Busca por novas receitas atrai cada vez mais franquias para o exterior

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Busca por novas receitas atrai cada vez mais franquias para o exterior

04/05/2016

A franquia com maior participação fora é a iGui Piscinas (19,7% do capital internacionalizado). Na sequência está a locadora de veículos Localiza (10,9%) e a varejista de moda Dudalina (6,8%)

Com o mercado brasileiro em momento instável, o interesse de franquias brasileiras em atuar no exterior cresceu. A previsão é que 30 empresas nacionais passem a operar no exterior, tentando fugir da instabilidade econômica. Lá fora elas buscam expansão mais rápida e novas receitas.

Hoje, a franquia brasileira com maior participação no exterior é a rede iGui Piscinas, que possui 19,7% do seu capital internacionalizado. Na sequência, estão a locadora de veículos Localiza (10,9%) e a varejista de moda Dudalina (6,8%).

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias nacionais que passaram a atuar em outros países pulou de 106, em 2014, para 134 no ano passado. Até o final deste ano, a entidade acredita que outras 30 empresas nacionais passem a operar no exterior.

“Buscar expansão faz parte do DNA do franchising, mas claro que essas empresas também querem aumentar suas receitas. Essas duas questões atribuem valor à marca e, naturalmente, passam a incentivar a própria expansão no mercado em que ela se instala”, como informa o diretor internacional da Associação Brasileira, André Friedheim.

Estados Unidos

Atualmente, o mercado que mais recebe franquias brasileiras é o norte-americano, onde 37 empresas nacionais já contam com lojas abertas. Em seguida, aparecem Paraguai (25) e Portugal (21). No total, o franchising nacional atua hoje em 53 países, com 1.080 estabelecimentos.

“Exceto os Estados Unidos, que atraem pela contundência de um mercado altamente consumidor, os outros dois países atraem pelas questões culturais e facilidades linguísticas”, diz Friedheim. No vizinho sul-americano, vale lembrar, parte da população aprende o português para trabalhar ou migrar para o Brasil.

Quem estará em breve em Orlando, no estado da Flórida, em território estadunidense é a rede Fast Açaí, que anunciou a abertura de duas lojas na cidade e outra, também prevista para este ano, em Miami. Como noticiado anteriormente pelo DCI, nas últimas semanas três marcas anunciaram que abrirão lojas fora do Brasil. A sorveteria Los Paleteros está migrando para a França, especificamente para as cidades de Paris e Marselha, onde os sorvetes da marca serão vendidos em supermercados. Já a Nutty Bavarian, especializada em grãos torrados e glaceados, está partindo para Orlando. A entrada da companhia ocorrerá através de um quiosque.

“No segundo semestre nós vamos inaugurar um escritório em Miami. Lá, as empresas interessadas em operar no exterior poderão se instalar e entender primeiramente como funciona o mercado norte-americano, tanto em aspectos de consumo, como legais. Elas terão um custo irrisório para estar lá com a gente. É uma parceria nossa com a Apex”, afirma Friedheim.

Para isso, no entanto, o diretor diz que antes de iniciar o processo de internacionalização a empresa deve fazer um planejamento amplo. “A primeira coisa que a marca deve fazer é exportar o seu produto, testá-lo nesse mercado. No segundo momento, caso veja o primeiro dar certo, ele deve instalar uma loja, o que pode ser feito com um parceiro local. Só a partir daí a franquia deve iniciar o processo de busca por investidores”, indica.

Capacitação

No início do ano, a ABF fechou uma parceria com a Fundação Dom Cabral para criar um programa de internacionalização que capacite os empresários do franchising brasileiro montarem seus negócios em outros países. Ainda não há, entretanto, uma data para que o “curso” seja oferecido.

“Além disso, estamos sempre visitando feiras internacionais em que levamos os executivos para conhecer as estruturas e eventos do franchising de fora [do País]. Nós nunca saímos do Brasil sem, ao menos, marcar reuniões com prospekts [possíveis investidores] no exterior”, conta o diretor.

A ABF consolidou também uma parceria com a International Franchise Association (IFA) para trazer ao Brasil cursos de adaptação desenvolvidos para o setor de franquias em que o objetivo é capacitar o empresário para receber os consumidores da nova geração, chamados de millenials.

De acordo com a entidade, a próxima missão está marcada para o final deste mês, quando acontece a Franchising Retail & Expo, na cidade de Bologna, na Itália.

No Brasil, o faturamento do setor de franquias chegou a R$ 139,6 bilhões em 2015, o que representa um crescimento de 8,3% em relação a 2014, quando o resultado foi de R$ 128,9 bilhões, segundo a ABF. A expectativa é de que o setor mantenha o ritmo de crescimento neste ano.

DCI – Sammy Eduardo – 15/04

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