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ABF debate o valor da marca através do Design

25/11/2008

Dando o pontapé inicial ao acordo estabelecido durante a ABF Franchising Expo deste ano, ocasião em que foi assinado um protocolo de intenções entre a ABF e o Retail Design Institute/RDI, uma das mais prestigiadas instituições internacionais de design e planejamento para varejo, a associação reuniu no último dia (25/11), em sua sede, mais de 30 convidados para o Encontro ABF – Franquia, Marca & Design: Criando valor de marca através do Design Innovation.

O encontro contou com a presença do Presidente da Seragini Design e Diretor de Educação do RDI, Lincoln Seragini, que falou sobre como chegar do produto à marca; como construir a oferta genuína de marca, como a inovação tornou-se uma categoria de gestão revolucionária e o design como instrumento de libertação das empresas para enfrentar a crise, além de abordar a originalidade e percepção de identidade de uma empresa.

Bastante desenvolvida na Europa e EUA a pesquisa de design estuda a relação entre as pessoas e os objetos projetados pelo design: produtos, imagens e ambientes. No Brasil começa a tomar a atenção que merece, mas a pergunta freqüente é como gerar e gerenciar idéias e com isso inovar?

Segundo o especialista, no Brasil de hoje, menos de 2% das empresas podem ser consideradas inovadoras. Este momento de crise é propício para exercitar a criatividade. `Estamos vivendo o período da inteligência criativa, que é de onde virão os novos empregos e o crescimento do País`, afirma. O executivo  destaca ainda, que não restam mais dúvidas de que o design e a  inovação chegaram ao topo das preocupações empresariais.

Para o executivo, o design esta evoluindo para um novo campo – design innovation – que simboliza as experiências do consumidor: informação, interação, produtos, ambientes e serviços que requerem cada vez mais inovação.

O conceito da  experiência da marca  é que abriu as portas para este novo pensamento de design. As experiências do consumidor em relação à marca vão além dos produtos e serviços que a empresa oferece. `Quem não tem marca não tem patrimônio. O design predomina por que é através dele que se cria e materializa as experiências`, conclui Seragini.

Na ocasião, Alfredo Farme, sócio da Seragini Design, apresentou cases de marcas no qual este conceito foi trabalhado buscando interagir com o consumidor de maneira eficiente, como é o caso da rede Amor aos Pedaços, Marisol, Credit Agrícola, Banco Real, Kappa, Claro, entre outros.

 

Redação DFREIRE

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