Empreender é um sonho do brasileiro, principalmente do jovem
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10 lições que aprendi empreendendo

19/09/2018

Empreender é um sonho do brasileiro, principalmente do jovem. Quando converso com quem é empresário há pouco tempo ou com interessados em ser donos de um negócio, ouço com frequência a pergunta: qual é o segredo para empreender certo? A minha experiência à frente da Tea Shop, a maior rede de chás gourmet do país, me ensinou que o primeiro requisito é ter paixão pelo que se faz. Não faz sentido investir tempo e energia em algo que não dá prazer.

Mas e depois de aberta a empresa, o que fazer? A verdade é que não existe receita de bolo. O que dá certo para um, pode não dar para o outro. Enumero a seguir 10 lições que aprendi empreendendo:

  • Bote a barriga no balcão

A primeira dica que dou é presença. Sabe aquele ditado: “O olho do dono engorda o gado”? Ele é muito real. A presença do dono é essencial para qualquer negócio. Mas presença não quer dizer “dar uma passadinha pra ver se está tudo certo”. É botar a barriga no balcão, fazer acontecer junto com a equipe, conhecer todas as pessoas envolvidas com a empresa, principalmente o cliente. Liderar não é mandar fazer, é fazer junto. Gestão a distância não funciona.

  • Cuide das pessoas

Outro aprendizado: 80% do segredo de um negócio são as pessoas. Não adianta ter uma estrutura linda, um produto maravilhoso, processos bem azeitados e estratégia definida se eu não tenho pessoas motivadas, capacitadas e felizes para levar adiante. É muito importante – eu diria que o principal de tudo – cuidar das pessoas. Lembre-se que a equipe tem a cara do seu gestor, então é importante que o líder esteja preparado e capacitado. Se eu quiser que o meu cliente seja bem cuidado, preciso cuidar bem daqueles que cuidam do meu cliente. É muito importante zelar pelas pessoas, para que estejam preparadas e motivadas, e também pelo clima de trabalho. E recompensá-las de modo justo, com benefícios adequados e remuneração por desempenho, que funciona bem.

  • Quer resultados diferentes, faça diferente

Se em tempos normais a gente não pode ficar de braços cruzados à espera do cliente, em tempos difíceis menos ainda. É preciso criar os atrativos para o cliente entrar no nosso estabelecimento. Dar motivação para ele voltar à nossa loja. É preciso usar a criatividade, buscar ações novas, envolver as pessoas, se mexer, correr atrás. Afinal, quem precisa de quem? A verdade é que nós precisamos do cliente.

  • Saiba onde você quer chegar e como

Uma coisa importante na vida pessoal – e o que dirá dentro de uma empresa – é definir metas e planejar. Se eu não defino onde quero chegar, qualquer caminho serve. E não é qualquer caminho que serve para a nossa empresa. Se na nossa vida pessoal definimos metas, como estudar, viajar, alcançar uma conquista profissional ou comprar algo, na empresa é a mesma coisa. É preciso ter objetivos claros, orçamento definido, saber quanto quero e devo vender, quanto posso gastar para atingir o resultado planejado. Mas não basta definir somente onde se quer chegar. É preciso saber como vou fazer para chegar lá. E para isso é preciso planejamento. Olhar a médio e longo prazo e fazer o planejamento com antecedência, para não ser pego de surpresa. Parece tão básico, tão bê-á-bá, mas muitas empresas não fazem isso.

  • Faça todas as coisas com disciplina

Um ponto extremamente importante e difícil de ver as pessoas fazendo: ser disciplinado. Uma vez que defino as metas e sei onde quero chegar, eu preciso ter disciplina para executar o planejamento que me propus. Disciplina em todas as coisas. E muita atenção aos detalhes, pois eles são fundamentais.

  • Cultive boas parcerias

Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Nunca vamos atingir o êxito na vida ou na empresa se nos propusermos a fazer algo sozinhos. Nunca vamos atingir nada sozinhos. Dependemos e precisamos das pessoas, por isso é extremamente importante fazer bons relacionamentos, criar boas parcerias, saber se comunicar e saber nutrir e cuidar dos relacionamentos. É uma questão de inteligência e sabedoria manter boas parcerias, seja com fornecedores, colegas, clientes, enfim, com todas as pessoas com quem você interage. Nem todas as pessoas pensam como a gente ou têm o mesmo ritmo que nós, mas é importante saber lidar com as diferenças e ter jogo de cintura. Afinal, são as pessoas que vão ajudar você a chegar onde você quer.

  • Seja um profundo conhecedor do que você faz

Não se vende aquilo que não se conhece. É fundamental conhecer profundamente aquilo que você vende e o ambiente onde você trabalha. É preciso estudar muito. Isto trará segurança, firmeza e credibilidade junto à sua equipe e ao seu cliente.

  • Nivele sempre por cima

Seja exigente. Nivele a sua régua sempre por cima, jamais por baixo. Busque a qualidade em tudo que você faz. Não aceite o “meia-boca”, pois de nota 7 o mundo está cheio. Seja exigente e busque sempre o melhor. Busque sempre a excelência em todas as coisas.

  • Dê atenção total ao cliente

Quem coloca dinheiro no seu bolso? Quem paga a conta no fim do mês? É o cliente. Então, atenção total a ele. Mas observação: muitas empresas cometem o erro de focar em trazer clientes novos e esquecem daquele que já é cliente. Ok, é importante promover ações e atrair novos consumidores, mas também é preciso fidelizar e dar atenção a quem já é cliente. Prestigie quem já prestigia você. E dê atenção total ao cliente, pois você só tem uma oportunidade com ele. Se falhar, provavelmente não terá outra. Promova sempre uma experiência inesquecível, pois comprar um produto é a coisa mais fácil do mundo – e a internet facilitou isso. A forma de fazer com que o cliente nunca esqueça de você é promover uma experiência indescritível, que fique no coração e na lembrança dele.

  • Seja otimista

E nos tempos de hoje, é recomendável uma dose grande de otimismo e de persistência. Todo mundo tende a ver o copo meio vazio, mas é preciso olhar para a metade cheia do copo. Deixe a crise e o pessimismo de lado e veja as coisas boas que acontecem ao seu redor. Não desista, vá atrás e tenha fé.

Michel Bitencourt
Diretor geral da Tea Shop no Brasil

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