Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Café Jurídico na ABF aborda internacionalização de franquias

02/07/2009

A ABF realizou em sua sede no último dia 30 de junho, o Café da Manhã Jurídico. O tema desta edição, `Internacionalização de Franquias`, foi apresentado pelos advogados Andrea Oricchio Kirsh e Maurício Costa, do escritório Cunha, Oricchio, Ricca e Lopes Advogados e Morse Advogados Associados. Cerca de 30 pessoas participaram da apresentação.

Durante a palestra a dupla de advogados abordou os aspectos legais da internacionalização passando pelas questões de mercado, legislativa, de patrimônio intelectual, planejamento financeiro e documentos jurídicos. Os palestrantes também explicaram o passo a passo da realização de um projeto de internacionalização, bem como os trâmites do contrato de exportação e os valores aproximados das marcas estrangeiras.

O caso da rede Chilli Beans, que possui mais de 240 pontos de venda espalhados no Brasil, EUA, Portugal, Panamá e Emirados Árabes (em negociação), foi usado como modelo de expansão internacional. Oricchio e Costa alertaram os participantes para a importância de se fazer uma investigação prévia do mercado alvo, por meio de um questionário a ser respondido antes de implantar unidades em determinado país. Eles também deram dicas sobre os riscos e cuidados que o franqueador deve ter ao realizar a expansão.

Segundo Andrea Oricchio, esse ano a cautela com a seleção dos países-alvo e dos parceiros estrangeiros aumentou, com a crise na economia mundial. E os franqueadores brasileiros, também mais amadurecidos, percebem tratar-se de um recomeço, um novo projeto. `A experiência bem sucedida aqui no Brasil não é garantia de igual sucesso lá fora se não reconhecermos que as diferenças de cultura, distância e língua podem exigir algumas adaptações do modelo de negócio necessárias ao bom desemepenho do projeto internacional`, concluiu a advogada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS