Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF entrega o Prêmio ABF Destaque Franchising e SEF 2011

29/04/2011

A ABF realizou, no dia 28 de abril, a tradicional festa de entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising e do Selo de Excelência em Franchising (SEF), no O Leopolldo, em São Paulo. A noite de gala do franchising brasileiro contou  com a presença de mais de 600 convidados.

A premiação é concedida anualmente pela associação aos profissionais que mais se destacaram na prática do franchising. O Prêmio é dividido em cinco categorias – Franqueador, Franqueado, Jornalismo (Jornal e Revista), Trabalho Acadêmico e Parceiro do Franchising.

`O setor tem muito o que comemorar, tivemos um ano excelente`,  afirmou Ricardo Bomeny, presidente da ABF,  no discurso de abertura, referindo-se aos números obtidos pelo setor em 2010. O segmento de franquias do Brasil encerrou o ano passado com um crescimento de 20,4%, em relação ao ano anterior. O faturamento total das franquias alcançou no ano passado a marca de R$ 75 bilhões.

O título de Franqueador do Ano foi concedido à tradicional rede de restaurantes Vivenda do Camarão, representada pelo seu Diretor-Presidente Fernando Perri. `Ficamos muito honrados pela conquista desse prêmio, pois para nós estar em sintonia com os preceitos do franchising divulgados pela ABF é essencial`, declarou.

Na categoria Franqueado, o vencedor foi Renato Munhoz, da rede Água Doce Cachaçaria, unidade de Ribeirão Preto, pelo case Projeto Piloto Colaborador Padrão (PPCP), que premia funcionários com remuneração variável, conforme cumprimento de metas básicas, que foi implementado com sucesso nas suas lojas. `Estou muito feliz pelo reconhecimento e por poder contribuir com ideias para o desenvolvimento do setor`, afirmou.

Na categoria Trabalho Acadêmico, o vencedor é Batista Salgado Gigliotti com o tema Transferência de Conhecimento nas Franquias Brasileiras, dissertação de mestrado em administração defendida na Fundação Getúlio Vargas. O trabalho buscou analisar de que forma essa transferência ocorre nas marcas brasileiras, identificando os principais desafios enfrentados pelo franqueador e pelo franqueado nessa ação.

Na categoria Parceiro do Franchising, o homenageado do ano é Maurício Lucena do Val, diretor da Secretaria de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 Já na categoria Jornalismo os vencedores foram: Jordana Viotto, com a matéria Brasil Planeja Expansão de Franquias para os EUA, publicada em outubro de 2010 no jornal Folha de São Paulo, na categoria Jornal. Na categoria revista, os jornalistas Katia Simões e Wilson Gotardello Filho que juntos assinaram a matéria Como Escolher a Franquia Ideal para Você, publicada em março de 2010 na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios foram os ganhadores.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão que avalia o compromisso com o aprimoramento e a disseminação do sistema de franchising.

Compromisso com a excelência

A cerimônia de premiação foi marcada ainda pela entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF). O Selo mais uma vez bateu recorde de inscritos com 156 participantes e a chancela foi entregue a 137 redes, sendo que 38 receberam o Selo pela primeira vez.

O SEF representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e visa estimular a melhoria do nível de atuação das empresas por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo dessas empresas perante o sistema de franchising.

Como de costume, a chancela foi dividida em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no Franchising: Categoria Pleno, para marcas com mais de dois anos de atividade e com 10 ou mais franqueados; Categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados, e a Categoria Máster, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados.

Cada categoria premiou a rede que mais se destacou dentro do grupo. Este ano, a vencedora do prêmio destaque da categoria Máster foi a rede de fast food McDonald`s. . A rede de ensino e idiomas Influx English School conquistou o prêmio pela categoria Sênior. Na categoria Pleno, a vencedora foi outra rede de ensino de idiomas, a Minds English School.

Para obter a chancela do Selo, os associados franqueadores passaram por um rigoroso processo de avaliação. O Selo tem validade de um ano, podendo ser renovado ou cancelado a qualquer momento. O critério utilizado pela ABF na concessão considera aspectos éticos e técnicos do franchising.

Empresas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2011, por ordem alfabética. Em destaque as que receberam o SEF pela primeira vez:

Categoria Master Categoria Senior Categoria Pleno
5 À SEC
ÁGUA DOCE CACHAÇARIA
AREZZO
BOB`S
CARMEN STEFFENS
CASA DO PÃO DE QUEIJO
CCAA
CHINA IN BOX
CNA
CONTÉM 1G
DEKRA-LINCES
EMAGRECENTRO
ESCOLAS FISK
FLASH COURIER
GIRAFFAS
HABIB`S
HERING STORE
KOPENHAGEN
LOCALIZA
McDONALD`S
MICROCAMP
MONTANA GRILL
MULTICOISAS
NUMBER ONE
O BOTICÁRIO
ÓTICAS CAROL
PBF
PORTOBELLO SHOP
REI DO MATE
RESTAURA JEANS
SKILL
SPOLETO
SUBWAY
THE KIDS CLUB
WIZARD
YÁZIGI
YES RENT A CAR
DEPYL ACTION
DIVINO FOGÃO
FLYTOUR
IMAGINARIUM
INFLUX
INSTITUTO EMBELLEZE
JIN JIN
MEGAMATTE
MMARTAN
MOLDURA MINUTO
MORANA
MR. CAT
MR. PRETZELS
NUTTY BAVARIAN
ONODERA
PATRONI PIZZA
PEOPLE COMPUTAÇÃO
PREPARA CURSOS
PUC
PUKET
QUALITY LAVANDERIAS
QUIOSQUE CHOPP BRAHMA
ROASTED POTATO
S.O.S COMPUTADORES
SANTA LOLLA
SCALA
SORRIDENTS
UNS IDIOMAS
UPTIME
VIA UNO
VITA DERM
WORLD TENNIS
YES! – CURSO DE IDIOMAS
100% VÍDEO
ALL
ASTRAL
CASA DO CONSTRUTOR
CARRINHO CHOPP BRAHMA
CEBRAC
CHILLI BEANS
CHOPP BRAHMA EXPRESS
CI
CITY SHOES
ABC
ACTION COACH
ALPHAGRAPHICS
ANDARELLA
AUXILIADORA PREDIAL
BALONÈ
BEBELU SANDUÍCHES
BIG X PICANHA
CAMARÃO & CIA
CAPODARTE
CASA DA EMPADA
CENTRO AUDITIVO TELEX
CENTRO BRITÂNICO
CETELBRAS
COIFE ODONTO
DOMINO`S
DRESS TO
EMPORIONAKA
ESPETINHOS MIMI
EXPERIMENTO
EXTREME
GENDAI
GRILETTO
HAVAIANAS
HOPE
IEBEU
KONI
LANCHÃO & CIA
LEARNING FUN
MEMORIAL SAÚDE
MINDS ENGLISH SCHOOL
MR. MIX
ORTODONTIC CENTER
PARK IDIOMAS
DUMOND
FASTFRAME
PELLO MENOS
PHARMAPELE
POLIPLÁS
POSTNET
RAGAZZO
RAINHA DAS NOIVAS
RECARGA EXPRESSA
REDE BRASIL DE VEÍCULOS
RISOTTO MIX
SAFE CLEAN
SALAD CREATIONS
SPEDINI
STAR POINT
SUPERA
TEVAH
TIP TOP
TRAINERTEK
TRÓPICO SURF
UNCLE K
VIA DIRETA
VIVENDA DO CAMARÃO

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos. 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS