4 tipos de franqueados para conhecer antes de escolher sua franquia

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4 tipos de franqueados para conhecer antes de escolher sua franquia

22/06/2016

Consultora cita quatro tipos de franqueados que o empreendedor deve procurar antes de comprar uma franquia

Recomenda-se que todo empreendedor, antes de comprar uma franquia, entre em contato com os franqueados da rede para conhecer a realidade do negócio. Isso porque somente os profissionais que já trabalham com a marca podem dar informações precisas para o empreendedor verificar se está fazendo um bom negócio.

Conforme a negociação para a compra de uma franquia avança, o empreendedor recebe da franqueadora a Circular de Oferta de Franquias (COF). Nesse documento, além de todo o desempenho da empresa nos últimos dois anos, também é possível verificar a relação de todas as pessoas que são franqueadas da marca, como também seus contatos. Quando o empreendedor recebe a COF, ele deve aguardar dez dias para assinar contrato. “É durante esse período que o empreendedor deve conversar com quatro perfis diferentes de franqueados”, recomenda Angelina Stockler, sócia da consultoria de varejo e franquias da STOCKLER, durante curso ministrado na 25ª ABF Franchising Expo.

1. Franqueado antigo

Segundo a consultora, os franqueados mais antigos da rede são os melhores para ajudar o empreendedor a entender como será a evolução do seu relacionamento com a franqueadora. “A compra de uma franquia é como um casamento. No começo, é tudo lindo, mas depois é preciso cuidar para que a relação não se desgaste. Então, conversando com esses franqueados, é possível entender como foi a evolução da franqueadora e, principalmente, como ela atuou nos períodos passados de crise”, diz Angelina.

2. Franqueado novo

O segundo tipo de franqueado que o empreendedor deve buscar é o que abriu há pouco tempo sua unidade — preferencialmente, há menos de um ano. Com ele, o empreendedor terá informações sobre a qualidade do material de capacitação oferecido pela franqueadora e se o suporte é personalizado no primeiro ano da franquia, que é o mais crítico.

3. Franqueado distante

Em seguida, Angelina diz que o empreendedor deve procurar as unidades da franquia que estão mais distantes da franqueadora. Com esses franqueados, será possível avaliar como é o suporte da marca para quem opera mais longe da sede. Se as unidades forem de outros estados, o empreendedor consegue descobrir quantas vezes por ano elas recebem visitas dos consultores da franqueadora. “Essa consulta também serve para perguntar sobre o suporte online da empresa, pois os franqueados distantes são, normalmente, os que mais utilizam esse serviço. Além disso, no caso do varejo, também dá para questionar como é a eficiência da franqueadora na reposição do estoque”, diz.

4. Franqueado próximo

Por último, Angelina recomenda que o empreendedor busque franqueados que operem perto das unidades próprias e da sede da franqueadora. Essa parte da pesquisa serve para entender se a franqueadora apoia as unidades próximas a ela ou se ela as trata como concorrentes. “Existem franqueadoras que canibalizam as unidades que estão à sua volta, por isso, é importante conversar com franquias que estejam na mesma cidade ou em municípios vizinhos da franqueadora” explica. Após ligar para os quatro perfis, o empreendedor terá informações suficientes para entender a operação da franqueadora e, segundo Angelina, as boas marcas são as que tratam todos os seus franqueados com equivalência.

Recomenda-se que todo empreendedor, antes de comprar uma franquia, entre em contato com os franqueados da rede para conhecer a realidade do negócio.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Valdir Ribeiro Jr. – 22/06

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