Black Friday 2018: como as empresas podem aproveitar

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Black Friday 2018: como as empresas podem aproveitar

12/11/2018

Confira se você está com a informação correta: a Black Friday 2018 está marcada para o dia 23 de novembro. E, como desde 2010, ano de seu lançamento no Brasil, a data vem sendo comemorada em vários setores do varejo, e-commerce e, claro, das franquias. Só para você ter uma ideia, de 2016 para 2017 o evento aumentou 14%, o que corresponde mais de R$ 2,1 bilhões para a economia. Número expressivo, certo?

Agora, é bom falar que o Black Friday é hoje um dos eventos mais importantes do ano para as marcas brasileiras. Como ele antecede em poucas semanas o Natal, muitos consumidores aproveitam para garantir os presentes de amigos e familiares, mas ainda assim muitos apenas querem aproveitar os preços de produtos com até 70% de desconto.

No e-commerce, por exemplo, o crescimento do ano passado chegou a 13%. E para 2018 a grande expectativa é que haja um aumento de 16% nas vendas, o que significa quase R$ 3 bilhões. De olho nesse lucro, as franquias devem se preparar e fugir de problemas que, infelizmente, ainda acontecem todos os anos.

Os principais cuidados a tomar são:

Ofereça só o que puder vender

Se tem algo que faz com que você perca consumidores é prometer algo e não cumprir. Muitas lojas, de franquias ou não, chegam a oferecer milhares de produtos em ofertas incríveis, mas na hora do cliente as receber esse dia nunca chega.

O resultado? Uma espécie de overbooking das vendas que pode levar o nome da sua marca para a lista negra da Black Friday. Então, antes de fechar exatamente o que a sua franquia vai vender, confira se a quantidade realmente condiz com o que tem em estoque!

Entregue com a mesma rapidez de sempre

Você sabia que muitos clientes repetem a seguinte frase: “ah, mas eu comprei durante a Black Friday, então vai demorar bastante para receber meu produto”? Pois é! Isso é o que já ficou no imaginário das pessoas e pode contar negativamente para o seu negócio.

Sabemos que você receberá muitos pedidos, mas, é importante honrar com a mesma qualidade de sempre e entregar tudo até a data prometida. Quer uma dica? Se puder contar com a ajuda de uma equipe extra para surpreender o cliente e entregar a mercadoria em poucos dias, não hesite em contratar.

Afinal, ninguém quer perder pontos positivos com os clientes e pode ter certeza de que essa boa experiência vai gerar frutos para você, seja fidelizando o consumidor ou até mesmo sendo indicado para outras pessoas.

Lance promoções imperdíveis

A Black Friday existe para pegar aquele consumidor pelas mãos e encantá-lo com preços irrecusáveis. Tendo isso em mente, dê uma forcinha a mais para o seu negócio e crie combos e promoções que farão seus clientes, literalmente, comprarem assim que virem.

Para que isso dê certo, pense seriamente em ações de marketing pré-evento. Ou seja, comece a lançar pitadas do que vem pela frente, com algumas dicas para as pessoas se programarem e ficarem com aquela informação na cabeça. Use as redes sociais para isso, elas são ótimas aliadas em ocasiões como essas!

Tenha um canal de atendimento eficaz

Outro detalhe superimportante é a comunicação com o cliente. Durante a Black Friday, por exemplo, ele pode ter dúvidas ou reclamações e vai sentir a necessidade de falar com o atendimento da sua empresa. Portanto, se ele não conseguir contato, isso não será nada bom para os negócios.

O ideal é que você tenha um bom canal de atendimento ou, se possível, vários canais. E aqui vale de tudo: e-mail, telefone, chat, WhatsApp, Messenger e por aí vai. Deixe uma boa equipe de prontidão durante esses dias para que nenhum cliente se sinta menos importante ou desvalorizado.

Quanto mais atenção e acompanhamento você tiver nas suas vendas, mais chances sua franquia tem de conquistar o consumidor e ter um ótimo retorno para o caixa.

Por fim, não se esqueça de que a marca que você aposta pode ter programado algo especial para a data. Vale a pena conferir se eles têm algum suporte extra para a ocasião ou se até mesmo estão programando treinamentos para os franqueados. Estar preparado nunca é demais.

* Diretora e consultora da GSPP São Paulo. Graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social com especialização em Educação em Saúde Pública pela USP.Possui curso completo de Conhecimento Avançado de Franchising pela ABF.A executiva contabiliza 24 anos de experiência como franqueada da SOS Tecnologia e Educação e 10 anos como franqueada do Instituto Embelleze

*Mercia Machado Vergili

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