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Comércio eletrônico no franchising

23/05/2019

comércio eletrônico no franchising

O franchising embarcou na onda do e-commerce: de acordo com o último balanço da ABF, o comércio eletrônico no franchising está presente em 61,1% das franquias entrevistadas.

Muitas franquias mesclam o modelo de negócio tradicional com as oportunidades do mercado online.

Aliás, o e-commerce é um modelo que traz bons resultados no Brasil.

Dados da Ebit/Nielsen mostram que, mesmo com a crise dos caminhoneiros, esse modelo de negócio cresceu 12% em 2018, faturando R$ 53,2 bilhões.

O fato é que o aumento no acesso a internet e o surgimento de tecnologias inovadoras trazem boas oportunidades para empreendedores.

Quem não buscar inovação vai, com certeza, ficar para trás nos próximos anos!

 

Integrando online e offline

André Friedheim, presidente da ABF, ressalta que o franchising brasileiro está se adaptando a transformação digital, mas ainda há diversas outras oportunidades que podem ser aproveitadas.

Uma delas é a integração entre lojas online e offline.

Muitas franquias possuem os dois modelos de negócios, mas não têm a opção de receber o produto comprado online em uma loja física, por exemplo.

A Clube Turismo está de olho nessas oportunidades de negócio.

A franquia de turismo não está focada apenas na venda online, mas oferece aos franqueados um site que permite a compra pela web.

Uma das vantagens é que, por ser venda de um serviço, não há preocupação com a logística de distribuição do produto.

Além disso, o franqueado pode atingir e impactar clientes em qualquer lugar do mundo e não apenas em sua região.

“Temos um público que compra nos sites dos nossos franqueados, assim como aqueles que pesquisam nos sites, mas entram em contato com nossas lojas ou com o Home Office para efetivar a compra diretamente.

Nesses casos, percebemos que o site é muito mais um canal de consulta, mas é o agente de viagens quem transmite ao cliente a segurança e o atendimento que ele necessita”, ressalta a Ana Virgínia Falcão, CEO Cube Turismo.

 

Mesmo sem ter o e-commerce como foco, a Clube Turismo conseguiu vender pouco mais de R$1,2 milhão por meio dos sites de vendas.

“Pretendemos expandir nessa área de venda online”, comenta Ana Virgínia.

 

A franquia de turismo enxerga a importância da transformação digital e, por isso, investe em tecnologias que ajudem o dia a dia dos seus franqueados.

“Produzimos nossas próprias tecnologias de acordo com a necessidade de nossos franqueados.

Ou seja, além do suporte de gestão, comercial, educacional, de marketing entre outros, destacamos o suporte de T.I com novas tecnologias criadas para atender as necessidades pontuais dos franqueados”, destaca a CEO Cube Turismo.

 

De olho no comércio eletrônico no franchising

Vários segmentos de franquias podem se aproveitar das novas tecnologias para expandir os lucros.

A Brasil Nutri Shop, franquia de suplementos alimentares, é um exemplo de franquia inovadora.

No modelo proposto pela rede não há lojas físicas, é tudo e-commerce.

Os franqueados escolhem um domínio e layout para a loja virtual, que conta com mais de 40 marcas nacionais e importadas e mais de um milhão de reais em produtos cadastrados.

“O trabalho do franqueado é divulgar para que seus clientes comprem. Quando ocorre a venda, nós entregamos o produto diretamente na casa do cliente e o franqueado recebe os lucros no final do mês”, conta o CEO da Brasil Nutri Shop, Nylmar Diego Zacharias.

 

Uma das vantagens da Brasil Nutri Show é o baixo custo quando comparado com uma franquia física, tanto na hora da aquisição quanto da manutenção.

O sucesso da franquia de suplementos foi tão grande que em dois anos ela passou de uma para mais de 300 unidades.

“Atualmente nossa estrutura conta com centros de distribuição em SC, PR e SP que atendem os franqueados localizados em todos os estados brasileiros.

Nossa meta é ter centros de distribuição de produtos em todos os estados em menos de três anos para atender a rede com maior rapidez e qualidade”, finaliza o CEO da franquia de suplementos.

 

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