Johnny Rockets comemora uma década de restaurantes no Brasil

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Johnny Rockets

Com a maior operação fora dos Estados Unidos, Johnny Rockets comemora uma década de restaurantes no Brasil

28/09/2023

Franquia Johnny Rockets importada pelo empresário Antônio Augusto de Souza, em 2013, precisou enfrentar um ‘clone’ para abrir as unidades no país e hoje ultrapassa 40 franquias

Com quase quatro décadas de operação nos EUA e uma no Brasil, a Johnny Rockets é uma rede de hamburguerias criada em 1986, na Califórnia, para o típico american dining.

Hoje, ultrapassa 350 restaurantes pelo mundo, sendo a versão brasileira a maior operação fora do país de origem, com 42 pontos de venda em nove estados e previsão de chegar a 50 até o fim do ano.

Em 2022, a rede somou R$100 milhões em faturamento, número que deve crescer 30% até o próximo dezembro.

A história da Johnny Rockets no Brasil começa oficialmente no fim de 2013, com as primeiras lojas abertas no Shopping Internacional de Guarulhos e Tietê Plaza, zona Norte de São Paulo.

Mas essa aterrissagem poderia ter acontecido ao menos uma década antes.

Master franqueado e responsável pela marca no Brasil, Antônio Augusto Ribeiro de Souza é um empresário com 30 anos no franchising.

Após liderar múltiplas unidades do McDonald’s, vínculo que encerrou em 2003, Souza procurou no mercado internacional novas opções para oferecer ao público brasileiro, momento em que identificou o potencial da Johnny Rockets.

“Foi amor à primeira vista: eu buscava uma experiência imersiva de ambientação, estilo e sabores americanos. Já eles estavam de olho na expansão para a América Latina.

Só não contávamos com o grande empecilho que enfrentaríamos”, explica Augusto, atual CEO da rede no país.

Para sua surpresa, o nome Johnny Rockets não pôde ser registrado no Brasil à época e nem a marca trazida facilmente.

Um restaurante semelhante em termos de proposta, decoração, logotipo e cardápio havia sido criado e registrado o nome da marca anos antes.

Com o impedimento para avançar, Augusto abriu mão do investimento e destinou atenção a outros projetos.

Somente em 2010, após a venda da marca americana para um fundo de investimentos, o empresário brasileiro encontrou o apoio necessário que lhe permitiu solicitar intervenção jurídica.

Os procedimentos legais duraram quase três anos até que a Johnny Rockets foi autorizada a se instalar no Brasil, tendo Augusto como ponto central na gestão e reporte à matriz americana.

Os locais escolhidos para as duas primeiras marcas foram tão estratégicos que as unidades seguem abertas como as mais antigas da Johnny Rockets no país.

“O Shopping Tietê Plaza fica próximo às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, duas das principais vias de acesso à cidade de São Paulo”.

 

Expansão e reposicionamento de marca

A repercussão e adesão foram tamanhas que logo a franquia se espalhou e hoje está presente na capital paulista e principais cidades do interior do estado, que concentra o maior número de lojas.

Além das unidades no Espírito Santo, Ceará, Paraíba, Amazonas e Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Disponível em municípios a partir de 200 mil habitantes, a Johnny Rockets trabalha com quatro modelos de negócio.

São eles:

  • Casual Dining, loja de rua ou shopping, com no mínimo 210m², ambientação completa, decoração imersiva nos anos 1950 e garçons dançantes;
  • Fast Casual, loja de shopping com área interna para mesas e menu completo de pratos e drinks, garantindo conforto e privacidade aos clientes; e
  • Express, loja para praça de alimentação e mesas compartilhadas, ideal para público rotativo e entregas rápidas.

 

Indicada para cidades e franqueados que já possuem algum dos modelos anteriores, há também a versão Johnny Go!, com cerca de 15m², perfeito para refeições “on the go”, que pode ser instalado em aeroportos, galerias, estádios de futebol ou mesmo em contêineres nas ruas.

O investimento inicial varia de acordo com o tamanho da unidade, podendo chegar a R$1,7 milhão, com faturamento médio mensal de R$350 mil, lucratividade média de 15% e prazo médio de retorno de 18 a 42 meses.

Este ano, a Johnny Rockets aposta na reformulação da marca, com novidades no cardápio, mas mantendo a qualidade no atendimento e sabor.

“Costumo dizer que nosso público é D, de Democrático.

Somos um lugar para casais, famílias e amigos.

Pessoas de todas as idades.

Queremos recuperar no brasileiro o prazer de realizar suas refeições sem pressa e viver o momento, curtir a experiência”, afirma Augusto.

Com quase 20 opções de hambúrgueres, além de pratos, porções, saladas, drinks, milk shakes e sobremesas, a marca investiu em variações veganas de doces e salgados.

“Desenvolvemos um lanche inteiro à base de quinoa, especiarias e soja, no qual ainda adicionamos picles, cebola grelhada, alface picada e tomate.

Como acompanhamento, o cliente pode escolher um delicioso milk shake de Oreo nas versões tradicional ou morango, ambos com ingredientes veganos”.

Para selar o compromisso com público amplo, a Johnny Rockets conta, ainda, com parcerias de gigantes do entretenimento, como WarnerBros, Paramount e Hasbro, para campanhas com bonecos colecionáveis nos próximos meses.

 

Fonte: Markable Comunicação

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