Franqueados contam como tiveram que tomar as rédeas de minha franquia e tiveram sucesso.
O trabalho com o franchising pode ser positivo porque ao iniciar um projeto empreendedor o franqueado se associa a uma marca conhecida no mercado e a um modelo testado e aprovado.
Mas muitas vezes é preciso ainda mais foco e presença para que esse modelo faça sucesso.
Uma marca por si só não faz o negócio decolar sozinho.
É preciso dedicação.
João Pedro, franqueado do Açaí Puríssimo, abriu uma unidade há cerca de 2 anos e meio atrás e inicialmente optou por incluir uma gerente no quadro de funcionários para dar suporte diariamente no operacional da loja.
Ele conta que no começo foi bom, mas com o passar do tempo, mas percebeu que se um dos sócios estivesse à frente do negócio no dia a dia, controlando os processos de perto, estando em contato com o cliente constantemente para saber o que estava bom e o que precisava ser mudado.
Seria a melhor forma de alavancar os resultados e entregar o melhor produto e experiência possível para o cliente final.
“A partir do momento que tomei as rédeas do chão de loja, do dia a dia, dos processos como um todo na operação, os resultados começaram a aparecer e o negócio começou a desempenhar de uma maneira melhor”, conta ele.
Dicas que podem te ajudar a tomar as rédeas da sua franquia e ter sucesso:
- Faça contas para tomar as melhores decisões.
Nessa somatória entram: taxa de franquia, compra de máquinas, equipamentos e acessórios, móveis e decoração da loja ou do ponto de venda, pinturas e reformas do imóvel, composição de estoque, montagem de capital de giro
- Planejamento e projeções fluxo de caixa também são decisivos para a construção de um negócio de sucesso
- É recomendável ter uma reserva em dinheiro para imprevistos, além de rever mensalmente este planejamento de forma a se antecipar a futuros problemas financeiros
- Ficar próximo de seus funcionários é outro segredo: tenha foco na preparação das equipes para que elas atendam bem os clientes e estejam preparadas para uma demanda maior de atendimento, garantindo, assim, o retorno dos consumidores
- O atendimento na sua franquia pode se estender aos fins de semana nos shoppings, por isso é importante preparar a rotina, calendário, equipamentos e suprimentos para o bom funcionamento da sua franquia
Jonathan ingressou na SÓ Multas em 2015, quando a ideia de franquias ainda era um sonho distante para os fundadores.
Começando como captador, oferecia soluções a quem buscava auxílio e, com o tempo, tornou-se especialista em trânsito.
Ao longo dos anos, cresceu com a empresa, assumindo novas e diversas responsabilidades.
Em 2020 abraçou o desafio de ser franqueado e em outubro daquele ano, abriu sua primeira franquia, colhendo mais frutos e inaugurando novas unidades com o passar dos meses na SÓ Multas.
Atualmente e refletindo sua história, Jonathan entende que cada passo em sua jornada moldou seu entendimento do negócio e fortaleceu sua convicção de que o sucesso é resultado da paixão e dedicação.
Talita Levay, de 35 anos, sempre teve a vontade de empreender com o seu esposo, Yhury Oliveira, de 45 anos.
Como advogada, ela tinha uma carreira sólida.
Já ele era servidor público concursado.
Ao analisar possibilidades, chegaram à Majô Beauty Club, rede de vantagens voltada a serviços e produtos de beleza e bem-estar, e abrindo unidade na Asa Sul, em Brasília (DF).
Paralelamente, seguiu exercendo sua profissão no Direito.
“Eu já era cliente da Majô e decidimos juntos investir na marca.
Para aumentarmos nossos resultados, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: pedir demissão de um cargo de alto salário.
Tomei as rédeas do meu negócio e consegui alavancar os números e agregar bastante nos resultados da unidade.
Hoje, com dois anos de loja inaugurada, já recebemos alguns prêmios que são frutos do nosso trabalho diário.
Mas sabemos que estamos apenas começando e temos muito chão pela frente”, revela.
Outra empreendedora que pegou as rédeas de seu negócio e teve sucesso foi a jovem Fernanda Maria Bertotti.
Ela deixou o emprego fixo de bancária para abrir a própria empresa.
Em abril deste ano ela inaugurou uma unidade da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), na cidade de Itajaí (SC), em sociedade com uma amiga, que já tinha uma unidade da marca no Mato Grosso.
“Diferente de outras localidades é muito comum aqui em Itajaí o cliente busca por profissionais parceiros de uma ótica, como por exemplo, optometrista ou oftalmologista.
Então, após uma pesquisa de mercado vi a necessidade de criar parcerias com esses profissionais, ou seja, quando o cliente chegava na loja indicamos passar primeiro por um desses profissionais, eles retornavam à loja com a receita em mãos e então compravam os óculos”, explica.
“Eu sempre estive presente na unidade, mas é normal qualquer negócio ter alguns erros no início da operação, a partir do momento que consegui identificá-los e superá-los em tão pouco tempo, conseguimos atingir o faturamento esperado para a loja”, finaliza
Para garantir o sucesso de sua franquia, é necessário se dedicar totalmente a um negócio.
Essa foi a estratégia seguida por Paulo Murilo, franqueado da AF Crédito Soluções Financeiras.
O empresário começou na rede com o modelo de negócio home office, mas após a sua dedicação total e um período de treinamento de 3 meses, ele migrou para uma loja física.
“Estou dedicado 100% à empresa, pois ela precisa do franqueado para operar perfeitamente antes de administrar.
Um conselho que transmito a outros franqueados é aprender profundamente sobre o negócio para dominar cada operação e conseguir coordenar em todos os âmbitos”, finaliza Paulo.
Aproveite e veja a lista de franquias que separamos para você tomar as rédeas e ter sua própria franquia: