e da sua empresa para todo o auxílio quando você não estiver na empresa;

– Conhecer seu público-alvo e do seu ponto comercial para que suas decisões sejam as mais certeiras e possam ser conciliadas com seu emprego.

De acordo com Paulo Ancona Lopez, consultor, o ideal é manter uma fase de transição e um período de aprendizagem sobre o negócio da franquia.

Até para saber se é necessária a dedicação total da pessoa na franquia ou se, pelo segmento e tipo de negócio, ela consegue gerenciar a distância ou via terceiros enquanto permanece no emprego”, aconselha ele.

Até que a franquia decole e atinja seu potencial máximo de resultado, Ancona Lopez recomenda ao investidor manter o seu emprego simultaneamente à franquia.

Normalmente os primeiros meses da franquia poderão ser de alguns prejuízos até que atinja o ponto de equilíbrio.

É muito importante planejar bem sua vida e seu tempo, pois, se por um lado, não deve deixar o emprego de imediato, por outro deve se dedicar a estar presente e aprender sobre o negócio da franquia”, explica o consultor.

Fabio Simões é comissário de bordo e decidiu investir em unidades das marcas Sorridents e GiOlaser para ter outra fonte de renda.

Contar com o suporte da franqueadora, que tem o conhecimento do mercado e nos ajuda a não começar do zero, é um atrativo para investir no setor.

Considero esse período como um aprendizado e não uma transição.

Acredito que é possível conciliar as duas atividades, desde que se tenha disciplina, uma equipe alinhada com os propósitos e uma aproximação com os seus colaboradores”, afirma ele.

Segundo o empresário, cuidar do público interno é um passo fundamental para que o externo apareça.

Muitos empreendedores acreditam que os resultados chegam de um dia para o outro. Mas, posso afirmar que, antes que eles se concretizem, temos que nos dedicar, e muito, ao nosso negócio e estar preparados para qualquer situação”.

O que começou com um emprego para Átila Henrique dos Santos na rede Ice Creamy, acabou se tornando, com o tempo, uma oportunidade de negócio próprio.

Há cinco anos eu entrei como colaborador.

Era atendente em uma das lojas.

No primeiro ano me tornei líder e gerente da unidade e após dois anos surgiu a proposta de adquirir uma unidade na cidade de Rio Claro e me tornei franqueado”, conta ele que, há seis meses, passou a ser também gerente de franquias da rede.

Ele conta que para conciliar o emprego e a franquia foi necessário um planejamento por dois meses, que incluiu a necessidade de adaptação e capacitar pessoas.

De início, toda mudança é preocupante, mas como eu tinha uma equipe preparada e treinada, mesmo sem eu estar na operação foi tranquilo. Em minha unidade, tem um líder de loja que está à frente da equipe e tem contato direto comigo”, comenta Átila.

Meu plano é manter as duas atividades e, em breve, expandir com uma segunda unidade. Para quem quer seguir com o emprego e sonha em ter uma franquia, eu digo que é possível, sim, exercer uma atividade fixa e ter um negócio, mas sempre com planejamento antes de tudo e pessoas capazes para estarem com você à frente do negócio”, recomenda Átila.

Diante da possibilidade de fazer um investimento com alguns recursos financeiros que tinha guardados, En’Ray Gazolli Perez avaliou que o serviço essencial de lavar roupas poderia ser uma boa opção e optou por abrir uma unidade da franquia de lavanderias self-service, Lavô, em Blumenau (SC), que não necessita da contratação de funcionários.

O seu objetivo era obter um retorno seguro e que pudesse garantir um ganho adicional devido à instabilidade de um trabalho CLT.

Para conciliar duas funções, En’ray conta que a esposa tem papel fundamental: enquanto ela cuida do atendimento e das redes sociais, ele foca na parte administrativa.

O empreendedor explica que o investimento e a divisão de tarefas foram um sucesso: juntos abriram a segunda unidade da Lavô em Balneário Camboriú.

Após permanecer um tempo com um emprego e uma franquia, o franqueado abandonou o mundo corporativo e mantém outra empresa e a franquia da Lavô simultaneamente.

Marília Gonzaga, franqueada da Minds Idiomas, na unidade Berrini em São Paulo (SP), conta que começou no seu primeiro emprego na própria Minds em Santos (SP) em 2005.

Em 2009 fui para a unidade de São Bernardo do Campo e foi o momento que vi tudo iniciando: pinturas, reformas, confecção de móveis.

Ver esse início fez meus olhos brilharem. Sempre busquei somar e dar o meu melhor e foi assim que consegui amadurecer a ideia de ser franqueada”, conta ela.

Quando surgiu a oportunidade para ser uma empreendedora em 2017, na unidade que permanece até hoje, ela decidiu iniciar o projeto.

Estar com meus parceiros e saber que eu poderia contar com o apoio e suporte da franqueadora foram ações que me tranquilizaram diante do novo desafio.

Ser flexível e gostar de aprender são comportamentos que me fazem evoluir até hoje”, relata ela, que conciliou as atividades por um tempo e hoje se dedica à sua franquia.

Confira agora algumas oportunidades de negócios:

Franquias de bolos — Casa de Bolos

A Casa de Bolos Franquia é uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade. Saiba mais

 

Franquias de lavanderias — Dryclean USA

A DryClean USA é uma das maiores e mais modernas redes de lavanderia do mundo, que trouxe para o Brasil um conceito inovador, pois além de lavanderia oferecemos consertos em roupas e calçados. Saiba mais

 

Franquia Vizinhando Gastronomia de Bar

O Vizinhando é aquele bar onde a cerveja é sempre gelada e os pratos são bem servidos, com aquele gostinho e criatividade que só um bom vizinho tem a oferecer. Saiba mais

 

Franquia de colchões — Orthocrin

A colchões Orthocrin é uma franquia reconhecida e premiada pela qualidade de seus produtos.

Dormir bem é um ótimo negócio. Saiba mais

 

Franquias de bijuterias e acessórios Mapa da Mina

A rede franquias Mapa da Mina têm fabricação própria de semijoias se destaca pela qualidade dos produtos e valores acessíveis a todos os públicos. Saiba mais

 

Franquias de cafeteria — Grão Espresso

Somos uma rede de lanchonetes onde café não é só um produto, é tradição, dedicação e história.

Faça parte desta rede de sucesso. Saiba mais

 

Franquia de casa e construção — Pinta Mundi Tintas

A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil.

Um negócio de baixa complexidade, que caiu no gosto dos brasileiros. Saiba mais

 

Franquias imobiliárias —  Lopes

Somos a maior franquia de imóveis da América Latina e oferecemos aos nossos franqueados oportunidades de negócios únicas, com maior atratividade e capilaridade no mercado imobiliário. Saiba mais

 

Franquias de escolas de idiomas — CCAA

Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. Saiba mais

 

Franquias de depilação e estética —  Majô

Somos um clube de beleza especializado em serviços de depilação à cera, depilação com métodos duradouros como fotodepilação, laser, pinça, linha e outras técnicas para remoção e limpeza de pelos. Saiba mais

 

Franquia Achei no Pão

As franquias online Achei no Pão é uma uma franquia especializada em publicidade em sacos de pão, com conceito sustentável e mídia de grande abrangência com baixo custo e grande impacto. Saiba mais

 

Franquias de películas Multifilmes Window Film

Rede especializada na instalação de películas de controle solar, segurança e decorativas. Proteção de pintura-PPF e envelopamento em geral. Linhas de produtos de alta performance, com marca própria. Saiba mais

 

Franquias de limpeza – Maria Brasileira

A franquia Maria Brasileira permite que pessoas abram as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. Saiba mais

 

Franquias de dermocosméticos — Dermage

Dermage é uma rede de lojas de dermocosméticos que desenvolve, produz e comercializa cosméticos voltados à saúde da pele.  Saiba mais

 

Franquias de moda íntima — Liz Lingerie

Especializada em lingeries, a Liz tem como um de seus grandes diferenciais: a inovação em seus produtos, sempre com foco em alta tecnologia, altíssima qualidade, respeito ao meio ambiente e colaboradores. Saiba mais

 

Franquias de beleza — Suav

SUAV Instituto de beleza, traz um novo conceito para este segmento de beleza.

Rede especialista em depilação, esmalteria e designer de sobrancelhas. Saiba mais

 

Franquias de academias — Spider Kick

A Spider Kick é uma academia de treinamento funcional especializada em proporcionar o melhor custo-benefício aos alunos e a possibilidade de alta rentabilidade aos franqueados. Saiba mais

 

Franquias de idiomas — InFlux

A inFlux English School é uma rede de escolas de idiomas que trabalha desde 2004 unindo inovação e compromisso com o aprendizado que tem um formato de negócio feito pra você brilhar. Saiba mais

 

Franquias de corretoras — Brazil Health

A Brazil Health é uma corretora especializada em planos de saúde, odontológicos e seguros de vida.

Possui modelo de negócios em franquia home office ou sala comercial. Saiba mais

 

Franquias de estética bucal — Sorriso Fácil

A Sorriso Fácil é uma rede de clínicas odontológicas completa especialista em todas as áreas de odontologia,  conhecida principalmente pelos resultados obtidos no restabelecimento do sorriso. Saiba mais

 

Franquias de casa de repouso — Terça da Serra

A Terça da Serra Residencial Sênior é a maior rede de residenciais para idosos no Brasil, presente em vários estados. Saiba mais

 

Franquias automotivas — Muniz Autocenter

Muniz Autocenter é uma rede de serviços automotivos que oferece serviços gerais em automóveis: troca de pneus, cambagem, alinhamento e balanceamento, conserto de rodas e outros. Saiba mais

 

Franquias de energia solar — Portal Solar

O primeiro e maior portal de energia solar do Brasil, parte do grupo Votorantim, virou uma franquia. Saiba mais

 

Franquias de curos — Cebrac

CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Saiba mais

 

Franquia Mais Top Estética

Rede de franquias de estética que também também é especializada em marketing e vendas.

A marca tem 3 modelos de franquia: premium, smart e express. Saiba mais

 


 

Confira outros artigos que irão te ajudar a empreender: