Escolas de idiomas investem em qualidade para crescer

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Redes de cursos de idiomas investem em qualidade para crescer na crise

04/10/2016

DCI – Thaise Constancio – 28 de setembro de 2016

 

Juntas, as cariocas Brasas e Yes! têm mais de 200 unidades com aproximadamente 90 mil alunos em todo o Brasil e percebem espaço no mercado nacional para atrair novos franqueados e alunos

Em momentos de crise ou de prosperidade, investir em qualificação é sempre um diferencial para permanecer ou voltar ao mercado de trabalho. Por isso, cursos de idiomas do Rio têm investido em metodologias de ensino modernas e na expansão das franquias para atrair alunos.

As redes cariocas Brasas, que oferece cursos de inglês, e Yes!, com aulas de inglês e espanhol, adotam estratégias distintas de crescimento. A primeira chega aos 50 anos, com 55 unidades no Rio e em outros nove estados. Já a segunda se reformulou na última década e alcançou a marca de 150 cursos em funcionamento no Brasil.

Com 28 mil alunos, a partir de seis anos de idade, todos os franqueados do Brasas são ex-funcionários, como professores, coordenadores e diretores, habituados a aplicar a metodologia de ensino da rede. Hoje, são 33 unidades no Estado do Rio.

“Nosso negócio é oferecer aulas de inglês. Por isso, optamos por pessoas que já conhecem nossa forma de trabalho, nossa metodologia, e que querem preservar a qualidade das aulas. Estamos bem estabelecidos no Rio e agora temos planos para abrir franquias fora do estado”, avisa o diretor nacional do Brasas, Alexander Vieira.

Atualmente o Brasas mantém parcerias com os clubes Fluminense e Botafogo para ensinar jovens jogadores de futebol a se comunicar em inglês. Vieira conta que, nos últimos tempos, tem percebido aumento da procura de executivos e outros profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que querem melhorar a comunicação em inglês em um curto espaço de tempo.

“Em momentos de crise, temos uma procura maior porque as pessoas priorizam a qualidade do ensino e é nisso que apostamos. Estão dispostas a investir para retornar ao mercado de trabalho ou se estabilizar na posição que ocupam porque acreditam que o inglês é uma ferramenta para ajudar a superar o problema. Os pais também se preocupam com a educação dos filhos e os mantêm nos cursos”, afirma o diretor do Brasas.

Já a Yes! tem, hoje, 60 mil alunos no País, a maioria jovens, e 70 unidades no Estado do Rio de Janeiro. Desde 2006, a rede é presidida por Clodoaldo Nascimento, que era franqueado, comprou a marca e formatou o atual modelo de franquias. Ele tem investido na conquista de selos de qualidade, como da ABF-Rio e da revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, para expandir pelo Brasil.

Material didático

“Acreditamos que bom relacionamento e transparência são fatores muito importantes para nosso crescimento. Acompanhamos o franqueado até atingir o ponto de equilíbrio, período em que há mais trabalho a ser feito”, explica Nascimento. O investimento inicial é de R$ 100 mil, incluindo taxas de franquia, montagem da escola com equipamentos e capital de giro.

Yes! também aposta na produção de materiais didáticos próprios, criação do portal do aluno e inclusão de tecnologia em sala para atrair alunos. Com as melhorias, a rede busca abrir, em média, 25 novas unidades por ano. A maioria dos franqueados também são ex-professores da rede.

“Hoje as pessoas precisam se capacitar para se recolocar no mercado. Em um país em que apenas 5% da população fala outra língua e somente 1% faz testes de proficiência, o inglês se torna um diferencial. Temos um vasto mercado para atuar”, acrescenta o presidente da Yes!.

NOTÍCIAS RELACIONADAS