A estratégia consiste em focar nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, buscando novos empreendedores e incentivando a Conversão de Loja
Há 35 anos no mercado, a rede de farmácia magistral A Fórmula inicia o ano de 2024 com metas bem ambiciosas.
Focada na sua expansão, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a rede tem como objetivo iniciar o processo de implantação para chegar ao marco de três unidades por mês até o final de 2024.
Com isso, serão 30 novas unidades em um ano, fazendo a rede saltar de 90 para 120 lojas.
Além das 14 que entrarão em operação até o final de 2024, totalizando 134 unidades.
Hoje, a rede está presente em 21 Estados.
Esse entusiasmo da franquia vem de várias fontes: estudos de geolocalização que apontam uma demanda para o serviço e o próprio crescimento do setor por meio do franchising.
Segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento Saúde, Beleza e Bem-estar é o segundo que mais se destacou em 2023, crescendo 17,5% quando comparado com 2022.
Como estratégia para atingir a meta, a diretora de expansão Roberta Pires, diz que a marca participará de eventos B2B, como a Feira da ABF.
“Este ano iremos participar pela primeira vez do evento e isso nos colocará de frente com os empreendedores que buscam negócios rentáveis dentro do nosso setor.
E eles terão a oportunidade de conhecer como trabalhamos e conduzimos nossa franquia”, avalia Roberta.
Outra estratégia é abordar farmácias independentes e mostrar as vantagens de migrarem para uma rede tradicional.
Essa portabilidade é o caminho mais curto e seguro para quem deseja crescer, afirma a diretora.
Ela ainda explica que são muitas as vantagens para essa portabilidade, desde suporte nas áreas técnica e gestão, além de poder contar com fornecedores homologados.
Ter uma franquia da A Fórmula, segundo Roberta, é um grande negócio.
O investimento médio é a partir de R$ 550 mil e o faturamento médio mensal está na casa de R$ 200 mil, podendo gerar uma lucratividade média de 20% para o empreendedor.
E o payback médio é de 24 a 36 meses.
Em 2023 a rede faturou 200 milhões e, para esse ano, a meta é crescer 20%.
As vantagens da farmácia magistral
Segundo o diretor de operações da rede, Bruno Costa, a procura pelas farmácias de manipulação vem crescendo porque as pessoas querem um tratamento personalizado.
E isso só a farmácia magistral pode oferecer.
As pessoas precisam ter suas doses adequadas ao peso, idade e superfície corporal e a manipulação promove o uso racional dos remédios.
Sem contar que muitos medicamentos prescritos na pediatria, por exemplo, possuem lactose e corantes, comumente conhecidos por ocasionar reações adversas.
Além disso, os pequenos apresentam dificuldades para deglutir formas farmacêuticas sólidas, como comprimidos e cápsulas, bem como necessitam de formulações mais palatáveis para facilitar a administração.
A Fórmula está sempre atualizando seus processos produtivos e de controle.
É a única farmácia que traz sua logomarca nas cápsulas, indicando um alto grau de rastreabilidade.
Todos os fornecedores são homologados e são os mesmos que fornecem para as indústrias.
A rede conta com uma ampla gama de insumos, laboratório de sólido, semissólidos e líquidos, hormônios e antibióticos.
As embalagens são diferenciadas com capacidade de estabilização das fórmulas.
“Buscamos sempre oferecer produtos e serviços que promovam a saúde, beleza e felicidade, com processos produtivos de excelência e responsabilidade social.” finaliza Bruno.
Fonte: Ana Paula Marçal