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Food Service: Treinamento de boas práticas em tempos de Covid-19

22/07/2020

food service

No final do ano passado, em conversa com alguns empresários do setor de alimentação, era nítida a expectativa para 2020: novos modelos de negócios, expansão da marca, crescimento do food service, surgimento das dark kitchens, potencial de crescimento do delivery, entre outros temas estavam presentes no planejamento estratégico de diversas redes.

As dark kitchens uma das maiores apostas do ano, se tornou uma alternativa em meio à crise proporcionada pela Covid-19, inclusive para as redes de fast food que utilizaram o “restaurante fantasma” como suporte na venda para o delivery.

Essas cozinhas são adaptadas para oferecer refeições apenas para viagem, geralmente com serviços de entrega diretamente para o consumidor.

É inegável que fomos surpreendidos pela pandemia da covid-19 e precisamos encarar grandes desafios para o segmento de Food Service: reestruturar um negócio em meio a pandemia, com o cliente mais exigente, integrar a equipe de colaboradores e os manter comprometidos, intensificar os hábitos de higiene e procedimentos de boas práticas.

Em meio à crise, a rede Taco Bell Brasil elaborou um manual de boas práticas “Especial covid-19”, com referências internacionais, decretos regionais, webinars e e-books de associações do setor, artigos técnicos e outros diversos estudos disponíveis.

Foi iniciado então um atendimento especializado com foco em treinamentos.

Para quem atua no setor de food service, os procedimentos de higiene são uma constante, em alguns momentos por uma exigência das normas sanitárias vigentes, em outros momentos pela compreensão da marca sobre a importância do treinamento para manter os padrões de qualidade de produto, serviços e operacionais.

Neste momento as ações foram focadas nas orientações para equipe gerencial e de colaboradores de loja, sempre com uma postura acolhedora, proporcionando um ambiente leve, por meio de um treinamento interativo e dinâmico, afinal essa é uma oportunidade de proporcionar para equipe um espaço de descontração.

Higienizar as mãos! Não é novidade a importância deste hábito em nosso dia a dia. Sempre presente nos treinamentos de boas práticas, a higienização correta das mãos passa a ser protagonista e alcança uma visibilidade nunca visto anteriormente.

Mas quem disse que não é possível melhorar?

Aumentar a frequência da higienização, utilizar um timer de sinalização para equipe higienizar as mãos, elaborar um treinamento on the job mais efetivo, incentivar a interação dos colaboradores, são práticas que podem ser adotadas com facilidade, auxiliando  no processo de aprendizagem e na realização da medida mais importante para minimizar a contaminação e disseminação do coronavírus.

Entendemos que quando as pessoas compreendem o porquê, os procedimentos são mais efetivos garantindo resultados para entrega de um alimento seguro, de acordo com o padrão da marca e com a qualidade esperada pelo consumidor.

Vale a pena destacar que a valorização dos colaboradores que se mantiveram no dia a dia das lojas adaptando-se a essa realidade é algo que nos chama bastante atenção!

Neste momento praticar a empatia, ser resiliente e estender o compartilhamento de informações para a vida pessoal desse colaborador, bem como, para a sua família é algo extremamente importante. Em tempos de covid-19 a abordagem humanizada não é opcional.

Foi preciso inovar! Adequar uma loja durante uma crise, em meio a “chuva” de decretos e normas diferentes em cada município, requer também uma visão estratégica do negócio.

Aperfeiçoar o sistema de delivery, adequar embalagens, aplicar check list de saúde, adotar o uso de máscaras, implantar medidas para caso positivo de covid-19 e complementar as orientações com treinamentos online para equipe.

E, não para por ai! Agora o desafio é adotar medidas de prevenção na reabertura, onde o cliente não só entende, visualiza e exige as questões de higiene, mas também se torna fundamental no processo, sendo corresponsável na implantação das boas práticas.

 

Tatiana Campos / Agnes Curto

Tria – Consultoria e Treinamento

Agradecimento:  Taco Bell Brasil

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