Maria Brasileira valoriza as pessoas em nova identidade visual

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Nova identidade visual da Maria Brasileira destaca a valorização das pessoas e a expressividade da marca no país

21/02/2022

O projeto foi desenvolvido 100% in house pela equipe de Marketing da empresa

Inaugurada no franchising em 2013, a Maria Brasileira, maior rede de franquia multisserviços de cuidados residenciais e corporativos, prestes a celebrar nove anos no mercado, lança sua nova marca, que tem como desafio centralizar todas as atenções nas pessoas, com um conceito de lar, uma identidade responsiva e com mais brasilidade. Tendo essas diretrizes como norte, chegamos à identidade atual da Maria Brasileira.

A brasilidade da Maria Brasileira está representada em suas formas, gestos, falas e em toda a cultura da empresa. Cores quentes e calorosas, sorrisos e encantamentos se harmonizam com materiais e artes institucionais e com tudo mais que tem a oferecer para as pessoas. A­final, é uma empresa de pessoas para pessoas e, por isso, independente se é PJ ou PF, o cliente sempre será uma pessoa.

Todo o projeto foi conduzido e concebido pelo departamento interno de marketing da Maria Brasileira. “Após meses de muito estudo, consultorias, pesquisas realizadas com facilitadores internos, franqueados, clientes e pessoas do mercado, chegamos ao consenso de que a Maria Brasileira precisava destacar mais a valorização das pessoas na sua comunicação, desde cliente até as nossas profissionais, visto que elas sempre foram o foco em todas as suas estratégias”, explica Jean Cabrera, coordenador de Marketing da Maria Brasileira e criador da nova identidade de marca. “A Brasilidade fala sobre ‘as pessoas do Brasil’ com todas suas características e diferenciações, e a nova marca é sobre isso”, completa.

E nada mais emblemático para mostrar brasilidade na nova identidade do que as cores da bandeira brasileira, verde, amarelo e azul, que representam nossa vida natural, nossas riquezas, nosso céu e mar. “Assim como essas cores destacam os elementos preciosos do nosso país, em nossa identidade de marca, elas também representam o valor que damos ao Brasil e as pessoas desse país, além da satisfação que temos de estar em todo o território nacional, facilitando a vida de todos os brasileiros, onde quer que eles estejam, do Oiapoque ao Chuí”, comenta Jean.

 

As referências ao escolher as cores foram:

Amar.elo – A cor faz referência ao elo que a Maria Brasileira forma como facilitadora com seus clientes, amigos, parceiros e os profissionais.

PessoAzul – A cor azul é essencial à vida, pois remete à água. Quando pensamos no essencial para a Maria Brasileira, pensamos nas pessoas. Portanto, o azul é para elas!

Verde.Vida – O verde está presente para entendermos o valor da vida. Oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas por meio da facilidade e cuidado é algo que a Maria Brasileira sempre lembra quando olha para a cor verde.

 

Dentre os principais conceitos envolvidos nos elementos da nova identidade visual, estão:

  • Uma pessoa sendo representada pela letra i;
  • A letra i está centralizada no telhado, que dá a ideia de lar e representa a proteção e a centralização das pessoas nas prioridades da Maria Brasileira;
  • Construída especialmente para a marca Maria Brasileira, essa tipografi­a é única e exclusiva da Marca Maria Brasileira. A fonte “Sua”, desenvolvida por um tipógrafo brasileiro conhecido como Fábio Haag, foi a escolhida para representar a Maria Brasileira em todos os seus materiais institucionais. Possui ótima legibilidade, grandes variações, e, por ser uma fonte nacional, valoriza a brasilidade;
  • A marca ainda conta com um elemento que é uma flecha apontada para cima, como uma “mensagem subliminar” de ser uma empresa que olha sempre para cima, pensando no futuro. Ao mesmo tempo, a humanização e a pessoalidade estão enraizadas no jeito de ser da Maria, com a consciência de que precisa estar sempre evoluindo e crescendo.

 

“Com quase uma década de vida, sentimos a necessidade de evoluir nossa identidade para que ela esteja à altura de representar todo o ecossistema que envolve a Maria Brasileira, que são as pessoas. Nosso DNA é facilitar a vida delas, e isso precisa ser percebido não apenas na prestação dos nossos serviços, mas em toda a nossa comunicação”, conclui Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.

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