Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF marcou presença na Recon Latin América, no México

18/04/2011

A ABF participou pela segunda vez da Recon Latin America, o mais importante encontro latino americano da indústria de shopping centers. O evento, ocorrido na Cidade do México nos dias 11, 12 e 13 de abril, reuniu cerca de 600 profissionais ligados ao setor, representando 20 países.

A ação faz parte do acordo celebrado entra a ABF e o ICSC (International Council of Shopping Centers) e que visa a troca de experiências e o intercâmbio de informações entre as entidades. A ABF e a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) também aproveitaram o encontro para estreitar o relacionamento entre as duas associações e discutir ações conjuntas que beneficiem os dois setores. Tanto o ICSC quanto a Abrasce estarão presentes com estandes institucionais na ABF Franchising Expo 2011, de 8 a 11 de junho, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

A associação foi representada pelo gerente de relacionamento, Rogério Feijó, que acompanhou as principais discussões que envolvem o mercado de shopping center, além de prestar atendimento no estande institucional da ABF.


Da esquerda para a direita: Rogério Feijó (ABF), Jorge Lizan (Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios do ICSC), Priscilla Leão (Shopping Leblon) e Mônica Vianna (Abrasce).

Segundo Feijó, a franquia ganha cada vez mais espaço e prestígio dentro dos empreendimentos, principalmente pelas características inerentes ao sistema. `Fomos procurados pelos principais operadores de shoppings da América Latina, interessados em atrair as franquias brasileiras. Além disso, mantivemos contato com investidores que estão em busca de oportunidades de negócio na região, destacando as áreas de serviços, beleza, educação e moda.`

Durante o encontro ficou novamente evidenciado que o Brasil é a `bola da vez`. Em praticamente todas as apresentações o país foi citado como a grande potência da região e um grande mercado de oportunidades. A mais importante rede de cinemas do México (contam com mais de 2.300 salas em 252 complexos) e já presente no Brasil, elegeu o país para desenvolver um ambicioso plano de expansão. Munido de pesquisas recentes, o executivo da Cinépolis, Carlos Martinez Torres, afirmou que expectador mexicano frequenta quase duas vezes mais as salas de cinema do que o brasileiro e vê na oferta de diferenciais a estratégia para atrair cada vez mais o público para as suas salas no Brasil. Carlos afirmou que este ano alguns de seus cinemas no país contarão com a novidade do sistema 4D.  

Um dos painéis apresentados durante o evento tratou dos desafios que a indústria de shopping centers tem enfrentado para continuar crescendo. E países como Chile, Peru, Colômbia, Honduras, México, Venezuela e Brasil foram unânimes ao afirmar que o setor está em franco crescimento, com projetos de expansão e de abertura de novos centros comerciais em execução.  Segundo o representante peruano, estão previstos 40 novos shoppings no país nos próximos 3 anos, embalados pelo crescimento econômico.

Por outro lado, um grande desafio será a capacidade que estes novos empreendimentos terão de atrair novas operações de varejo, o que certamente favorecerá o setor de franquias. O representante do Chile disse que o caminho é buscar novidades em outros países.

Por fim, se o ritmo de crescimento dos shoppings na América Latina está lastreado por capital abundante, todos foram unânimes ao afirmar que a grande ameaça está na escassez de capital humano, com baixa oferta de mão de obra qualificada para assumir as oportunidades de emprego abertas pelo setor.

Ainda durante a convenção foi realizada uma premiação do setor de shopping centers na América Latina. Este ano, quatro empreendimentos brasileiros foram premiados:  ParkShopping, de Brasília;  BarraShopping Sul, de Porto Alegre; Shopping Leblon, do Rio de Janeiro e Grupo Ancar Ivanhoe, por ações de marketing e design em seus shoppings.

Para Feijó o evento deu uma mostra de como a indústria do shopping center está desenvolvida na América Latina, com empreendimentos premiados por seus projetos arquitetônicos revolucionários e com forte apelo de sustentabilidade, conforto e bem estar. Além do Brasil, receberam reconhecimento shoppings colombianos, mexicanos, argentinos, equatorianos e venezuelanos, dentre outros países.

Empresários brasileiros de diversos setores marcaram presença no evento, entre eles Carlos Rótulo, do Ibope, Marcelo Carvalho, do Grupo Ancar-Ivanhoe, Marcos Saad, da REP Centros Comerciais, Alexandre Dias, do Outlet Premium São Paulo, Manoel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima e Luiz Alberto Marinho, da BrandWorks mostraram porque o setor de shopping center no país vem se destacando no cenário internacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS