Franquia é a porta de entrada para ser empreendedor

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia é a porta de entrada para ser empreendedor

Franquia é a porta de entrada para ser dono do próprio negócio em 2023

08/02/2023

Com o início do ano, os planos traçados na noite de Ano Novo começam a tomar forma.

Para quem planejou ser dono do próprio negócio, o segmento de franquias é uma boa oportunidade para realizar esse sonho.

Isso porque, uma franquia é um negócio testado e aprovado, que traz consigo toda a experiência e know-how de uma franqueadora e de uma marca já conhecida no mercado.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias ganhou ritmo no terceiro trimestre de 2022, e a projeção da receita anual que será divulgada nos próximos meses deverá superar a casa dos R$200 bilhões.

Então, se o sonho é ser dono de um negócio próprio e ter grandes possibilidades de crescimento, fique por dentro dos principais termos utilizados no franchising e das marcas que valem a pena investir!

Franquia: é o modelo de negócio formatado pela franqueadora, que traz a marca e todo know-how por meio de sua experiência e atuação no segmento.

Franqueado: é a pessoa física que é autorizada a operar uma unidade da franqueadora.

Franqueadora: é a proprietária da marca e de um modelo de negócio que utiliza o franchising para expandir.

Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora para interessados em tornar-se franqueado, contendo todas as informações exigidas pela Lei de Franchising 13.966/19.

Taxa de Franquia: valor pago pelo franqueado à franqueadora, esse pagamento se refere à concessão do direito de uso da marca e, ao mesmo tempo, à transferência de todo o know-how.

Taxa de Royalties: uma espécie de taxa para a franqueadora, que varia de acordo com as políticas de cada marca, sendo possível, inclusive, a isenção.

Conheça as marcas mais indicadas para se tornar franqueado :

Morana – maior marca de acessórios femininos da América Latina – com lojas bastante estáveis, tem rentabilidade duradoura e é uma das franquias que oferecem mais vantagens para empreendedores do setor de Moda.

Investimento inicial (Loja Tradicional): R$345 mil

Taxa de franquia: R$40 mil

Faturamento médio mensal: R$80 mil

Royalties: incluso no produto

Prazo de retorno do investimento: entre 24 e 36 meses – SAIBA MAIS

 

Royal Trudel – rede de franquias especializada em trudel, um doce de origem romena, eleito por 7 vezes o melhor doce de Gramado/RS. A guloseima conquistou o paladar dos brasileiros e já conta com mais de 50 lojas espalhadas pelo país.

Investimento inicial (Quiosque): R$150 mil

Taxa de franquia: R$42 mil (incluso no investimento inicial)

Faturamento médio mensal: não divulga

Royalties: 4% do faturamento bruto

Prazo de retorno do investimento: entre 18 e 30 meses – SAIBA MAIS

 

Budda Spa –  uma das maiores redes de spas urbanos do país, O Buddha Spa conta hoje com aproximadamente 70 unidades em várias cidades brasileiras, realiza cerca de 40 mil massagens por mês e oferece mais de 30 terapias aos seus clientes.

Investimento inicial – a partir de R$ 200 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital de giro: entre R$ 10 mil e R$ 50 mil

Royalties: 6% do faturamento

Prazo de retorno do investimento: de 12 a 36 meses – SAIBA MAIS

 

Depyl Action – No mercado há 26 anos, é uma rede de franquias que apresenta diversas soluções para gerenciamento de pelos e cuidados com a pele. Atualmente conta com cerca de 100 unidades em todo país e também na Venezuela.

Investimento total aproximado: de R$ 350 mil a R$ 550 mil

Taxa de franquia: R$ 80 mil

Faturamento médio: de R$ 50.000 a R$ 150.000

Royalties: 6%

Prazo de retorno do investimento:  de 20 a 36 meses – SAIBA MAIS

 

Nutty Bavarian – Famosa por suas castanhas glaceadas vendidas em quiosques instalados em shoppings, aeroportos e grandes varejistas, a rede tem mais de 110 unidades espalhadas pelo país, vendendo cerca de 40 toneladas de nuts mensalmente.

Investimento inicial: R$ 105 mil

Taxa de franquia – 40 mil

Faturamento médio mensal: R$ 36 mil

Royalties – 8% (4% Royalties + 4% Locação Equipamento)

Prazo de retorno: de 12 a 18 meses – SAIBA MAIS

 

Frango no Pote – Há dez anos no mercado, a rede é conhecida pelo frango frito com gostinho 100% brasileiro, possuindo atualmente cerca de 65 unidades em operação no país.

Investimento total aproximado: a partir de R$ 299 mil

Taxa de Franquia: R$ 50 mil

Faturamento médio: R$ 120 mil

Royalties: 5% do faturamento

Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses – SAIBA MAIS

 

FarMelhor – Fundada em Minas Gerais, hoje conta com escritório também em São Paulo, é uma rede de franquias do setor farmacêutico com mais de 235 unidades em operação em diferentes estados do país.

Investimento total aproximado: R$ 150 mil (lojas de conversão) e R$ 400 mil (novas lojas)

Taxa de Franquia: R$ 25.000 (conversão) e R$ 45.000 (nova loja)

Capital de giro: a partir de R$ 50.000

Royalties: R$ 1.350

Faturamento médio mensal: R$ 200 mil

Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 meses (conversão) e a partir de 30 meses (nova loja)  – SAIBA MAIS

 

Prudential: Maior seguradora independente no segmento de pessoas do Brasil, nasceu da Prudential Financial, uma das maiores e mais antigas instituições de serviços financeiros do mundo. Conta com cerca de 1,6 mil franqueados distribuídos pelo país.

Investimento inicial total:  R$ 45 mil incluso taxa de franquia, custos iniciais, equipamentos e capital de giro

Faturamento médio: em torno de R$ 20 mil, mas depende de cada franqueado

Prazo estimado para o retorno: inferior a 6 meses

Modelo: micro franquia ou franquia home based – SAIBA MAIS


Fonte: Content.PR/MD

 


 

Veja também:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS