O setor de franquias não recuou diante da crise mundial e fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O dado foi apurado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) através de pesquisa feita com 1.643 marcas de franquia atuantes no País.
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De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, as previsões anteriores foram confirmadas. `A crise não inibiu o setor de franquias, pelo contrário motivou o sistema`.
Para o executivo, o que mais chama atenção nos dados é o aumento significativo no número de redes e unidades. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643. Entre elas estão Selleti, Brasil Cacau, Café Moinho, Casa do Sorvete Jundiá, Animafest, Dpil, Korai, Vest Casa, Riccó, RE/MAX, Total Express, Martelinho de Ouro, Babysol, Mara Mac e Pakalolo.
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Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.
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Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos. É também um dos setores que mais oferece oportunidade do primeiro emprego, além de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários.
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Na avaliação da ABF, o aumento de redes e unidades somado ao aumento do poder de consumo das classes B e C foram os grandes responsáveis pelo crescimento do setor. `O ritmo de inauguração de centros de compras e a exploração de regiões praticamente inexploradas garantiram o ritmo de crescimento em quase todas as áreas de atuação das franquias`, afirma Ricardo Camargo.
Para 2010, a expectativa continua positiva. `Com tantos pontos inaugurados no ano passado é natural que o faturamento aumente ainda mais nesse ano`, explica. Para ele, outra grande aposta em 2010 são as microfranquias (negócios de até R$ 50mil de investimento) e a exploração de novas cidades.
A previsão da ABF é de que em 2010 o setor cresça o faturamento em
18 %. Em número de novas marcas a expectativa é de 8 a 10%, já em número de unidades essa variação pode ficar entre 10 e 12%.
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Crescimento por setor
Em faturamento, o segmento de franquia que mais cresceu em 2009 foi o de Acessórios Pessoais e Calçados, pelo terceiro ano consecutivo registrando 41,2% de aumento em relação ao ano passado. Entre as marcas que colaboraram com esse número estão: Arezzo, Lupa Lupa, World Tennis, Havaianas, Balonè, entre outras.
Em segundo lugar está o setor de Vestuário com 37,5% de aumento de faturamento, seguido pelo setor de Informática e Eletrônicos, com crescimento de 28,9%, em relação a 2008. Destaque para o crescimento de redes como Poderoso Timão, Hope Lingerie, Caverna do Dino, Puket, Oi Franquias e Amigo Computador.
O setor de Alimentação manteve seu ritmo de crescimento. Em 2009, o setor cresceu 21,8%. As marcas de maior crescimento foram Pelé Arena Café, Megamatte, Subway, Patroni Pizza e Planet Chokolate.
Em relação ao crescimento do número de redes, o destaque de 2009 foi o setor de Hotelaria e Turismo que cresceu 33,3%, seguido por Acessórios Pessoais e Calçados, com aumento de 30,7%, e de Veículos, com 25,9%.
O segmento de Acessórios Pessoais e Calçados também foi o que mais cresceu em número de unidades, 23,5%, seguido pelo de Alimentação com 22,3% e pelo de Móveis Decoração e Presentes, com 21,8% de crescimento.
Já as redes com maior número de unidades do País são: O Boticário (2.834), Kumon (1.599), Colchões Ortobom (1382), Wizard Idiomas (1246) e L`Acqua Di Fiori (1166).
A expansão internacional também cresceu em 2009. Atualmente 65 redes nacionais já operam no Exterior. Nos planos da ABF está continuar apoiando, juntamente com a APEX – Brasil, as redes interessadas em expandir suas atividades para outros países. `A exportação de produtos e marcas agregam valor à balança comercial do País e, por isso, é foco do governo federal. Para as redes as oportunidades geradas nos últimos anos estão se traduzindo em negócios`, explica Camargo.