Casal aposta no delivery online e cresce 456% em um ano

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Delivery Much

Casal aposta no delivery online e cresce 456% em um ano

20/02/2019

Gustavo e Gisele são empreendedores Delivery Much há pouco mais de um ano e do desejo de melhorar a qualidade de vida colhem frutos positivos refletidos em todo o mercado de delivery de São Roque, interior de São Paulo.

Localizada entre Osasco e Sorocaba, São Roque – SP, é uma daquelas cidades simpáticas do interior brasileiro. Considerada terra do vinho, entre as atrações possui pista de esqui e rotas turísticas para todos os gostos.

O município é listado pelo jornal Estado de São Paulo entre as 29 estância turísticas de SP; com população de 89.943 mil habitantes, a cidade recebe anualmente cerca de 700 mil turistas em busca de belas paisagens, passeios, vinhos, licores, doces e turismo gastronômico.

Tendo o turismo como um dos catalizadores da economia local, que em janeiro de 2018 recebeu o reforço do aplicativo de delivery de comida online, Delivery Much.

Flexibilidade e qualidade de vida

“Antes mesmo do lançamento já havíamos conquistado a cidade, as pessoas comentavam que era justamente o que faltava em São Roque”, relembra Gisele Balconi de Moraes, sócia de Gustavo Alexandre de Moraes, empreendedores Delivery Much em São Roque e Mairinque.

Moraes, empreendedor desde os 22 anos, é sorridente e de fala calma, porém consistente. Ele diz gostar muito de viver em São Roque e lamenta que a cidade não propicie emprego suficiente para os jovens, “que acabam buscando oportunidade em cidades próximas e muitas vezes perdem muito tempo no trânsito no deslocamento”, completa.

Fato que acontecia com Gisele. Ela conta que perdia, em média 3 horas diárias para se deslocar ao trabalho, em Alphaville, a 50 km de São Roque.

A realidade de ambos começou a mudar em 2016, quando em uma viagem a Florianópolis, Moraes conheceu a Delivery Much (DM). O franqueado conta que pensou em levar a tecnologia para São Roque de imediato, porém, por alguns fatores externos o projeto não teve início em 2017.

Também outro ponto o levou a esperar: a descoberta de que havia no município um player local de delivery. “Quando vi o possível concorrente resolvi esperar para ver o que iria acontecer. Com o tempo percebi não haver evolução”, completa.

A partir disso, no fim de 2017, e motivados pelo desejo de mudança na qualidade de vida, principalmente para Gisele, o casal optou por aceitar o desafio e levar a DM para São Roque.

Com isso, conta Gisele, abriu-se uma nova vida, com mais flexibilidade, possibilidade de trabalhar em casa, mas que ao mesmo tempo com muito trabalho, o tempo inteiro. Um pouco diferente da realidade que estava acostumada. Bater cartão, das 09h às 18h. Mas, reforça ela, “uma decisão acertada, que mudou a vida pelos benefícios. Algo desafiador, de risco, mas muito positivo”.

Sucesso do delivery e quebra de expectativas

O lançamento não podia ser melhor. Gisele conta que o post de estamos chegando mostrou o quanto a cidade ansiava pelo delivery. Ao todo foram mais de 2,5 mil curtidas, 222 comentários e 167 compartilhamentos.

Engajamento que refletiu no número de pedidos. Foram 2.458 entregas no mês de lançamento, já contando com 26 restaurantes parceiros. Uma vitória importante, detalha Moraes, pois, além da inexperiência com vendas, que não os ajudava, havia o ceticismo por parte dos empresários devido a má experiência com o aplicativo que tentou ser pioneiro na cidade.

“Tivemos muita dificuldade, pois embora o player local não tenha obtido sucesso com os usuários, ele fez um ótimo trabalho de prospecção com os restaurantes”. relembra Gisele.

Moraes destaca que ao traçar uma linha comparativa, cerca de 70% dos restaurantes parceiros atuais da Delivery Much haviam aderido ao app local, porém como as vendas não aconteceram o delivery caiu em descrédito.

Além destas barreiras, havia lá um jargão comum a muitas cidades: “em São Roque nada dá certo”. O mindset aliado a inexperiência em vendas bloqueou as parcerias por algum tempo.

No começo um dos nossos pontos fracos era vendas. Precisamos superar isso, que era nossa maior deficiência. Então, começamos por restaurantes conhecidos. Locais mais amigáveis. O problema é que ao mesmo tempo que ninguém dizia não, ninguém dizia sim. Para conseguir conseguir o primeiro sim, visitamos pelo menos oito estabelecimentos.
Gustavo Moraes, empreendedor Delivery Much

As barreiras foram superadas com muito trabalho e apoio da franqueadora. “Mostramos aos parceiros que havia algo maior por trás. Uma marca nacional, um trabalho sério e conciso, diferente daquele que havia iniciado localmente”, completa Moraes.

Durante a jornada um dos pontos mais relevantes, relembra o casal, foi o marketing prévio. Foram 60 dias de trabalho, que impactou a todos no lançamento e ajudou a converter parceiros estratégicos que ainda estavam na dúvida.

Trabalho comprovado por números. Em menos de um ano a franquia é uma das mais ativas da rede, entregando mais de 11 mil pedidos por mês. Numa comparação direta entre janeiro de 2018 – lançamento da franquia – e janeiro de 2019, há um crescimento de 456%.

Para o casal, os resultados se mostraram positivos e surpreendentes. Moraes lembra ter como meta traçada no início do projeto 10 mil pedidos, em 2 anos.

O delivery mostra sua força: a descoberta de novos sabores

Pergunta rápida, qual a comida que você mais pede via delivery?

Se você está no interior, as chances da sua resposta ter sido pizza são de 25%. Se você está em capitais ou regiões metropolitanas o número segue a mesma toada. Isso, não é uma coincidência, há no Brasil mais de 50 mil pizzarias, mas além disso, há o hábito de consumo.

Segundo estudos, o brasileiro espera por conveniência e tende a buscar o que já conhece. Moraes, antes de ser franqueado e cliente do seu próprio negócio, seguia por este caminho.

De acordo com ele, o natural era pedir pizza uma vez por semana, porém agora a mudança percebida dentro de casa se reflete na cidade toda. “As pessoas começaram a diversificar muito mais os pedidos”, comenta.

A mudança de comportamento provocada nos usuários, principalmente pela facilidade oferecida pelo aplicativo – ou seja, o cliente não precisa mais ter o número, cardápio atualizado, preço ou entrar no site para verificar estas informações, – também ocorreu em alguns estabelecimentos, que iniciaram o serviço de delivery após a chegada do app à cidade.

Esse movimento proporcionou o que Moraes chamou de “explosão de vendas” para quem estava fora do segmento pizza, lanche rápido (hambúrguer, esfiha, etc). Evidente, estes alimentos continuam sendo os preferidos e mantém a liderança em pedidos, porém para outros segmentos houve com o delivery aumento de até 500% em vendas.

Moraes conta que em São Roque há dois casos muito emblemáticos. O primeiro, um estabelecimento de comida japonesa que tinha baixo número de entregas e hoje é um dos principais parceiros da Delivery Much com crescimento de pedidos mês a mês. Pratos da culinária japonesa figuram entre os 10 mais pedidos na cidade.

O segundo caso, é um restaurante focado em delivery, que teve incremento de 500% após aderir a Delivery Much.

“O estabelecimento, um trailer que estava aberto há cerca de 1 ano e meio, fazia poucas entregas. Muitas delas, o próprio dono fazia de carro. Havia pouco apelo comercial, mas o produto é muito bom e com o marketing do delivery ajudamos a dar vazão. Isto é, eles apareceram muito mais e pela qualidade do alimento fidelizaram clientes muito rápido” explica Moraes.

Os dois cases são emblemáticos pelo crescimento exponencial, porém o impacto do aplicativo na cidade foi regular. Em toda a cadeia de delivery. Gisele detalha que a demanda é percebida pelo crescimento no número de motoboys e entregas na cidade.

“É comum ouvir de motoboys que o aplicativo está gerando demanda e potencializando o mercado na cidade. Muitos locais tinham duas entregas por dia e passaram a ter 20, então antes eram dois motoboys jogando baralho e agora eles não param de entregar”, aponta.

Acertos e erros: próximos passos

Uma das características presentes nos empreendedores da Delivery Much é a paixão pela cidade onde vivem. É um traço comum a todos, sendo isso um dos pontos cruciais às franquias.

Moraes e Gisele não destoam deste traço e apontam inúmeras vantagens em empreender no interior. Segundo Moraes, aponta num primeiro momento a menor concorrência. Algo que em grandes centros, independente do modelo de negócio, sempre haverá grandes marcas atuando.

Além disso, Moraes destaca a inovação. “É muito mais fácil levar para o interior algo que ainda não tem. Isso não é difícil de achar. Qualquer cidade do interior, se analisarmos, é possível ver que faltam coisas. Algumas básicas, que parecem óbvias para quem vive em capitais, mas que no interior não tem”, complementa.

O segundo passo, reforçado por Gisele, remete a paixão pela cidade e em gerar novas oportunidades onde nasceu:

Ao empreender no interior existe a possibilidade de gerar empregos. No interior há uma limitação de posições. Você vê muitas vagas para vendedor de loja por exemplo, mas cargos estratégicos em grandes empresas são difíceis, então dependendo da profissão é bem complicado e ao empreender você consegue movimentar o mercado e ver sua cidade se desenvolver. Isso é muito gratificante.
Gisele Balconi Moraes

Ao falar de erros e acertos, o casal se diz satisfeito com os resultados e os poucos erros cometidos.

Moraes vê no digital muitas oportunidades para melhorar a atuação e conquistar mais usuários. O que fica de lição segundo ambos é o bom relacionamento com os restaurantes parceiros. “Isso é essencial, tem de ser uma relação de parceria mesmo”, reforça e destaca, “uma coisa que nós como empreendedores precisamos entender é que na Delivery precisamos sempre estar à disposição dos parceiros. Não é possível se prender ao trabalho tradicional das 09h às 18h. Até por que nosso horário de pico é o inverso do comercial”.

Ele destaca que é preciso ter uma postura de resolução e independente do problema, solucionar o mais rápido possível seja o horário que for. “Esse é nosso diferencial, não fazemos um atendimento 0800, temos a solução rápida e de uma maneira efetiva”.

Sobre a Delivery Much

A Delivery Much (DM) é uma franquia de delivery de comida online. Presente em mais de 180 cidades, a empresa é o maior aplicativo de delivery online do interior do Brasil atendendo cidades com população entre 30 e 250 mil habitantes, podendo chegar até 500.

Simples e intuitiva, a DM – por meio da plataforma, que pode ser acessada por site ou app (Android e iOS) -, conecta estabelecimentos e clientes, possibilitando ao usuário selecionar o restaurante, cardápio, forma de entrega e pagamento em poucos minutos.

Quer ser dono do seu próprio negócio? Fale com um consultor da Delivery Much, acesse: Franquias Delivery Much

 

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