Franquia e tecnologia

14/08/2006

* Fernando Cofiel

Em constante atualização, a tecnologia sempre revela novidades para um mundo cada vez mais interligado. O sistema de franquia, por sua distribuição e operações desenvolvidas, em parte pela franqueadora e localmente pelas unidades franqueadas, revela-se amplamente beneficiado pelas novas ferramentas, sendo um dos primeiros setores a adotá-las.

Utilizado desde o surgimente da internet, o e-mail (correio eletrônico) continua sendo a ferramenta mais popular, facilitando a comunicação empresarial e também o relacionamento de pessoas dos mais diversos e distantes lugares. No franchising, a extranet é uma ferramenta amplamente utilizada para comunicação. Trata-se de um site privado que disponibiliza informações, ferramentas e serviços exclusivos para funcionários, fornecedores e franqueados, com maior segurança e confiabilidade na entrega e flexibilidade de conteúdos, podendo ser personalizado para cada usuário ou grupo de interesse. Uma aplicação bastante comum à extranet é o comércio eletrônico, conhecido como e-commerce.

Tanto o e-mail quanto a extranet são ferramentas assíncronas, ou seja, não exigem que as duas pontas (remetente e destinatário) estejam conectadas ao mesmo tempo. Porém, a demanda de comunicação cada vez mais intensa entre empresas e pessoas exige mecanismos de comunicação instantânea. Surgiram então os instant messengers (MSN e Skype, por exemplo), que se sofisticaram a ponto de oferecer até recursos de vídeo conferência.

Para os treinamentos a distância, existem tanto ferramentas assíncronas como síncronas. Os treinamentos podem ficar à disposição dos participantes para serem realizados a qualquer hora, contando com ferramentas como controle de freqüência e assimilação de conteúdos, sem a necessidade de deslocamentos e gastos com viagens e hospedagem, por exemplo. É uma das tecnologias que mais cresce atualmente.
Para treinamentos ao vivo, existem as salas virtuais, que permitem interação por meio da fala, envio de textos e mensagens. São recursos que possibilitam a visualização de apresentações e o compatilhamento de arquivos, e em suas versões mais sofisticadas, a utilização de vídeos e transmissões ao vivo, tal como uma vídeo conferência.

Uma das estrelas ascendentes é o VoIP (Voz sobre IP), que converge as redes de informática e telecomunicações, promovendo o tráfego de voz via rede de internet – por meio da digitalização da voz em pacotes de dados que trafegam pela rede e são convertidos em voz novamente no seu destino final, trazendo muitos benefícios, como a significativa redução dos custos de telefonia, podendo chegar a zero quando ambos possuem o equipamento.

Todas estas tecnologias, alinhadas com o conceito do negócio, permitem o desenvolvimento de uma rede ágil, pronta a responder e superar todos os desafios do mercado. Cabe aos franqueadores colocar tais ferramentas à disposição dos franqueados e contribuir com a capacitação para o uso em escala. Aos franqueados, fica o desafio de utilizar os recursos com eficiência. Se isso ocorrer, certamente haverá redução de custos e o conseqüente aumento de resultados dos negócios.

Fernando Cofiel gerente de Processos e TI da BIT Company Franchising.

Informações para Imprensa: Tel.: (11) 3266-6088 ramais 207 e 208 – Paulo Flores: (11) 9998-7043 e Denis Dana: (11) 9949-6535

Ex-Libris Comunicação Integrada: Av. Paulista, 509 conj. 602 – São Paulo – SP – CEP: 01311-000

Avaliação

NOTÍCIAS RELACIONADAS