Maria Brasileira é eleita a melhor microfranquia do Brasil

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Maria Brasileira é eleita a melhor microfranquia

Maria Brasileira é eleita Melhor Microfranquia do Brasil pelo segundo ano consecutivo

30/08/2022 | Publieditorial

A Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residencial e corporativa, com sede em São José do Rio Preto (SP), conquistou o título de Melhor Microfranquia do Brasil 2022, premiação feita pela Serasa Experian, em parceria com a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que considerou três critérios: a qualidade da rede (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), o desempenho da rede (a performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação dos donos das unidades em relação aos serviços prestados pela franqueadora).

No ano passado, a rede também conquistou o prêmio inédito, lançado naquela ocasião.

Há nove anos no franchising, a Maria Brasileira conta atualmente com 442 unidades espalhadas por todo o território nacional, em 373 cidades, 26 estados, além do Distrito Federal.

A expectativa é encerrar o ano com 500 unidades e um faturamento na casa dos R$ 130 milhões.

Como parte do plano de expansão, a franqueadora aposta em quatro pilares: no modelo home office, que oferece um valor de investimento menor;  chegar a cidades pequenas, que são bem receptivas a novos negócios e não têm tanta concorrência; incentivar os franqueados a adquirir outras unidades e investir em marketing.

Para este ano, a rede vai investir ainda mais no digital e oferecer mais modernidade e melhores experiências ao cliente, inclusive com o lançamento de um aplicativo.

A possibilidade de se tornar um franqueado em modelo home office, além de oferecer ao empreendedor a possibilidade de trabalhar em casa, com a diminuição dos custos operacionais e investimento de um menor valor, resultou em um crescimento de 21% da rede, especialmente em cidades com até 50 mil habitantes”, diz Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.

Hoje, 70% da rede opera no modelo home office e cerca de 40% está nas mãos de multifranqueados, com duas ou mais unidades.

Em 2021, 30% das vendas de novas unidades foram para já franqueados e 10% oriundas de indicações deles”, completa Buranello.

Outra realização da Maria Brasileira é o Projeto Olhar de Maria, organização sem fins lucrativos, lançado em 2020, para ajudar as profissionais de limpeza, que prestam ou não serviços para a rede.

O ápice do projeto aconteceu no ano do seu lançamento, em plena crise que afetou muito essas profissionais, quando foram arrecadadas e distribuídas 30 toneladas de alimentos para beneficiá-las. De lá para cá muitas outras ações continuam acontecendo.

E, finalmente, em janeiro de 2022, a Maria Brasileira deu outro grande passo: o lançamento da nova identidade visual, que teve como desafio centralizar todas as atenções nas pessoas, com um conceito de lar, mais responsiva e com mais brasilidade.

Com quase uma década de vida, sentimos a necessidade de evoluir nossa identidade para que ela estivesse à altura de representar todo o ecossistema que envolve a Maria Brasileira, que são as pessoas. Nosso DNA é facilitar a vida delas, e isso precisava ser percebido não apenas na prestação dos nossos serviços, mas em toda a nossa comunicação”, explica Buranello.

O esforço de tanto trabalho faz da Maria Brasileira uma das franquias mais premiadas do mercado e dona dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro.

Além da dobradinha de Melhor Microfranquia do Brasil, em 2021 e 2022, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e o prêmio 5 estrelas também dado pela publicação nos dois anos, em 2015 já foi contemplada com o primeiro lugar em Desempenho de Rede no Anuário das Melhores Franquias, da PEGN; em 2017 e 2018 foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt; e também chancelada, em 2018, 2019, 2020 e 2022 com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, a maior honraria do franchising brasileiro. Em 2019, 2020, 2021 e 2022 foi contemplada com o prêmio Great Place To Work.

A Maria Brasileira é uma empresa feita de pessoas para pessoas. Elas são o foco do nosso trabalho, seja pessoa física ou jurídica, clientes, profissionais que prestam os serviços, em todas as pontas do negócio têm pessoas envolvidas. É por elas que chegamos até aqui e é por elas que vamos seguir trabalhando nos muitos anos à frente, para sempre sermos merecedores da confiança delas”, conclui Buranello.

 

Raio-X da Maria Brasileira

Investimento inicial: De R$ 39.600,00 a R$ 81.120,00 (O valor do investimento total é composto por taxa de franquia inicial, capital de giro, e aquisição de equipamentos e materiais necessários para a implantação do negócio)

Unidades em operação (próprias + franqueadas): 1 própria e 442 franqueadas

Capital de Giro: De R$ 7.000,00 a R$ 17.000,00

Royalties: De R$ 606,00 a R$ 2.424,00

Faturamento médio mensal: De R$45.000,00 a R$ 60.000,00

Fundo de publicidade: De R$ 200,00 (para cidades até 50 mil habitantes) a R$ 300,00 (cidades acima de 50 mil Habitantes)

Lucro médio mensal:  20% do faturamento bruto

Prazo de retorno: 14 meses

Duração do contrato:  05 anos

 

Sobre a Maria Brasileira 

Fundada em 2013, por Felipe Buranello e Eduardo Pirré, que investiram inicialmente R$ 200 mil para criar o negócio, a Maria Brasileira, empresa que facilita a vida das pessoas por meio de multisserviços, consolidou sua liderança e pioneirismo no setor, tornando-se a maior rede de franquias de limpeza residencial da América Latina.

Nos últimos anos, é dona dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro: em 2017 e 2018, foi eleita uma das 25 melhores franquias do Brasil, pelo Grupo Bittencourt, e também chancelada, em 2018, 2019, 2020 e 2022, com o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

Em 2019, 2020, 2021 e 2022, foi contemplada com o prêmio Great Place To Work.

Em 2021 e 2022, foi eleita a Melhor Microfranquia do Brasil, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Atualmente, conta com mais de 438 unidades franqueadas espalhadas por todo o Brasil.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 


 
Veja outros artigos da franquia Maria Brasileira que irão te ajudar a empreender:


Por Publieditorial