Segmento de Microfranquias trazem opções cada vez mais enxutas

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Opções cada vez mais enxutas

22/06/2016

Segmento representa 35% das unidades do setor, segundo estimativa da ABF; desemprego incentiva o lançamento de novos negócios que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil

No início, elas foram favorecidas pela estabilidade da economia, já que propiciavam a formalização de diversos negócios. Agora, deslancham em meio à crise econômica, atendendo a um contingente de desempregados.

As microfranquias, que exigem capital de até R$ 80 mil, estão em ritmo acelerado desde o início da crise. Segundo o diretor de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Rubens Oliva Rodrigues, as redes neste modelo de negócio já representam 35% do total, em unidades.

Para interessados, Rodrigues destaca a necessidade de ter em mente que franquia não é emprego. “É um negócio e, como qualquer negócio, possui riscos.” O consultor da Rizzo Franchise Marcos Rizzo acrescenta que a franquia pressupõe a transferência de conhecimento do negócio e muitas microfranquias são oferecidas por franqueadores que, além de nunca terem atuado no ramo, não possuem estrutura adequada.

Um negócio compacto é a Piticas, que surgiu em 2008. O franqueador Felipe Rossetti conta que os sócios cuidam do licenciamento e acompanham a produção. Hoje a Piticas é licenciada de mais de 100 marcas, incluindo Disney, Warner, Nickelodeon, Marvel, Sony, Hasbro e DC Comics. São produzidas 11 mil camisetas e lançadas dez novas estampas por mês. Há 185 quiosques em funcionamento no Brasil e a meta é fechar o ano com 220. O faturamento varia entre R$ 42 mil e R$ 45 mil.

Na Walking Party, ônibus customizados abrigam festas particulares. Fundada em 2010, a rede conta com 20 unidades, fatura R$ 7,2 milhões por ano e espera crescer 10% em 2016. O investimento parte de R$ 50 mil, o faturamento estimado é de R$ 30 mil e o retorno ocorre em até 18 meses.

Uma opção para quem deseja entrar no ramo de limpeza é a Jan-Pro. Criada em 1991, em Atlanta (EUA), atua no Brasil há quatro anos. Hoje são 187 unidades em operação e a meta é fechar 2016 com 237. Os formatos atuais têm investimento entre R$ 8,4 mil e R$ 15 mil e retorno em até 18 meses.

Já a Mr. Kids exige investimento inicial de R$ 18,5 mil. O franqueado administra máquinas de venda de pequenos brinquedos, geralmente em hipermercados. Ao colocar moedas e girar a catraca, o brinquedo é entregue. Hoje a marca oferece a novos franqueados 800 pontos negociados nas redes Carrefour, Extra, Walmart, Socicam e Assaí e em shoppings e aeroportos. O retorno é estimado em 18 meses e o faturamento pode alcançar R$ 30 mil.

A Quinta Valentina surgiu em 2014 para a venda direta de sapatos femininos. Possui 185 franquias ativas e espera faturar neste ano R$ 11 milhões. O investimento é de R$ 25 mil, o retorno estimado em até 11 meses e o faturamento esperado de R$ 12 mil.

A Estagilize, por sua vez, faz intermediação entre empresas e estagiários. O franqueado é um consultor que capta vagas oferecidas e é remunerado pela empresa que utiliza os serviços. O investimento inicial é de R$ 7 mil, com expectativa de ganhos de até R$ 20 mil após um ano.

DCI – Lúcia Helena de Camargo – 22/06

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