Responsabilidades do franqueador você sabe quais são?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Você sabe quais são as responsabilidades do franqueador?

As responsabilidades dos franqueadores em uma franquia

11/11/2022

Ao criar uma marca que se consolida no mercado, a franqueadora oferece aos franqueados uma estrutura praticamente completa de negócio: marca conhecida, modelo de negócio notório e positivamente testado no mercado, parceria com empreendedores e trabalho em rede com um padrão de consumo reconhecido em cada ponto do País.

Fornecendo todo um suporte para o franqueado aderir à sua marca e ter sucesso em seu sonho empreender, a franqueadora entrega regras, produtos e serviços já formatados, o que acaba por facilitar o caminho do franqueado quando iniciar um negócio próprio, mas existem responsabilidades dos franqueadores em uma franquia.

Segundo José Fugice, CEO e fundador do Grupo GoAkira, a lei que regula o setor procura ser bastante clara para ambos os lados dessa relação.

A lei de franquia é muito simplificada, não tem milhares de regulações. Existem termos que são bem abrangentes.

A regulação do mercado de franquia e das obrigações da franqueadora ou do fornecedor já começam no início do processo de venda e a lei deixa essas obrigações bem claras”, inicia ele.

“Um exemplo é o fato de você ter que ter uma circular de oferta de franquia, esse é o princípio da parceria.

Dentro da circular de oferta de franquia, o franqueador tem por obrigação deixar claro quais são as condições do modelo do negócio, como é o território, o que pode, o que não pode.

Ele é quem define inclusive qual é o suporte que ele vai dar e se ele vai dar algum suporte, porque na lei, não está escrito que a franqueadora é obrigada a prestar suporte ao franqueado”, destaca o executivo.

De acordo com Fugice, o próprio franqueador define quais serão as suas obrigações para que o franqueado consiga replicar aquele modelo de negócio.

Isso acaba se transformando em direitos e obrigações dentro do contrato, porque o franqueador tem liberdade para dizer para o franqueado aquilo que ele vai fornecer e, consequentemente, quais serão suas obrigações.

Para que a relação entre franqueado e franqueador seja uma parceria de sucesso, o mercado brasileiro, principalmente as grandes redes, tendem a oferecer todo suporte para os novos franqueados já no início da parceria, no momento da instalação, mas, isso não é uma obrigação prevista em lei”, define ele.

Por ser um modelo testado no mercado, as responsabilidades dos franqueadores em uma franquia incluem por lei que elas determinem tudo o que oferecem ao franqueado na circular de oferta, descrevendo todas as regras, particularidades do negócio, direitos e deveres de cada franqueado e também da franqueadora.

“Tudo que você colocar nesta circular serão traduzidas em cláusulas do contrato que se tornam obrigações da franqueadora e do franqueado.

Muitas das coisas que as franqueadoras se propõem a fazer, estão mais ligadas às boas práticas do mercado e a tradição desse segmento no Brasil.

O mercado de franchising no Brasil é muito adaptável a cada tipo de negócio, por exemplo, temos modelos de negócio que o franqueado não precisa de muito suporte, como por exemplo, as franquias Home Based, neste caso, o acompanhamento se torna mais simples, sem visitas a uma unidade física.

No caso dos negócios que contam com lojas físicas, temos por padrão, que o projeto arquitetônico da unidade seja o mesmo da rede, então, acaba sendo uma exigência, quando pensamos em franquias físicas”, explica José Fugice, da Goakira.

As responsabilidades dos franqueadores em uma franquia são bastante focadas em informações aos empreendedores que aderem ao seu modelo de negócio e a troca de informações entre as partes deve ser constante.

De acordo com Daniel Alcântara Nastri Cerveira, advogado especializado em franquia e sócio do escritório Cerveira Advogados Associados, antes de entrar no sistema, o interessado em ter uma franquia deve fazer uma ampla pesquisa sobre o negócio e o mercado, assim como sobre a taxa de rentabilidade, reputação da marca e investimento inicial necessário para para investir na franquia e ter certeza de que ela é adequada ao seu perfil.

“Os franqueados devem se adaptar aos padrões da franquia escolhida, assim como é recomendável que os franqueadores estejam abertos para ouvir as colocações dos seus franqueados.

O relacionamento e a parceria franqueadora-franqueado formam a base dos sistemas.

Vale lembrar que o contrato de franquia tem prazo finito e, portanto, a franqueadora pode retirar da rede os franqueados indesejáveis.

Desta forma, eventual ‘briga’ com a franqueadora deve ser muito bem pensada”, recomenda ele.

Como parte do rol de responsabilidades dos franqueadores em uma franquia, a franqueadora tem a obrigação de cumprir o estabelecido no contrato de franquia, entregando aquilo que se comprometeu.

“Ou seja: deverá garantir o fornecimento regular dos produtos e matérias-primas, proporcionar o suporte e supervisão pactuados, gerenciar o fundo de propaganda eventualmente instituído, dar os treinamentos previstos contratualmente etc.”, acrescenta o advogado Daniel Alcântara Nastri Cerveira.

Mas é importante destacar, segundo ele, que a franqueadora não garante o sucesso do negócio.

O risco em implantar a franquia é assumido integralmente pelo franqueado, muito embora o fechamento de unidades igualmente impacta negativamente e diretamente as detentoras da marca.

Assim, a franqueadora somente será responsabilizada por prejuízos dos franqueados nas situações em que estiver presente uma conduta culposa que acarrete em danos graves e impossibilite a continuidade do negócio (nexo de causalidade)”, ensina  Daniel Alcântara Nastri Cerveira, ao detalhar quais são as responsabilidades dos franqueadores em uma franquia.

Segundo o advogado especialista em franquias, os litígios, sejam judiciais ou arbitrais, envolvendo disputas contratuais de direito privado, especialmente oriundas do franchising, sempre são complicados.

“É difícil prever o resultado, uma vez que dependerão do entendimento específico do julgador, provas produzidas, testemunhos etc.

Por isso, é tão importante evitar as demandas, seja antes de assinar o contrato ou após preventivamente através de uma boa comunicação entre as partes franqueado e franqueadora”, acrescenta Cerveira.

Entre as responsabilidades das franqueadoras em uma franquia, seguindo as leis do setor e boas práticas do mercado, estão:

– Encaminhar a circular de oferta de franquia com 10 dias de antecedência da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou do pagamento de qualquer tipo de valor pelo franqueado, com exceção para as hipóteses pré-qualificação ou licitação movida por empresa pública, quando a COF será disponibilizada no começo do procedimento de seleção.

O conteúdo, obrigatório, da circular de oferta está elencado no artigo 2º da Lei de Franquias, ou seja, o documento deverá ser entregue aos candidatos com todas as informações exigidas legalmente;

– A franqueadora tem a obrigação de cumprir o estabelecido no contrato de franquia, entregando aquilo que se comprometeu.

Ou seja, deverá garantir o fornecimento regular dos produtos e matérias-primas, proporcionar o suporte e supervisão pactuados, gerenciar o fundo de propaganda eventualmente instituído, dar os treinamentos previstos contratualmente etc;

– Algumas das responsabilidades das franqueadoras em uma franquia de forma destacada é passar o know-how do negócio para o franqueado, o que inclui: a gestão do negócio, os indicadores que o franqueado deve acompanhar, as metas que ele deve buscar;  as métricas que ele precisa acompanhar; as formas de acompanhar o mercado em que ele está abrindo um negócio; as competências dos colaboradores que ele deve contratar; como fazer o atendimento do cliente; como deve ser feita a prestação de serviço;

– Após passar essa gama de informações, a franqueadora deve  identificar quais estão sendo as falhas, caso o franqueado esteja com problemas.

Segundo José Fugice, da Goakira, existem situações em que o franqueado tem um perfil comercial incrível, mas, não sabe gerenciar pessoas, é aí que a franqueadora entra para potencializar os pontos mais fracos do franqueado.

“Quando pensamos em franquias, estamos lidando com uma rede, é um negócio feito por várias pessoas e perfis diversos. Por isso, é fundamental acompanhar esse franqueado para que seja possível identificar as dificuldades e colaborar para que essas dificuldades sejam minimizadas”, ressalta ele.

– Por lei, a  franqueadora precisa determinar tudo que ela oferece ao franqueado na circular de oferta, descrevendo todas as regras, particularidades do negócio, direitos e deveres de cada franqueado e também da franqueadora.

Tudo que você colocar nesta circular serão traduzidas em cláusulas do contrato que se tornam obrigações da franqueadora e do franqueado.

– A franqueadora deve ser honesta e se basear em dados reais no momento de demonstrar a rentabilidade do negócio aos candidatos a franqueados.

Ademais, temos alguns pilares a serem observados pelas franqueadoras, tais como, a defesa da marca, abastecimento eficiente, respeito às cláusulas de exclusividade e preferência, entre outros.

De acordo com  o advogado Daniel Alcântara Nastri Cerveira, os tribunais brasileiros vêm proferindo julgamentos no sentido de que falhas leves das franqueadoras não justificam a rescisão dos contratos de franquia e pedidos de indenização.

“Nessa linha, para ficar caracterizada a responsabilidade da franqueadora, é preciso a ocorrência de uma infração grave e que tenha repercussão direta no negócio franqueado”, salienta ele.

Agora que você conhece as responsabilidades do franqueador, conheça algumas oportunidades de negócios:

 

Franquia de milkshake — Milk Moo

A franquia de milk shake goiana que caiu no gosto do País e virou um sucesso.

Leve a experiência de ter um ótimo negócio na sua cidade. SAIBA MAIS

 

Franquia de presentes — Imaginarium

Imaginarium é uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes. SAIBA MAIS

 

Franquia Pizza Crek

A Pizza Crek reinventou a Pizza, com pizzas Individuais enroladas.

Maior lucratividade por m2, com três tipos diferentes de negócio. SAIBA MAIS

 

Franquia Sleep House

A Sleep House Colchões, é a maior rede Multimarcas Internacionais em venda de colchões e acessórios da América Latina e faz parte do Grupo Pikolin, líder na Europa e presente em 25 países. SAIBA MAIS

 

Franquia de produtora de vídeo — LZ Films

Quer ter sua própria produtora de vídeos sem gastar uma fortuna para iniciar seu negócio? A LZ Films tem a oportunidade perfeita para você!

Atuamos há mais de 12 anos no mercado de produção audiovisual. SAIBA MAIS

 

Franquia Giraffas

Rede brasileira de restaurantes com mais de 350 unidades, o Giraffas oferece refeições suculentas e diferenciadas para todos os gostos e bolsos. Há vários modelos de negócios. SAIBA MAIS

 

Franquias de piscinas e acessórios — Splash

A Splash trabalha com a venda de piscinas em duas linhas (tropical e italiana), acessórios, aquecimento e produtos químicos de tratamento. A rede atua com produtos iGUi. SAIBA MAIS

 

Franquias de cafeteria — Grão Espresso

Somos uma rede de lanchonetes onde café não é só um produto, é tradição, dedicação e história.

Faça parte desta rede de sucesso. SAIBA MAIS

 

Franquia de artigos para o lar — Artex

A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento. SAIBA MAIS

 

Franquia de serviços de limpeza — Mary Help

A Mary Help é uma franquia de serviços para residências e empresas, baseada no recrutamento, seleção e treinamento de profissionais e seu posterior agenciamento para realização de diárias ou de contratos entre as partes. SAIBA MAIS

 

Franquia de salgados — Mini Kalzone

Rede de franquias de mini kalzones um produto caseiro, feito apenas com ingredientes de qualidade, muito recheio.

Um negócio gostoso e de sucesso. SAIBA MAIS

 

Franquias de escolas de idiomas — KNN Idiomas

A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. SAIBA MAIS

 

Franquias de material de construção — Disensa

Somos a maior rede de materiais de construção, presente nas principais capitais. Leve este negócio para sua cidade. SAIBA MAIS

 

Franquia odontológica — Hub Odonto

Hub Odonto, primeira franquia por assinatura do Brasil. Esse conceito surgiu a partir da identificação de uma necessidade no segmento de Franquias de Clínicas Odontológicas. SAIBA MAIS

 

Franquias de quiosque — Convex Brasil

Pioneira na introdução e fabricação de joias em aço 316L no país e líder no segmento, a Convex fabrica também joias em prata e revestida com ouro; produtos com qualidade e que acompanham as tendências. SAIBA MAIS

 

Franquias de cafeteria — Empório Mineiro Cheirin Bão

Empório e cafeteria em um único lugar. Muito mais do que cafeteria de cafés especiais nos tornamos especialistas em proporcionar momentos únicos e criar boas memórias e aromas que remetem as melhores lembranças da nossa vida. SAIBA MAIS

 

Franquia Brazil Health

A Brazil Health é uma corretora especializada em planos de saúde, odontológicos e seguros de vida.

Possui modelo de negócios em franquia home office ou sala comercial. SAIBA MAIS

 

Franquia Casa do Celular

Rede de franquias especializada em venda de aparelhos celulares.

Uma rede de sucesso com mais de 170 unidades. SAIBA MAIS

 

Franquia Loft

Somos a maior e melhor rede do segmento de acessórios para celular e gadgets no Brasil.

O sucesso das nossas lojas, físicas, online  e quiosques está na rentabilidade do negócio ao franqueado. SAIBA MAIS

 

Franquias culinárias — Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar. SAIBA MAIS

 

Franquias baratas brasileiras — Restaura Jeans

Somos uma de rede franquias que oferece serviços para recuperação do vestuário, como tingimento, costura e customização, lavanderia e renovação de couro. SAIBA MAIS

 

Franquia de presentes criativos — Piticas

Franquia em quiosque ou loja física de produtos para o universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. SAIBA MAIS

Franquias de odontologia — Coife Odonto

Rede de franquias odontológicas com mais de 30 anos de mercado e mais de 180 unidades, um sinônimo de sucesso e de crescimento em todo o país. SAIBA MAIS

 

Franquias Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! SAIBA MAIS

 


 

Gostou deste conteúdo? Veja também: