Líder no segmento, franquia de limpeza e cuidados aposta no crescimento da rede através de multifranqueados
02/04/2019 | Publieditorial
Que tal investir em um negócio de uma marca que te incentiva e ajuda a crescer de forma paralela à rede? Pois é, a franquia de serviços de limpeza e cuidados Maria Brasileira oferece um extenso e aproximado trabalho de apoio para que seus franqueados avancem com suas unidades, participem da expansão da franqueadora e obtenham ganhos cada vez melhores.
A premissa é simples: o desenvolvimento interno dos seus franqueados garante inúmeras vantagens para a Maria Brasileira e, principalmente, para o próprio investidor. Quem decide abrir uma unidade da rede, por exemplo, é incentivado e treinado para obter bons resultados e crescer com a abertura de novas franquias da marca.
Na visão da empresa, dessa maneira é possível avançar no mercado de forma orgânica e saudável, já que as novas unidades acabam sendo inauguradas por parceiros que estão por dentro do negócio e naturalmente habituados ao dia-a-dia da operação.
A estratégia, inclusive, é uma das mais indicadas por especialistas do setor. Para Ana Vecchi, CEO da consultoria Ana Vecchi Business Consulting, especializada em varejo e franchising, a crise aumentou a percepção de valor do multifranqueado no mercado brasileiro porque, dada a dificuldade de encontrar novos investidores, muitas marcas começaram a se voltar para a própria rede.
“O franqueado ganha tempo de treinamento, por já estar habituado ao dia-a-dia da operação, e ganha também a possibilidade de negociar com fornecedores, por ter mais escala. A formação de equipe fica facilitada e é possível até mesmo fazer trocas entre as unidades”.
Atualmente, cerca de 38% de todas as unidades em operação da Maria Brasileira é formada por multifranqueados.
Segundo Juliana Pitelli, gestora de expansão da marca, os empresários que já possuem unidades pulam muitas etapas de aprendizado, maturação e estruturação do negócio.
“As redes que crescem através de multifranqueados geralmente são mais saudáveis. Uma loja sempre tende a fortalecer a outra e assim por diante”.
Até o final deste ano, a Maria Brasileira prevê a inauguração de até 25 novas lojas, 12 delas através da aquisição dos próprios franqueados.
Para os investidores, o apoio da franqueadora ao crescimento interno dos franqueados representa reconhecimento e, principalmente, oportunidade. Cristiano Alves, multifranqueado com três unidades da Maria Brasileira no interior de São Paulo (Itu, Salto e Indaiatuba), remete o sucesso dos seus negócios às oportunidades que a franquia lhe apresentou.
“Não havia nenhuma empresa do segmento naquela região. Cada vez mais os clientes buscam serviços que resolvam seus problemas e necessidades cotidianas. Tendo em vista essa oportunidade, resolvi investir na aquisição de outras unidades e, assim, complementar a nossa presença naquele território”.
Ainda de acordo com Cristiano, o suporte oferecido também teve papel relevante no crescimento de suas unidades.
“Temos um suporte de marketing muito bom que fortalece a marca nas redes sociais e, consequentemente, eleva a quantidade de contatos que recebemos”.
Contente com os resultados, ele diz aguardar novas oportunidades que possam surgir para ampliar a presença da Maria Brasileira na sua região, e também evoluir com os negócios da franquia.
Ganha-ganha
Outra multifranqueada da rede é a empreendedora Silvana Schimidt, que possui três unidades da Maria Brasileira no Paraná (duas em Cascavel e uma em Toledo). Para ela, abrir novas unidades e crescer junto de forma paralela a marca traz inúmeros ganhos. Além de amplificar as suas chances de ganhar mais financeiramente, pode conseguir reduzir alguns custos devido ao ganho de escala.
“Um dos pontos fortes certamente é a redução de custos que você terá na nova operação. “Afinal ao abrir uma nova área, não é necessário outro ponto comercial. Ou seja, você opera com a estrutura que já existe, o que por sua vez ajuda a aumentar o faturamento da empresa.”
Além disso, na avaliação da multifranqueada, por já conhecer toda a operação e o dia-a-dia do negócio, o nível do risco assumido ao adquirir uma nova unidade é bem menor.
“Caso apareçam novas oportunidades, com certeza pensarei em expandir pela Maria Brasileira e abrir outras unidades. Estou satisfeita com a marca.”
O franqueado Cristiano Alves e sua equipe em uma das unidades do empreendedor
Cristiano Alves, mulltifranqueado das unidades de Itu, Salto e Indaiatuba
Silvana Schimidt, multifranqueada de Cascavel e Toledo
A empreendedora Silvana Schimidt e sua equipe em uma das unidades da rede
Equipe da Maria Brasileira em uma das unidades multifranqueadas
A franquia
Fundada em 2012 e lançada no franchising em 2013, a Maria Brasileira é uma rede especializada na prestação de serviços domésticos, tendo como missão facilitar a vida dos brasileiros, permitindo que as pessoas tenham mais tempo livre e qualidade de vida.
A franquia oferece serviços bastante diversos, sempre relacionados à limpeza e cuidados de residências e empresas, sendo que limpeza doméstica, limpeza pós obra e passadeira são seus serviços de maior demanda. Líder em seu segmento, a Maria Brasileira oferece cerca de 20 mil facilitadores, em 202 unidades, que estão distribuídas nos 25 estados brasileiros.
A marca também é bicampeã do prêmio que concede reconhecimento às 25 franquias com as melhores práticas de gestão do franchising, elaborado pelo Grupo Bittencourt.
Raio x da franquia
Investimento inicial — a partir de R$ 56.900,00 Royalties — a partir de um salário mínimo mensal Taxa de publicidade — R$ 300,00 fixos mensais Faturamento médio mensal — R$ 45.000,00 Prazo de retorno — 12 a 15 meses