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Quais os segredos das maiores redes de franquias?
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Maiores franquias contam segredos sobre como chegaram a este tamanho


05/05/2021


segredos das maiores redes

É certo que não há uma fórmula de sucesso para empresas que se destacam no mercado. O que há é uma série de fatores que somados levam organizações a serem bem-sucedidas.

Muito trabalho, capacidade de inovar, alta qualidade de produtos e serviços, gestão eficiente, excelência no atendimento aos clientes são alguns desses fatores que podem colocar uma empresa, ou uma rede de franquia, entre as grandes do mercado.

O ranking deste ano da Associação Brasileira de Franchising (ABF) das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por unidades revela que a maturidade das marcas é um importante fator que contribui para esse sucesso.

Para Nádia Nogueira, sócia-diretora da consultoria ACASA Gestão & Franquias, “se tomarmos como referência as 50 maiores redes e o seu crescimento ou não no número de unidades em 2020 e suas perspectivas para 2021, percebemos estratégias diferentes, mas condizentes com seus segmentos de atuação, perfil de seus franqueados e até mesmo com a localização atual de grande parte de suas unidades”.

A especialista observa que, “mesmo sofrendo com a pandemia, das 50 maiores redes de franquias no Brasil, 58% delas cresceram em unidades e algumas não o fizeram por uma decisão estratégica de dar mais atenção aos que já estavam atuando.

Assim minimizaram fechamentos ou buscaram alternativas para o crescimento em seus faturamentos”.

Nádia ressalta que se trata de marcas que possuem mais de 300 unidades em operação. “Número muito superior à média de 58 unidades por rede que encontramos no mercado de franquias aqui no Brasil”.

A executiva salienta que “são marcas conhecidas e que têm pessoas e ferramentas prontas para buscar novos investidores.

Mas elas sabem, melhor do que quaisquer outras, que não basta abrir novas unidades. É preciso dar sustentabilidade a esses negócios e é esse movimento de inovação e melhorias que temos visto acontecer”, afirma.

Ainda de acordo com Nádia, “a perspectiva de crescimento existe. É contínua a busca por franquias e não podemos dizer que é somente por franquias de baixo investimento. Das 50 maiores redes apenas cinco oferecem opções de investimento até R$ 100 mil.

Mais do que em função do valor do investimento inicial a ser desembolsado pelo franqueado ou até mesmo pelo segmento de mercado, o investimento em infraestrutura, digital, tecnologia, novos pontos e novos formatos vai ditar o crescimento dessas redes”, completa.

Para entender melhor como as maiores franquias no Brasil por número de unidades chegaram a este tamanho e são bem-sucedidas, o Portal do Franchising revela alguns segredos de parte dessas marcas líderes do mercado brasileiro.

Vice-líder do ranking das maiores rede de franquias do Brasil em quantidade de operações, o McDonald’s está no país desde 1979.

O “Méqui”, como foi carinhosamente apelidado por seus clientes, alcançou a marca de 2.567 unidades no Brasil, com forte presença de multifranqueados.

“Hoje contamos com cerca de 65 franqueados em todo Brasil, que contribuem dia a dia para gerar experiências memoráveis e seguras para os clientes, mesmo em meio a uma fase tão desafiadora”, afirma Dorival Oliveira, vice-presidente de Desenvolvimento da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franqueadora da marca no País.

Ainda de acordo com o executivo, o sucesso da tradicional rede de alimentação nacionalmente “é fruto de um trabalho intenso, focado em inovar, surpreender e de muita escuta ativa, colocando o cliente sempre no centro de nossas decisões. Além de apresentar uma nova forma de alimentação fora de casa, ao longo dos anos nós aprendemos a nos adaptar ao gosto do brasileiro e a evoluir nossos serviços para atender novos gostos e necessidades”.

Para Arlan Roque, gerente de Expansão da Cacau Show, que subiu uma posição no ranking deste ano da ABF, alcançando o posto de Top 3, com 2.371 unidades, o número de operações, por si, traz uma importância na visibilidade do negócio, mas traz consigo algo muito maior.

Para que a cada ano exista crescimento, mesmo considerando o balanço entre abertura e fechamento de operações e não somente aberturas, isso significa que a rede possui uma marca forte, um negócio perene. Felizmente, em saldo líquido de operações, nunca tivemos um ano que tenha sido menor que o anterior.

Então, estar entre as maiores franquias, demonstra que temos feito nosso papel de gerar oportunidades para novos empreendedores e atendendo uma premissa fundamental do sistema de franquias, multiplicando nosso modelo de negócios, que aliás, vai ao encontro de um trecho de nossa missão: ‘tocar a vida das pessoas através de experiências e oportunidades’, afinal, o que não é o franchising, senão levar experiência e gerar oportunidades, não é?”, diz.

Liderando o segundo bloco das Top 50 Redes de Franquias no Brasil por unidades, em 11º lugar no ranking da ABF, a Wizard by Pearson é a maior rede de ensino de idiomas do mundo, com mais de 1.250 unidades distribuídas em todas as regiões do País, além de escolas no Paraguai, Estados Unidos, Costa Rica e Japão.

Jonas Andrey, vice-presidente de estratégia, dados, inovação e marketing da Pearson, afirma: “Nosso resultado em 2020 se deve, principalmente aos nossos investimentos constantes em inovação para otimizar cada vez mais o atendimento a nossos alunos e franqueados.

Em 2021, esperamos continuar crescendo, inovando e surpreendendo, mantendo assim o modelo estratégico que nos posiciona líderes do setor”.

Se capacidade de inovar, surpreender e se adaptar ao público influenciam no sucesso da rede, ser precursor de algo também.

No caso do McDonald’s, “são pioneirismos como o Drive-Thru, o McDelivery e, para dar um exemplo atual, o Méqui Sem Fila”, elenca Oliveira, que contribuem para a liderança da rede.

Segundo ele, soma-se a isso produtos deliciosos e um atendimento baseado em conveniência que garantem a posição de liderança há tanto tempo.

Roque, da Cacau Show, destaca: “Desde quando iniciamos nosso processo de expansão pelo sistema de franquias, buscamos continuamente aperfeiçoar nosso sistema, no entanto, existe um grande esforço para preservação de alguns pilares na expansão, tais como manutenção do menor custo possível para implantação de novas operações, desenvolvimento de novos modelos e alinhamento do perfil dos parceiros franqueados.

Por outro lado, na gestão do negócio, existe uma estrutura importante de apoio aos franqueados, um trabalho contínuo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos, forte investimento em mídia para produtos e uma visão de longo prazo que norteia o planejamento estratégico da empresa, claro, tudo isso somado a muita comunicação e alinhamento com a rede de franqueados”, ressalta.

“A metodologia diferenciada da Wizard by Pearson focada no desenvolvimento da capacidade de comunicação e no acompanhamento das características particulares de cada aluno, levou a rede a se destacar no mercado, crescer rapidamente, expandir-se com unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil e fora do país”, assinala Andrey.

Segundo o executivo, a liderança da Wizard by Pearson no ensino de idiomas é resultado da combinação de pioneirismo, eficácia, compromisso com o aprendizado dos alunos e comprometimento com o sucesso dos franqueados.

“É isso que nos torna capazes de seguir inovando e expandindo para ajudar o Brasil e se tornar uma nação bilíngue. Além da entrega comprovada de resultados de aprendizagem para seus alunos, a Wizard by Pearson é reconhecida pela excelência no relacionamento com seus franqueados”, completa.

Gerir eficientemente centenas de unidades requer envolvimento, dedicação, apoio, papéis claros, planejamento, metas, entre outros fatores.

“É desafiador, mas todo o time, incluindo funcionários, franqueados e fornecedores, se dedica para cumprir a missão de oferecer comida gostosa e gerar boas experiências a todos os tipos de clientes todos os dias.

Com todos trabalhando juntos por um objetivo tão nobre, fica um pouco mais fácil. Aliado a isso, temos o famoso modelo de negócio do McDonald’s, que permite oferecer produtos e experiências de qualidade em qualquer lugar”, explica o executivo da rede de alimentação.

Já na maior rede de franquias de chocolate do mundo, Roque assinala:

“Temos nossa estrutura completamente direcionada ao apoio e desenvolvimento da rede. Em uma rede com mais de 2.400 lojas em um negócio que somados franqueadora, indústria, franqueados, funcionários de franqueados e revendedores, já chega a mais de 50 mil pessoas, é necessário que exista clareza nos papéis de cada um e ações norteadas por planejamento e metas.

Por exemplo, na gestão da rede de franqueados, temos um determinado grupo de lojas que tem no Consultor de Negócios seu primeiro apoio. Esse Consultor de Negócios que atua de forma regional é liderado por um Gerente Regional que tem em seu time um grupo de Consultores de Negócios. O Gerente Regional responde para um Gerente Nacional que atua em conjunto com o Diretor Comercial”, explica o gerente de expansão da Cacau Show.

Ainda segundo o executivo, além dessa estrutura, há todo o back office em prol do franqueado, em áreas como Novos Canais de Vendas; Educação Corporativa; Marketing de Produtos; Comunicação; Trade Marketing e Sistemas.

Roque afirma também que “nestes últimos meses tem sido mais importante ainda a comunicação constante e coesão da rede. Também temos um Conselho de Franqueados que é fundamental em nosso relacionamento com os parceiros franqueados”.

Na Wizard by Pearson, “além de contar com uma metodologia de ensino diferenciada e gerenciamento por parte do franqueado, a rede oferece ao empreendedor todo o apoio necessário para seu desenvolvimento, como Programa de Excelência em Franquias, Manual Arquitetônico e investimento em marketing.

Além disso, investe constantemente na formação de seus franqueados e de seus professores por meio de treinamentos específicos, convenções, congressos e iniciativas como o MBA Wizard”, explica Andrey.

Ações sociais e de sustentabilidade também são importantes para as grandes redes de franquias.

O VP do Méqui diz: “Outro aspecto importante é nossa dedicação em impactar positivamente a comunidade. Temos diversos projetos sociais e iniciativas sustentáveis, pois sabemos que podemos utilizar nossa escala para o bem”.

Veja algumas dicas dadas pelas líderes para o desenvolvimento das demais redes de franquias:

“É muito importante focar o processo de seleção de Franqueados, pois é fundamental que ele tenha ‘fit’ com a visão e missão do negócio.

Além disso, também faz diferença o envolvimento do Franqueado nas tomadas de decisões. Por fim, é saudável a busca pelo equilíbrio nos resultados e crescimento”, assinala Dorival Oliveira, VP do McDonald’s. 


“Crescer é algo que transforma a rede, traz muitos desafios e aprendizados, mas mais do que isso, é importante crescer de acordo com seu planejamento, seu potencial.

Fazer 200 unidades para uma determinada rede em um ano, pode ser perfeitamente adequado ao mercado existente, capacidade de apoio e atendimento ao franqueado e demais desdobramentos; já para uma outra rede, crescer 50 novas operações em um ano, pode ser algo que ultrapasse suas possibilidades, então, mais do que simplesmente crescer, estruture-se, planeje-se e não perca oportunidades!”, orienta Arlan Roque, gerente de expansão da Cacau Show.

Pensando no cenário atual de crise causada pela pandemia, ainda que seja um momento difícil, é comum que muitas oportunidades apareçam.

Para ajudar os franqueados a identificarem essas situações e a passarem por elas sem grandes perdas, a Wizard by Pearson reuniu uma série de orientações. Confira abaixo:

  • Independente da crise, o franqueado precisa se concentrar muito e saber de forma clara qual é a sua estratégia.
  • Agilidade para fazer um diagnóstico. Saber onde estão os principais problemas.
  • Se o franqueado tem uma escola de inglês e não pode oferecer aulas presenciais, ele deve implementar as virtuais. A Pearson, por exemplo, foi ágil ao disponibilizar as plataformas para os franqueados.
  • Montar comitês e realizar reuniões semanais com os principais franqueados.
  • Estabelecer um cronograma claro do momento, fazendo atualizações necessárias de acordo com o andamento da pandemia. 
  • Inserir campanhas para garantir a retenção do cliente e buscar novos consumidores. As coisas não podem parar.
  • Cuidar fortemente da parte de tecnologia”, conclui Jonas Andrey, vice-presidente de estratégia, dados, inovação e marketing da Pearson.

 


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