Notícias das franquias
Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Centro de Apoio ao Trabalho auxilia na seleção de profissionais para o setor de franquia

26/09/2008

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) foi criado pela Prefeitura de São Paulo para fazer a intermediação de mão-de-obra, ou seja, aproximar e facilitar o contato entre os trabalhadores desempregados e as empresas que tenham vagas disponíveis.

A Associação Brasileira de Franchising e a Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo são parceiras nesse programa de capacitação de mão-de-obra, que inseriu o setor de franchising aos serviços oferecidos aos trabalhadores, ampliando as possibilidades de emprego, renda e desenvolvimento.

Por meio do acordo, a ABF faz a captação de vagas nos segmentos de franquia junto a seus associados e encaminha ao Programa São Paulo Inclui o número de vagas disponíveis no setor para a seleção de mão-de-obra junto aos CAT`s.

Recentemente as representantes do departamento de Recursos Humanos das redes Data Byte, Irene de Souza e, da Oficina Brasil, Silvia Morgante, juntamente com Rodrigo Faria, do departamento de relacionamento da ABF, estiveram no posto do CAT no bairro da Luz para conferir os principais serviços oferecidos aos empresários e moradores da capital e discutir novas formas de estreitar ainda mais a parceria.

O CAT Luz é um posto de serviços multifuncional preparado para atender 2.500 pessoas diariamente. Nos quatro andares do prédio estão disponíveis 24 salas de aula equipadas para qualificação profissional em diversas áreas, auditório para palestras com capacidade para 150 pessoas e atendimento diferenciado para deficientes físicos, que também podem contar com espaço próprio para qualificação profissional.

O grupo pôde presenciar centenas de candidatos de diferentes idades participando de processos seletivos.  `Atendemos diariamente em torno de 600 a mil pessoas em busca de uma colocação profissional`, afirmou Pedro Barizon que juntamente com Mara Ligia Kiefer, do departamento de Parcerias da Secretária Municipal do Trabalho, receberam o grupo no posto de atendimento.

Como forma de incentivar ainda mais essa parceria, as redes presentes no encontro trocaram sugestões e firmaram o compromisso de manter o banco de dados das vagas sempre atualizado junto ao CAT. Outro compromisso assumido frente à unidade visitada é que as empresas utilizarão o centro de apoio da Luz para convocação e processos seletivos de acordo com a proximidade do local do candidato. As empresas informarão o perfil do profissional desejado para cada vaga indicada.

Na opinião de Silvia Morgante, da Oficina Brasil, a participação das redes é importante não só pela colaboração pública, mas porque também é beneficiada. `Otimizamos o tempo e agregamos em um único lugar informações sobre o perfil desejado e recebemos candidatos preparados para participar do processo de seleção`, completa Silvia que além das oportunidades de vagas que serão abertas, mais de 100 até o final do ano, fará uso das instalações do CAT Luz para realizar palestras e cursos para estes candidatos.

O setor de franquia já contabilizou quase 300 vagas usando o sistema dos diversos CATs. Atualmente, a Multipark está com cerca de 40 vagas abertas e conta com os centros de apoio ao trabalhador para divulgar as oportunidades. A rede Espetinhos Mimi, também, aderiu ao uso do CAT. `Vamos abrir até o final do ano mais de cinco vagas na área de produção e estamos usando os serviços dos postos para selecionar estes candidatos`, afirmou Carlos Alberto Bonança, responsável pelo RH da empresa.

A Vivenda do Camarão acumula mais de mil vagas compartilhadas com os CATs. `Usamos constantemente, recebemos muitos candidatos e filtramos aqueles com o perfil da vaga, é uma ferramenta que nos ajuda bastante na contratação`, afirma Elisete Domingues, assistente de RH da rede de restaurantes. A empresa está em fase de expansão e prevê a abertura de aproximadamente 100 vagas até o final do ano.

Além de intermediar a mão de obra e capacitar os candidatos para as vagas, o CAT oferece gratuitamente serviços de habilitação do seguro e atendimento personalizado por meio de convênios firmados com o SESCOM e o SEBRAE, para auxílio na organização de gestão nas áreas contábil, fiscal e administrativa. Também são oferecidos empréstimos para pequenos e micro-empreendedores de baixa renda, pelo sistema de Microcrédito da Prefeitura, operado pela São Paulo Confia, além do apoio gerencial gratuito para quem deseja abrir ou ampliar seu negócio.

Serviço:
O Centro de Apoio ao Trabalho – CAT Luz, fica na Avenida Prestes Maia, 413, próximo à Estação da Luz, no Centro de São Paulo (SP) – Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. Consulte outros endereços no site 
www.capital.sp.gov.br

As redes interessadas em mais informações sobre o funcionamento do sistema de seleção de candidatos devem entrar em contato com a ABF no telefone (11) 2503 0852, com Rodrigo Martins.

NOTÍCIAS RELACIONADAS