Segmentos que mais se destacaram de acordo com a ABF em 2021
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
segmentos que mais se destacaram em 2021

Segmentos que mais se destacaram no balanço de 2021

16/04/2022

Mesmo em um cenário totalmente novo com muitos desafios e novas necessidades por parte dos consumidores, franquias se reinventaram e responderam à altura, com um crescimento de 10% 

 

A pandemia de Covid-19 criou um cenário totalmente inédito para a sociedade, fazendo surgir necessidades humanas urgentes a serem atendidas diante das dificuldades e, com elas, desafios empresariais surpreendentes para supri-las.

A resposta veio por meio de inovações importantes e muita resiliência dos empreendedores, gerando satisfação dos clientes e resultados financeiros animadores.

No Brasil, uma mostra concreta de tudo isso foi o resultado apresentado em 2021 pelo franchising nacional: com um crescimento nominal de 10,7% no último ano, o setor de franquias se mostrou um importante setor para a economia nacional.

Em meio à pandemia de Covid-19, o mercado de franchising consolidou a sua recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

Segmentos como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços, Casa e Construção, Limpeza e Conservação, entre outros, tiveram destaque no balanço anual realizado pela ABF –  Associação Brasileira de Franchising.

“A pandemia reforçou duas coisas às franquias de Saúde e Bem-Estar: o cliente sentiu a necessidade de investir em sua saúde e o mercado brasileiro ainda é pouco explorado.

Ampliamos o atendimento personalizado que já fazíamos pessoalmente nos canais digitais. Então crescemos no delivery e no drive-thru. Também passamos a vender muito mais suplementos ligados à imunidade para todas as faixas etárias e incentivamos nossos clientes a investir em itens que pudessem ajudá-los nos treinos realizados em casa, porque eles também estavam fora das academias”, explica Roberto Kalaes, sócio-diretor de Novos Negócios da franquia Dr. Shape, empresa que faz parte de um dos segmentos que mais se destacaram no balanço de 2021.

De acordo com Kalaes, foi muito importante desenvolver uma relação cada vez maior de confiança com o consumidor.

“Isso nos fez crescer 15% em faturamento no ano passado. Quando pudemos reabrir as lojas, também investimos no piloto de um projeto que acrescenta faturamento à operação: trata-se da clínica de emagrecimento Viva na Medida, que é instalada junto à loja Dr. Shape e conta com protocolos que reúnem tratamentos multidisciplinares para o alcance de objetivos.

Além do atendimento nutricional e da suplementação necessária ao tratamento, a clínica Viva na Medida conta com equipamentos de origem israelense, aprovados pela Anvisa, que promovem o emagrecimento em poucas sessões.

A clínica também oferece outros tratamentos estéticos para homens e mulheres.

O projeto-piloto, realizado em unidade franqueada, foi um sucesso e pretendemos implantar a novidade tanto em lojas já em operação quanto em novas lojas Dr. Shape.

A expectativa é de abrirmos 20 unidades franqueadas neste ano com o modelo Viva na Medida”, detalha ele.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar  teve elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o balanço da ABF.

A procura por mais cuidados, procedimentos estéticos e o uso de recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período, foram alguns fatores para o crescimento desse segmento que, já durante os primeiros meses da pandemia, encontrou maneiras de se reinventar e manter bons resultados.

Medidas como criação ou expansão de e-commerce, canais de atendimento e digitalização de processos, produtos e serviços, além de ações para se aproximar dos clientes e consumidores como a criação de promoções, aumento de suporte ao franqueado e estreitamento do relacionamento com os consumidores foram grandes aliadas desse segmento.

“A franquia MyLash Extensão de Cílios sentiu na pele o reflexo de ter que fechar as portas por árduos cinco meses em 2021 devido a covid-19.

Mas após a tempestade veio a bonança.

Tido como o melhor ano para venda de serviços e novas lojas, encerramos 2021 com 37 unidades comercializadas”, comemora Carina Arruda, CEO e fundadora da MyLash Extensão de Cílios, rede que nasceu em 2013 e em 2018 entrou para o mercado de franchising e está incluída entre os segmentos que mais se destacaram no balanço de 2021.

Estamos trabalhando ativamente com campanhas de vendas para sell-out; ações com influenciadores digitais; campanhas de indicação, entre outras ações para captação de leads através das redes sociais.

Com o bom desempenho do segmento, a meta para 2022 é alcançar 100 lojas e se tornar a maior rede de extensão de cílios do Brasil.

A rede que é fortemente conhecida no eixo Rio-SP soma 43 unidades comercializadas em oito estados brasileiros”, explica Carina Arruda.

Pouco a pouco, com a reabertura de lojas e shoppings e a retomada gradativa da confiança do consumidor, o segmento de Moda foi outro que se destacou no Balanço e acompanhou as necessidades dos clientes apresentando resultados animadores: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

Para Evandro Madeira, Diretor de Marketing da Le Briju, o setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

“Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente e sente prazer neste ato, porque provar bijuterias e acessórios é muito mais do que parte da compra, é uma experiência lúdica, um prazer.

As nove lojas Le Briju têm justamente o visual merchandising que encanta o cliente: os produtos são categorizados por cores e estilos e podem ser tocados e provados, permitindo que o cliente se demore o tempo que desejar”, destaca o executivo da empresa que faz parte de um dos segmentos que mais se destacaram no balanço de 2021.

De acordo com ele há, ainda, curadoria de moda com consultoras que facilitam as compras, um serviço importante para as características desses produtos.

Toda essa prestação de serviços e acolhimento ao cliente nos fez faturar R$ 6,7 milhões em 2021, com perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022.

Ainda em abril, vamos inaugurar nossa segunda unidade franqueada: desta vez, chegaremos a Manaus, com a primeira unidade Le Briju fora do estado de São Paulo!”, ressalta Madeira.

Acima da média do setor, o segmento de Serviços e Outros Negócios apresentou alta de 11,1% no balanço da ABF.

Influenciaram estes resultados o crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

O setor de serviços, neste caso no nicho Pets, cresceu muito devido ao aumento de adoções na pandemia.

O Brasil é o terceiro mercado mundial em consumo pets, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Nós da UpVet Franchising enxergamos o potencial e ampliamos o nosso modelo de negócio.

Além das farmácias de manipulação, em 2022, inauguramos quiosques nos shoppings com produtos diversos para os bichinhos.

Em 2022, prevemos um crescimento de 15% no setor de serviços”, finaliza Lisandro Corazza, CEO da UpVet Franchising.

Em um cenário de muita preocupação com a prevenção da doença e outros problemas, o segmento de Limpeza e Conservação, por sua vez, registrou uma elevação de 14,7%, alavancado pela maior demanda por serviços sanitizantes e serviços de forma geral.

O mercado de limpeza e conservação foi e ainda está muito favorecido, principalmente por conta da pandemia.

As pessoas começaram a conhecer os serviços e sua importância, principalmente no que diz respeito à higienização interna e serviços para limpezas de sofás, poltronas, tapetes e colchões.

A Acquazero Eco Wash implementou esse serviço de limpeza em móveis residenciais em 2020, pois observamos que a sociedade tinha essa necessidade”, explica Henrique Mol, Diretor executivo da Acquazero Eco Wash, rede que nasceu em 2009 e entrou para o mercado de franchising em 2010.

Com isso, registramos uma procura muito grande pela franquia, tendo como resultado a 34ª posição do ranking das 50 maiores franquias do Brasil em 2021.

Atualmente, a Acquazero é a maior rede do segmento de limpeza automotiva do Brasil, contando com 750 unidades franqueadas e com a meta de alcançar 1.300 operações em 2022”, destaca Mol, diretor de uma franquia que representa um dos segmentos que mais se destacaram no balanço de 2021

 

Resiliência das franquias possibilitou bons resultados

Para Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho Fiscal na ABF, as franquias conseguiram se manter resilientes mesmo com cenário de crise porque a pandemia antecipou hábitos de consumo que seriam tendências que foram chamados de “novo normal”, mas, segundo ele, de normal não tinham nada e os segmentos de maior destaque no balanço da ABF vieram para preencher as lacunas deixadas pela pandemia e atender todas as demandas e tendências para o momento.

Existiram dois cenários: Um seria que com as taxas de juros que na época estavam baixa, o investidor não via com muito interessante a economia financeira passando a ver a economia real como boa perspectiva de investimento”, destaca ele.

“A outra foi o fato de estarmos com um nível de desemprego crescente que faz com que aumente as pessoas na busca de um negócio que substitua seu salário.

Nos dois casos, a franquia é um excelente negócio por garantir uma rentabilidade bem acima de uma aplicação financeira com baixo risco”, analisa Korytowski.

Outro segmento de destaque no balanço de 2021 da ABF foi Casa e Construção, com alta de 19,3%.

Reconhecido como um dos setores que mais cresce no Brasil, inclusive desde o balanço do setor do ano passado, o setor de Casa e Construção tem muitas franquias de sucesso no seu segmento e ganhou destaque no atual período por conta da maior ocupação dos lares e houve uma espécie de ressignificação desses locais, que passaram a reunir atividades de trabalho, estudo, lazer e maior tempo de convivência entre as famílias, aumentando a realização de reformas, aprimoramentos e até a mudança de endereço/cidade em alguns casos, além do aquecimento da construção civil de forma geral.

A categoria Entretenimento e Lazer que, em termos absolutos, apresentou a maior variação de 2021, com alta de 21,2%, foi afetada de forma mais intensa pela pandemia e começou a se recuperar de forma mais tardia nos últimos três trimestres de 2021.

O segmento de Hotelaria e Turismo teve uma recuperação mais disseminada ao longo do ano passado, fechando 2021 com alta de 19% e sendo o segmento que mais cresceu no 4º trimestre (+15,8%) por causa da retomada das atividades, viagens e eventos relacionados ao avanço da imunização da população.

Com uma elevação de 12,5%, Alimentação – Comércio e Distribuição se beneficiou pela maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento, um dos mais tradicionais na área de franquias, foi destaque entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil por Número de Unidades com as marcas Cacau ShowMC Donalds, Pit Stop Skol e Subway entre as Top 10 maiores redes de franquias do Brasil.

 

Confira algumas oportunidades de negócios:

 

Franquia Vinho & Ponto

Rede de franquia especializada em vinhos.

Oferecemos marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões, além da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor. Saiba mais

 

Franquia CL Joias

Desde 1997 a CL Joias é uma marca de joias contemporâneas, versáteis, para todos os estilos.

Hoje a CL possui três pilares de negócios: lojas próprias, e-commerce e franquias. Saiba mais

 

Franquia Choco Oz

A Choco Oz é uma rede de chocolaterias e cafeterias que oferece uma experiência inovadora ao degustar os produtos, focados nos sabores do Brasil! Saiba mais

 

Franquia Peça Rara

Rede de brechós que comercializam de forma consignada seus produtos, primando pela modernidade, padronização e incentivo ao consumo sustentável. Saiba mais

 

Franquia Vizinhando Gastronomia de Bar

O Vizinhando é aquele bar onde a cerveja é sempre gelada e os pratos são bem servidos, com aquele gostinho e criatividade que só um bom vizinho tem a oferecer. Saiba mais

 

Franquia Maislaser Depilação

A Maislaser by Ana Hickmann é uma rede de clínicas com as melhores e mais acessíveis soluções de depilação a laser.

Negócio altamente rentável e com gestão simplificada. Saiba mais

 

Franquia Oakberry Açaí Bowls

Uma rede para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação; o fast-food saudável.

O açaí da OAKBERRY é 100% natural, não contém: Corantes, Conservantes Artificiais ou Xarope de Guaraná. Saiba mais

 

Franquias Home Sushi Home

A Home Sushi Home é uma empresa especializada em delivery de comida japonesa.

Oferecemos um negócio com baixo investimento, com produtos de qualidade e saudáveis. Saiba mais

 

Franquia Sterna Café

A rede de cafés especiais Sterna Café criou duas opções de franquia onde o custo da operação é bem mais baixo e o espaço é pequeno. Saiba mais

 

Franquia Maxsorriso

Clínicas odontológicas com atendimento especializado em implantes dentários, oferecemos estrutura moderna e equipamentos de última geração. Saiba mais

 

Franquias Happy&Co

A Happy é uma experiência única e definitiva no ensino do inglês. Nosso curso é fast mas não é food. O sucesso da nossa metodologia é ensinar os alunos de forma consistente, divertida e feliz. Saiba mais

 

Franquia Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! Saiba mais

 

Franquia Home Angels

A Home Angels é a maior franquia de cuidadores de pessoas e idosos da América Latina. Saiba mais

 

Franquias Fábrica de Bolo

O negócio FÁBRICA DE BOLO se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Saiba mais

 

Franquia Água de Cheiro

Água de Cheiro, com mais de 40 ano de mercado, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. Saiba mais

 

Franquia Maria Brasileira

A franquia Maria Brasileira permite que pessoas abram as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. Saiba mais

 

Franquia Guia-se Negócios pela Internet

Agência de marketing digital home based.

Nossos franqueados comercializam serviços de marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet. Saiba mais

 

Franquia Portal da Cidade

O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes. Saiba mais

 

Franquia Seguralta

A franquia Seguralta Corretora de Seguros está no mercado há mais de 45 anos com mais de 150 mil clientes atendidos, assessorando-os para proporcionar tranquilidade e segurança. Saiba mais

 


 

Agora que você conferiu os setores que mais se destacaram, confira outros artigos que irão ajudá-lo a empreender: