Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

19/11 – Semana Global do Empreendedorismo na sede da ABF

19/11/2008

Autoridade do mercado de franchising no Brasil, Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, foi convidado para o encerramento das atividades da Semana Global do Empreendedorismo realizadas na sede da ABF, entre os dias 17 e 19 de novembro.

Uma platéia entusiasmada, diversificada e ansiosa aguardava o momento da apresentação Os 4 caminhos para um empreendedor lucrar com o Franchising.

`Fiquei sabendo que o Cherto faria esta apresentação e vim correndo. Ele sempre traz coisas novas para o meio da discussão e mesmo quando o assunto é recorrente ele tem uma abordagem diferente e aumenta o grau de percepção sobre qualquer assunto`, diz Silmara Silva, gerente de franquias da Black Dog.

A apresentação começa com uma provocação aos participantes – Quem está com medo da crise? Ao que ele mesmo responde: `Ficar com medo não resolve, o que resolve é empreender`, a partir desta afirmação o especialista convida a todos a desmistificar o termo empreendedorismo.

`Empreender é buscar continuamente oportunidades e materializar estas oportunidades`.

E para quem vê a crise como momentos difíceis, ele dá o recado:  `Toda crise tem efeito purificador, as empresas mais ou menos, os executivos mais ou menos, sairão do mercado, só fica quem de fato é bom`.

Para Cherto, o momento de desconforto leva à criatividade, que leva à inovação e por fim traz resultado, e um empreendedor nato tem isso muito claro.

Sobre a Concorrência

Concorrência acirrada e como os empreendedores devem administrar. Esta questão também foi ponto de debate durante a apresentação. Para o consultor a paixão pela marca e como tratar o consumidor é o caminho.

Segundo o executivo, há um aumento na busca por franquias neste momento, são pessoas em busca do plano B e para quem deseja enveredar pelos caminhos do franchising é necessário fazer uma análise criteriosa, se perguntar se há uma oportunidade real ou se dá para construir uma. Depois, é fundamental viabilizar e sustentar estas oportunidades, tomar decisões e planejar. `É preciso prever quais os movimentos fazer e que erros não cometer`, afirma.

Para ele, avaliar seu próprio perfil, apetite empreendedor, vocação, disposição e condições, não é menos importante que encontrar e ter acesso a um nicho de mercado, isso tudo sem esquecer o retorno financeiro, e acrescenta: `Mas não dá para pensar só em dinheiro. É claro que você não pode esquecer os números, mas não pode ser só em função dele, tem quer ser apaixonado pelo que faz`.

E foi neste ritmo que Cherto chegou ao final da apresentação com uma injeção de otimismo, despertando o lado empreendedor de cada participante.

`Tive um negócio que não deu certo, mas não desisti, quero voltar a empreender, vim buscar informações, conhecimento, acho que a palestra foi bastante enriquecedora, quem almeja um negócio próprio deve buscar isso para não dar bala perdida, conta Silvia Zamith, estudante de MBA e empreendedora, que prospecta novos negócios como fornecedora.

`Em qualquer das quatro frentes, seja como franqueado, franqueador, fornecedor ou emulador, você precisa planejar e executar. Tem muita oportunidade para quem quer empreender`, conclui Marcelo Cherto.

 

Redação DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS