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Ampliando seus lucros: conheça histórias de sucesso com franquias

06/03/2023

Para expandir sua carteira de investimentos, empresários apostam na segurança do franchising, seja em segmentos que tenham sinergia ou em áreas completamente diferentes

O sonho de todo empresário é ver seus investimentos rendendo e prosperando no mercado. E não é de hoje que a diversificação dos ramos de atuação é uma estratégia recomendada e adotada por empresas e empresários dos mais diversos portes na busca pela estabilidade, segurança e, por que não dizer, uma rentabilidade adicional.

Um dos setores procurados para essa diversificação é o Sistema de Franchising. O setor é um modelo de negócio bastante versátil e que pode ser aplicado a vários mercados. Por isso, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre o perfil de novos franqueados, 29% são de empresários que estão buscando novas oportunidades. Já 17,8% são investidores que, ao invés de apostarem somente no mercado financeiro, optam pela abertura de uma ou mais unidades de uma marca.

Resolveu investir ou ampliar seus negócios? Quer inspiração? Conheça histórias de sucesso de empresários que diversificaram seus negócios com franquias:

 

A necessidade é “mãe das empreitadas”

Empresários do segmento alimentício, há mais de 25 anos, em Rio Branco (AC), Mayumi Kadowaki Lemes e seu marido decidiram investir em outras áreas para diversificar os negócios. Com a economia local aquecida, o casal foi em busca de opções e optaram por uma operação da 5àsec. Entre os motivos que levaram à escolha se deveu não apenas à necessidade, como à insatisfação em relação à qualidade dos serviços prestados pelas lavanderias locais. A primeira unidade da marca aberta pela empresária foi em 2011 e, após quatro anos, Mayumi já havia aberto a segunda unidade na cidade.

“A ocasião para diversificar os negócios e investir em uma franquia era perfeita, pois a capital estava crescendo e o poder aquisitivo da população melhorando. Com uma equipe boa nas empresas, consigo conciliar bem as demandas das duas, monitorando as lojas, acessando sistemas e conferindo os resultados. Com isso, de onde estou administro simultaneamente todas as frentes de negócios. Hoje, além de termos reconhecimento com a empresa do segmento alimentício, somos referência no mercado de lavanderias na região”, comemora.

 

Empreendedorismo está no DNA da família

Empresários do ramo de materiais elétricos, os irmãos Kassius e Kássima Colpo foram os responsáveis pelo retorno da Água Doce Sabores do Brasil para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Admiradores da marca há muitos anos, eles frequentavam o restaurante e também eram fornecedores do antigo franqueado da rede na localidade. Kassius conta que sempre teve vontade de abrir um negócio na cidade para que os moradores pudessem ter um local para se divertirem à noite. Com o apoio da irmã e do cunhado, Gustavo Torres, sócios na empreitada, o empresário apostou em levar novamente a franquia ao município. A operação foi aberta em novembro de 2021, com objetivo de atender, não só os consumidores brasileiros, mas também os turistas que visitam a cidade devido ao cartão postal, que são as cataratas do Iguaçu.

“Estamos em um aprendizado constante, uma experiência nova, mas com o suporte de quem entende e acompanha o processo. Em busca de como fazer o melhor para o nosso cliente, estamos sempre ouvindo a experiência de outros franqueados que estão acertando e colocando em prática. Foz de Iguaçu é maravilhosa, próspera, só temos a agradecer a receptividade do povo iguaçuense e a parceria de gestão da franqueadora que nos acolheu e nos direciona sempre em todos os desafios”, comenta Kássima.

 

Dentista com veia empreendedora

Nascida no Kuwait e de família libanesa, Rana Seoud Pinheiro chegou ao Brasil aos seis anos. Formada em Odontologia e especializada em Implantodontia e Reabilitação oral, a dentista desenvolveu seu lado empreendedor ao ter contato desde jovem com os negócios dos pais. Criada em Minas Gerais, se mudou para Santarém (PA), para ser pioneira em sua área de atuação, mas sem deixar de lado o projeto de ter um negócio com foco no varejo. Há mais de 30 anos atuando em clínica odontológica, a empresária apostou no segmento de franquias em 2010 e, em 2019, se tornou parte da rede Calçados Bibi, marca que comercializa calçados para crianças de 0 a 9 anos.

“O sistema de franchising é um facilitador para quem quer diversificar os investimentos. Por se tratar de um modelo já testado, o empresário tem que gerenciar a operação e a responsabilidade de montar um bom time. Seguindo as diretrizes indicadas pela franqueadora, o sucesso é garantido aliado aos demais fatores”, comenta. Atualmente, a dentista administra 12 operações de franquias, sendo três da Bibi localizadas no estado do Pará e do Amapá. Além disso, no período da manhã, a profissional ainda atua em sua clínica realizando implantes e reabilitação oral.

 

A necessidade é a “mãe das empreitadas” II

Dono de um supermercado e disposto a diversificar os negócios, Fábio Galvão decidiu “se aventurar”, como ele mesmo diz, na construção de casas para revenda. No entanto, percebeu em sua cidade, Rondonópolis (MT), havia uma lacuna no mercado de locação de equipamentos. Em uma visita à ABF Franchising Expo, na capital paulista, em 2013, ele tomou conhecimento da existência da Casa do Construtor.

Ali estava o “match perfeito” e, após cerca de um ano de conversas e negociações, abriu a primeira unidade da empresa na cidade e, em 2021, inaugurou a segunda. Mas, segundo ele, há espaço para mais. “Rondonópolis é uma cidade com uma economia forte, baseada principalmente no Agronegócio e que vem crescendo muito. Prova é que a segunda, com apenas um ano, fatura tanto quanto a primeira. Temos alguns concorrentes menores que também apresentam bons resultados e isso me leva a crer que há, ainda, muito espaço para crescer. Não se pode ficar parado e achar que está tudo bem. É preciso sempre vislumbrar novos espaços e alternativas”, finaliza.

 

De uma barraca para um Grupo

A história empreendedora de Waldir Júnior começou ainda pequeno acompanhando os pais nas compras em São Paulo para o negócio da família em Senhor do Bonfim (BA). Em seu primeiro desafio profissional, Waldir era proprietário de uma barraca de sapatos na feira da cidade e negociou o local para ser trocado por um carro. Ali, começava a trajetória do Grupo JR com a abertura da sua primeira locadora de carros na cidade baiana. Hoje, o empresário é proprietário de um rol de franquias, dentre elas o Divino Fogão, localizado no River Shopping, em Petrolina (PE), além de continuar com as locadoras de veículos, loja de carro premium e sócio de um aplicativo local de delivery, presente em mais de 200 cidades espalhadas pelo Brasil.

“Sempre digo que para empreender precisa ter coragem, acreditar nos objetivos e traçar metas para conquistar um bom resultado. Com todos os negócios gerando renda e emprego para o Vale do São Francisco. percebi que precisava me capacitar. Foi assim que comecei a faculdade de Administração aos 30 anos. Os conhecimentos adquiridos foram essenciais para fortalecer minha confiança em busca de novas oportunidades, além de aprimorar os negócios já existentes e ampliar, de fato, o crescimento Grupo JR”, finaliza.

 

A necessidade é a “mãe das empreitadas” III — O desafio

Donos de uma construtora, em Juazeiro do Norte (CE), o casal de empresários, Marília e Carlos Alberto, acaba de abrir uma unidade da iGUi na cidade. Como engenheira civil, ela revela que foi uma necessidade que os impulsionou. “Costumávamos instalar piscinas de concreto armado nos projetos, mas a demora na execução e os custos começaram a ficar muito dispendiosos. Daí, pesquisamos e descobrimos as de fibra de vidro, que têm instalação mais fácil e rápida. No entanto, encontrar fornecedores que oferecessem um bom serviço foi um grande desafio. Depois de muito pesquisar, encontramos lojas Splash em Petrolina e Fortaleza. Fizemos amizade e eles nos deram ideia de abrir uma unidade da marca em Juazeiro do Norte”, conta.

O desafio foi aceito e, em meio a um cenário de incertezas durante a pandemia, em 2020, abriram uma loja da Splash na cidade. “Acredito que revolucionamos a venda de piscina na região, apesar das dificuldades impostas pelo lockdown. Com os negócios indo bem, durante um encontro com Filipe Sisson — fundador e CEO da iGUi –, revelamos, em tom de brincadeira, o sonho de abrirmos uma loja da marca no Cariri. E não é que ele topou a ideia e, em menos de dois meses, já estávamos trabalhando nos trâmites?”, diverte-se Marília.

 

Da massa de cimento a massa do pão…

Engenheiro Civil por formação, Elker Garroni, sempre empreendeu na área da construção civil, mas com o tempo e apoio de sua esposa que é arquiteta, resolveram diversificar nos negócios. Após muita pesquisa para diversificação de investimento para atuar em mais de um negócio, acabaram conhecendo o Instituto Gourmet. Atuando pela primeira vez no setor de franquias Elker e a esposa, estão achando a experiência muito positiva, por conta do modelo já pronto, do apoio que a franqueadora prestou até a abertura do negócio.

A veia empreendedora vem de família, já que seu pai possui além de também engenheiro civil, empreende nos segmentos de alimentação e lazer. “Meu pai e minha mãe já possuem seus negócios, e eu sempre ajudei. Como já fui professor universitário, o método de ensino do Instituto Gourmet e todo seu suporte nos fez decidir por investir nesse segmento”, conta. É um novo desafio, um cenário diferente, e com determinação Elker pretende expandir ainda mais a presença do Instituto Gourmet pela região mineira. “Está sendo desafiador, o processo é trabalhoso, mas tudo isso faz parte do empreendimento. Buscamos ampliar e trazer um diferencial para o sul de Minas, com aulas práticas, para quem busca um aprendizado de qualidade, com aulas presenciais”, finaliza Elker.

 

Família que empreende unida…

Terceira geração de uma empresa do ramo varejista que conta, atualmente, com 36 unidades, Fábio Inagaki junto com seus sócios familiares são responsáveis também por um grupo que tem diversas franquias de roupas e acessórios. Com o Grupo Yamcol — que começou as atividades com os avós do administrador de empresas na década de 1970 –, hoje com mais de 50 anos de história, a família Yamamoto ampliou o mix de empresas com a entrada da Milon nos negócios.

“Queríamos expandir nossa presença no Varejo, pois tínhamos outras franquias de atuação no universo masculino, feminino e de acessórios e relógios. Entendemos que era necessário ter uma marca que tivesse forte presença no segmento, voltada para o público infantil, e escolhemos a Milon por toda a história do Grupo Kyly e a qualidade dos produtos. Vivemos, então, os dois cenários do empreendedorismo. Um com um negócio iniciado do zero, com as diretrizes criadas pela família e o outro com as franquias, que contam com um modelo de negócio formatado que é traduzido em uma gestão mais fácil”, comenta Fábio. O empresário atua nas empresas junto com seu irmão Emerson Inagaki, diretor operacional, e seus primos Geraldo Yamamoto, presidente do grupo, e Eduardo Yamamoto, diretor de marketing e de expansão, além de contar ainda com a segunda geração do Grupo com o tio, Yozo Yamamoto, presidente de honra, e a mãe, Teiko Inagaki, como conselheira.

 

Negócios em família

A empresária Bruna Vasques Pereira, 29 anos, formada em Administração e nascida em São Paulo. Bruna, que desde cedo acompanhou a história de sucesso de empreendedorismo do seu pai, Oswaldo Pereira Júnior, 56, que sempre empreendeu em lanchonetes em universidades, viu uma oportunidade de negócio na área de franquia. “A ideia em empreender como franqueada sempre esteve presente e fui conversar com o meu pai, que também é meu sócio, sobre a oportunidade de expandir os negócios em outro formato. A empreendedora acredita que tenha muito a aprender e crescer com a franquia e o público pode esperar produtos de qualidade, opções diversas e atendimento de excelência. “Esperamos que a parceria com o Mr. Cheney seja de muito sucesso e a ideia é continuar expandindo os negócios e investindo cada vez mais em universidades com a franquia, pois acredito que seja um grande potencial, principalmente, por ser uma marca jovem e ter aderência com o público de universidades”, termina.

 

De dentista a master franqueado

Dentista por formação, Felipe Rodrigues, pode ser considerado um case e tanto quando o assunto é empreendedorismo. Com apenas 37 anos e seis como franqueado da Oral Sin — a maior rede especializada em implantes dentários do Brasil –, ele já detém o maior número de unidades da Marca, sendo 44 abertas.

Por conta disso, ele se viu obrigado a abandonar o consultório, criou o Grupo Gestão de Performances em Franquias (GPF) e se estabeleceu, de forma definitiva para dedicar integralmente a duas outras paixões além da Odontologia: a administração e a descoberta de profissionais que, assim como ele, tenham tino para os negócios e determinação para mudarem o status de “funcionário” para “sócio” de novas clínicas ainda a serem abertas.

Por: Fabíola França

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