Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Mundo Verde faz segunda convenção e discute expansão com qualidade

14/09/2004

Maior franquia de produtos naturais, dietéticos e esotéricos da América, a rede Mundo realizou na semana passada, a sua segunda convenção nacional, que reuniu neste ano, 85 dos seus 107 franqueados, provenientes de oito estados e Distrito Federal, e também, todos os funcionários da franquia. 

A convenção, que aconteceu na cidade de Itaipava, estado do Rio, durou dois dias (24 e 25) e todos puderam participar das exposições, discussões e planos para expansão da rede. Diferente da convenção passada, o foco das discussões neste ano foi o aprimoramento do relacionamento franquia/franqueados, para uma expansão madura e eficaz. 

No primeiro dia do evento, os departamentos de RH/treinamento, marketing, supervisão  e negociação fizeram um balanço de suas atividades e apresentaram metas para o próximo período. Duas novidades foram apresentadas aos participantes: o novo uniforme da rede, desenvolvido pelo departamento de Marketing, e o inédito sistema de treinamento integral de funcionários, desenvolvido pelo departamento de RH/treinamento.  

Os presentes também puderam conhecer o mais recente dos departamentos da franquia, o de Gestão de Varejo, que visa prestar melhor atendimento na área, visto que o lojista precisa compreender sobre os desafios enfrentados pelo varejo, desenvolver uma visão estratégica deste tipo de gestão, bem como tomar atitudes voltadas para a concorrência, fornecedores, clientes externos e internos, e implantar processos operacionais que apóiem de forma adequada o processo decisório e a dinâmica comercial da loja. 

Para introduzir o último ponto de exposição – responsabilidade social – do primeiro dia da convenção, Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco e professora de ética empresarial na FGV, fez uma palestra sobre ética e valores humanos, seguida de uma apresentação de dança das crianças do Projeto Mundo Verde Casa Azul. Na seqüência, o Diretor de Franquias, Jorge Eduardo Antunes expôs sobre a segunda parte do Projeto Mundo Verde Casazul, que a partir de agora tem como instrumento a Arte Educação, incluindo Oficinas de Capacitação Profissional aos adolescentes, com o objetivo de oferecer-lhes condições para ingresso no mercado de trabalho. 

Ainda sobre Responsabilidade Social, foi descrita a participação da rede no Projeto Recicla Três Rios, um programa de educação ambiental e de coleta seletiva de resíduos recicláveis, principalmente para promover o aumento da taxa de reaproveitamento de garrafa PET no Brasil (que atualmente é de 30%). Finalizando o bloco, foi anunciada a associação da rede aos Institutos Ethos e Akatu, com a qual as ações foram profissionalizadas, criando um projeto maior denominado “Mundo Verde Solidário”, que engloba, além dos dois projetos citados, o Inclusão pelo Trabalho (parceria com a APAE), Mundo Verde Ecosocial (loja de produtos solidários), Gibi Mundinho Verde (cidadania) e Por um Mundo Verde Melhor (voluntariado empresarial).

O segundo dia da convenção teve início com a apresentação das melhores práticas realizadas por franqueados, que visaram reforçar a marca naquele mercado, fidelizar e angariar novos clientes. Os departamentos de Informática e Arquitetura também fizeram suas apresentações e apresentaram suas novidades. O primeiro expôs sobre um projeto que está desenvolvendo em parceria com o departamento de marketing, um terminal de consultas nas lojas, com o objetivo de fornecer maior gama de informações sobre produtos e serviços aos clientes. O segundo, parceria da Arquitetura com o marketing, trata-se de prismas promocionais para exposição de produtos em promoção.

Seguindo a programação do dia, foram formadas as mesas-redondas onde os franqueados discutiram as propostas da franquia, apresentaram as suas e trocaram experiências. Depois, todos tiveram oportunidade de ouvir dicas importantes para o seu negócio, através da palestra “31 dicas para não vender”, feita por Cláudio Diogo, profissional com 20 anos de experiência na área de vendas e responsável por palestras em cerca de 800 seminários realizados na América Latina.

Encerrando as atividades do segundo e último dia, fornecedores da rede Mundo, entre eles, Delícias do Forno, Integralmédica, Doce Viver, Sono dos Anjos, Editora Gran Sol, Gradual, Jasmine, Fitorio, Natural Wealth, Moinho Especial, Wilper, Pazze, Tiarajú, Montan, Pastas Ruppo, Vitao, presentes numa praça exclusiva para eles durante os dois dias da convenção, realizaram um sorteio.

Na avaliação geral do evento, franqueados se pronunciaram ressaltando a importância das discussões que gerou novas perspectivas para seus negócios. Já do ponto de vista da franquia, ficou constatado que a integração entre franquia e franqueados é fundamental para se atingir um grau de maturidade ideal para a expansão da rede em mercados mais complexos.

Mais informações:

Solange Melendez (11) 9624-0542 e Nádia Santana (11) 9910-6029

Ex-Libris Comunicação Integrada

Fones: (11) 3266-9125/6609 ou 3284-7633/2054

NOTÍCIAS RELACIONADAS