29ª edição da ABF Franchising Expo termina em clima de otimismo

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

29ª edição da ABF Franchising Expo termina em clima de otimismo, com destaque para a qualificação dos leads

25/06/2022

  • Marcas já preparam a participação na 30ª edição, em 2023
  • Evento também foi oportunidade para estreitamento de contato com fornecedores

25/06/2022

Com o avanço da vacinação e o fim do isolamento social, os eventos presenciais retornaram com força total e, neste hall, incluem-se os congressos e feiras, como a ABF Franchising Expo.  Realizada entre os dias 22 e 25 de junho, o evento, que está em sua 29ª edição, bateu recordes de visitação e de expositores, com 457 marcas.  Entre os pontos positivos mais apontados pelas marcas participantes esteve uma melhor qualificação dos leads, superior em relação a anos anteriores.

O sucesso do evento pode ser considerado como um reflexo da retomada da economia, com o segmento crescendo cerca de 9%, conforme o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).  Confira abaixo o depoimento de alguns representantes das empresas expositoras:

Alex Piton, CEO da CasaGroup

“Estamos muito contentes com o resultado da feira nessa estreia na ABF Expo deste ano. Fomos um dos estandes mais visitados com uma média de 200 atendimentos por dia! Nossa Íris, máquina que esculpe algodão doce, foi considerada a novidade da feira. As filas para ver e provar o algodão doce eram imensas todos os dias.”

André Novaes, sócio-franqueador da Nutty Bavarian

“A participação nessa edição da feira foi muito boa para a Nutty Bavarian. Conseguimos cadastrar pessoas qualificadas, que sentimos ter sinergia com a marca e perfil adequado ao nosso plano de expansão. Acreditamos que sejam cadastros bem promissores.  Além disso, a Nutty estava com dois quiosques, um em cada praça de alimentação da feira, o que também representou um sucesso. No primeiro e segundo dia, não conseguíamos dar vazão à produção para atender ao público. Portanto, tivemos um saldo extremamente positivo em todos esses dias de feira, ficamos muito satisfeitos em participar de mais uma edição do evento.”

Bruno Arena – Diretor de Expansão da Casa do Construtor

“A maior feira de franquias do mundo sempre oferece boas oportunidades. Neste ano, em que ainda estamos vivenciando uma pandemia, um evento desta magnitude representa uma chancela para o franchising brasileiro. Para nós, da Casa do Construtor e outras marcas, este evento é muito importante para mostrar a força da recuperação do setor. Além disso, por ser um evento de abrangência nacional, conseguimos angariar bons leads, de vários estados. Outro ponto é que não notamos um aumento na procura, mas sim, na qualificação dos interessados e este número tem aumentado ano a ano. Muitos, inclusive, já são clientes da Casa do Construtor e têm experiência com a marca. Outros, vieram com a “lição de casa feita”, conhecendo bem a empresa. Como diretor de Expansão da Casa do Construtor, estou muito esperançoso de fechar bons negócios. É por isso que, provavelmente, nas próximas 100 feiras, estaremos juntos.”

Carlos Junior, CEO da Frango no Pote

“A feira desse ano nos surpreendeu muito positivamente. Desde o primeiro dia, o evento estava bem cheio, com muitas pessoas com capital para investimento. Estamos muito felizes, foi uma das melhores feiras da qual a Frango no Pote já participou. Tivemos uma captação de mais de 700 leads muito bem qualificados. Tenho certeza de que vão sair negócios fantásticos dessa edição da ABF Franchising Expo. Como sempre, a ABF nos surpreende de maneira positiva e queremos estar cada vez mais próximos.”

Cinthya Borsari, diretora de Expansão da SMARTCOMM

“A feira nos proporcionou grandes encontros, muito network, um ótimo e seletivo fluxo de candidatos e a possibilidade de mostrar o potencial da marca, confirmando a todos a grande oportunidade de investir em uma franquia de comunicação inteligente, se tornar dono do seu próprio negócio e investir em um dos mercado mais promissores de 2022. Tivemos a oportunidade de receber em nosso estande, grandes nomes do franchising e diversos clientes com grande potencial para se tornarem franqueados da marca, as negociações aconteceram e fluíram de forma positiva e estamos confiante de que muitos negócios serão concluídos nos próximos dias. Estamos satisfeitos e felizes com o resultado da nossa participação, com certeza estaremos juntos novamente na próxima edição.”

Daniel Alberto Bernard diretor Geral NetplaN Consultoria

“A NetplaN Consultoria participou novamente da ABF Expo, como fez em suas 28 edições anteriores. Divulgamos com destaque a Beetools, rede de ensino de inglês imersivo com 30 inovações tecnológicas, perceptíveis mediante experimentação, razão pela qual esta rede de franquia figital progressiva obtém maior sucesso em sua demonstração exatamente em feiras presenciais. No total, foram 13 clientes expondo seus conceitos no evento, 11 deles em stands individuais. Divulgamos 32 redes em fase de expansão em nosso stand e listamos 384 redes clientes assessoradas desde 1992. Ou seja, quem nos encontrou na feira ganhou um bônus, pois dobrou suas chances de encontrar a franquia certa! Aliás, oferecemos o serviço FBM – Franchise Business Matching desde 1995, auxiliando franqueados em seu processo de avaliação e escolha da franquia certa. Também esteve em nosso stand Leonardo Ríos Parra, intercambista da AIESEC da Costa Rica, fluente em espanhol, inglês e português, que auxiliou em nosso atendimento a clientes brasileiros e estrangeiros.”

Diogo Capuzzo, superintendente de Nichos, Cadeias, Franquias e Parcerias do Banco Santander

“O Santander está há sete anos como parceira da ABF Expo. Conseguimos nesse ano mais de vinte contatos aqui negócios futuros, além das franquias que já são nossos clientes. Nossa participação foi super satisfatória. De fato, esse tempo que ficou sem feira, as pessoas se prepararam para vir até aqui. Então, a conversa foi muito mais fluída, muito mais fácil de ser feita, tanto para nós aqui do banco, a nossa experiência foi bem melhor.  Cada vez mais a gente vai estar inserido neste setor, mais próximo dos franqueadores, mais próximo da ABF pra que de fato a gente consiga empresas e pessoas a prosperarem.”

Gerson Torres, gerente de expansão dos Studios do Grupo Smart Fit,

“A ABF Franchising Expo 2022 tornou-se um evento totalmente diferente e único dos anteriores, justamente por unir novamente a nata do franchising brasileiro, após uma pandemia, que ainda não se foi totalmente, mas que nos permite, aos poucos, voltar a uma certa normalidade.  O Grupo Smart Fit retornou à feira agora apresentando seus Studios: Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House. Os estúdios são realidade e sucesso no exterior e o nosso Grupo, como pioneiro no mercado brasileiro, vem testando os Studios desde 2017 e, agora, estamos prontos para expandir através do modelo de franquias. Estamos com 10 unidades abertas, 4 em obras, 19 PDVs assinados e estamos internacionalizando as marcas. Vamos colher os frutos da feira, que está nos rendendo excelentes leads e, com certeza, novos Studios virão, oriundos da nossa participação na ABF SP.

Gorete Ferreira, gerente de expansão da Brazil Health.

“Gostaria de parabenizar a ABF pela organização e divulgação da feira e sentimos que o público está bem selecionado.  Ficamos dois anos sem a feira, então entendemos que as pessoas estão retomando o interesse em empreender e estamos muito felizes com os resultados. Com certeza, a ABF pode contar conosco para o ano que vem.

Hugo Casasanta, CEO da Casa do Celular

“A feira superou nossas expectativas e entendemos que isso se dá pela demanda reprimida de dois anos sem o evento por conta da pandemia. Dobramos o número de leads que esperávamos. Muita gente buscando investimento. Foi muito positivo.”

Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor Mr. Cheney

“Nosso balanço é muito positivo. Tivemos a casa cheia todos os dias. No sábado, tivemos seis casais qualificados e completamente interessados em investir em nossa franquia em regiões que temos interesse. Nos outros dias, foram ainda melhores , com mais de 30 contatos qualificados para negociarmos a abertura de unidades Mr. Cheney. Com tudo isso, ficamos animados em relação à feira, principalmente com os resultados obtidos. Nossa expectativa é que concluímos algumas dezenas de unidades novas por conta disso. Estamos muito otimistas com os resultados ao ponto de nos interessarmos em participar nos próximos anos da ABF.”

José Henrique da Silva, gerente de Expansão Oral Sin

“Estamos muito contentes com a participação na feira. Atendemos cerca de 30 pessoas que eram franqueadas da Oral Sin e vieram a nosso convite para trocar experiências. 30% dos nossos atendimentos foram leads novos, vieram à feira buscando marcas bem mais colocadas no mercado. O visitante não veio se aventurar na área da saúde, são pessoas muito bem engajadas e com alto potencial de fechamento e estavam ansiosas para conhecer o mundo do franchising.”

Leonardo Antunes, superintendente da área de Nichos de Franquias do Bradesco

“Somos parceiros há muito tempo da ABF e das franquias, nos posicionamos nesse setor porque acreditamos nele, no modelo de negócio da franquia está muito encaixado com a solução financeira que o Banco oferece. Sempre apostamos na feira, somos o patrocinador platinum e fazemos jus a isso pois acreditamos que o Brasil que dá certo e cresce é o brasil do empreendedorismo. O modelo de franquia dá uma base, uma segurança porque ele se vincula a uma marca forte, testado. Estamos vendo muitos interessados com intensão de investir e como o Banco pode apoiar nesse momento.”

Leonardo Lima, diretor Comercial e de Gestão de Produtos da Rede Mundo Verde

“Tivemos um balanço positivo e com grandes expectativas de concretizarmos bons negócios nas próximas semanas e, inclusive, estimamos que nossas expectativas serão superadas. Os visitantes vieram com “dever de casa” feito e aproveitando o espaço para esclarecer algumas dúvidas. Parabenizamos a todos pela organização e já na contagem regressiva para 2023.”

Lilian Marques, diretora da TRATABEM, marca da Rede iGUi

“Nossa participação na ABF Franchising Expo 2022 foi bastante positiva, uma das melhores. Recebemos leads bastante qualificados que devem se converter na venda de 10 unidades da marca TRATABEM, 1 iGUi e 3 Splash, o que corresponde à geração de negócios da ordem de R$ 1,5 milhão.”

Roberley de Matias, CEO da Direct Marketing Digital:

“É a primeira vez que a gente vem para feira e está tá sendo muito positiva na questão de prospectar novos negócios, a gente percebeu várias possibilidades aqui dentro. O pessoal está vindo para conhecer e buscando várias franquias do mesmo segmento. Com isso, se informa sobre nós e acaba se interessando, às vezes nem é ao projeto dela, mas no fim acaba percebendo como o nosso negócio é bom e isso é contagiante ver aqui dentro do evento.”

Marcos Magro, diretor Geral da Mini Kalzone 

Decidimos vir sem equipe comercial, pois nosso foco não é apenas abrir lojas novas. Queríamos apresentar o nosso modelo de negócio, com informações verdadeiras e pelos olhos de quem realmente vive a Mini Kalzone. Por isso, além dos sócios fundadores, trouxemos as pessoas-chave de cada setor, como, o diretor geral, o diretor da indústria, a gerente de marketing, a gerente de qualidade, nossas arquitetas e nossa advogada, entre outros profissionais. Nesses quatro dias de evento atendemos inúmeras pessoas que já conheciam nossos produtos e que, agora, entendem melhor sobre o nosso bem-sucedido modelo de negócio e desejam crescer junto com a nossa marca.  Estamos felizes com a nossa participação e já pensando no próximo ano.”

Maria Cláudia Amaro, CEO da Twice

“Além de identificar um bom número de interessados pelo negócio de franquias, tivemos também visitas no estande de representantes de escolas com interesse sobre a solução de bilinguismo. Outra possibilidade bem presente é do contato com fornecedores das mais diversas áreas do ecossistema de franquias, tanto com soluções para o modelo e franquia em si quanto para nosso modelo original de negócio. Por fim, ao longo dos próximos dias, além de falar com os contatos mais próximos estabelecidos, teremos uma régua de comunicação com cada um dos leads levantados na feira.”

Marcelo Amantea, diretor Geral da Rural Pago

“Nossa experiência na feira foi extremamente positiva. Tivemos uma média de 250 leads por dia, e leads surpreendentemente qualificados, no perfil que estávamos esperando. Temos uma perspectiva de aumento de vendas de 50% pós-feira, e esperamos colher os frutos do evento até o final do ano.”

Nilton Dantas, diretor de Expansão da AF Crédito

“É a primeira vez que participamos da feira. Está sendo muito positiva na questão de prospecção de novos clientes e novos negócios. Enxergamos muitas oportunidades e a expectativa está bem grande para o último dia”.

Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate

“Nossa trajetória se cruza com a da ABF, pois ingressamos no franchising nos anos 1990, quando a primeira ABF Franchising Expo foi organizada”.

Foto: Keiny Andrade

NOTÍCIAS RELACIONADAS