Descubra quais são as 50 maiores franquias em unidades

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
ranking com as 50 maiores franquias em unidades

Descubra quais são as 50 maiores franquias em unidades

22/01/2020

Algumas franquias são grandes e poderosas!

Elas conquistam o coração dos brasileiros e, por isso, conseguem levar todo o prestígio de suas marcas para os mais diversos pontos do País.

Há quatro anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza um estudo com marcas associadas para identificar as que possuem o maior número de unidades no Brasil.

Em 2020, o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil revelou que entre as maiores, o número médio de unidades por marca subiu de 861 em 2018 para 897 no ano passado.

Este número representa um aumento de quase 100% em relação ao estudo anterior!

Há outros pontos que merecem ser destacados no estudo da ABF:

  • O ranking, em 2020, conta com 53 redes, pois houve empate em três posições;
  • O número de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano;
  • Para fazer parte do ranking, era necessário ter, pelo menos, 321 operações, ou seja, 7% a mais do que o estudo anterior;
  • Das 53 presentes no ranking, 45 franquias são brasileiras;
  • 75% das redes do estudo possuem o Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Confira a lista das 50 Maiores Franquias por Unidades no Brasil em 2019*

Posição Marca Segmento Unidades
2019 2018 2019 2018
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem-Estar 3806 3724
MCDONALD´S Alimentação 2459 2289
AM/PM Alimentação 2377 2493
CACAU SHOW Alimentação 2322 2232
SUBWAY Alimentação 1864 2094
15º ACQIO Comunicação, Informática e Eletrônicos 1703 1113
LUBRAX + Serviços Automotivos 1643 NF**
KUMON Serviços educacionais 1563 1488
JET OIL Serviços automotivos 1491 1772
10º CVC BRASIL Hotelaria e Turismo 1414 1279
11º 13º ÓTICAS CAROL Saúde, Beleza e Bem-Estar 1335 1143
12º 12º SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS Serviços e outros negócios 1325 1146
13º WIZARD BY PEARSON Serviços educacionais 1260 1250
14º 19º BURGER KING BRASIL Alimentação 1209 980
15º 10º BR MANIA Alimentação 1181 1231
16º 14º ÓTICAS DINIZ Saúde, Beleza e Bem-Estar 1154 1116
17º 16º BOB´S Alimentação 1047 1043
18º 17º CORREIOS Serviços e outros negócios 994 1002
19º 18º FARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASIL Saúde, Beleza e Bem-Estar 992 993
20º 11º DIA% Alimentação 865 1184
21º 21º CHILLI BEANS Moda 830 785
22º 20º FISK CENTRO DE ENSINO Serviços educacionais 768 809
23º 22º CCAA Serviços educacionais 728 728
24º 40º HELP! LOJA DE CRÉDITO Serviços e outros negócios 700 365
25º ODONTOCOMPANY Saúde, Beleza e Bem-Estar 634 210
26º 24º CNA Serviços educacionais 612 579
27º 23º HERING STORE Moda 577 589
28º 26º CLUBE TURISMO Hotelaria e Turismo 523 484
29º 25º LOCALIZA HERTZ Serviços automotivos 522 522
30º ESPAÇOLASER Saúde, Beleza e Bem-Estar 519 279
31º 27º CHIQUINHO SORVETES Alimentação 509 451
32º 30º HAVAIANAS Moda 452 440
33º 46º PITICAS MODA CRIATIVA Moda 451 311
34º 28º 5ÀSEC Limpeza e Conservação 442 448
35º 33º AREZZO Moda 440 418
36º 29º HINODE Saúde, Beleza e Bem-Estar 434 445
37º OGGI SORVETES Alimentação 413 109
38º 34º CARMEN STEFFENS Moda 409 417
35º PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES Serviços educacionais 409 411
39º 36º MICROLINS Serviços educacionais 401 384
40º 41º KOPENHAGEN Alimentação 388 358
37º CHOCOLATES BRASIL CACAU Alimentação 388 380
41º 38º MUNDO VERDE Alimentação 377 377
42º SAN MARTIN Serviços e outros negócios 374 167
43º 39º GIRAFFAS Alimentação 373 369
44º 43º CASA DE BOLOS Alimentação 370 340
45º KNN IDIOMAS Serviços educacionais 365 256
46º 44º JAN-PRO Limpeza e Conservação 354 318
47º NUTRIMAIS Serviços e outros negócios 351 101
48º 42º SPOLETO Alimentação 349 351
CEOPAG Serviços e outros negócios 349 NF**
49º CEOFOOD Serviços e outros negócios 327 NF**
50º SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO Serviços educacionais 321 266

Assim como nos últimos anos, O Boticário manteve a liderança das franquias grandes e poderosas.

O ranking também tem marcas que apareceram pela primeira vez.

São elas:

  • Odontocompany (25º),
  • Espaçolaser (30º),
  • Oggi Sorvetes (37º),
  • San Martin (42º),
  • KNN Idiomas (45º),
  • Nutrimais (47º),
  • Ceopag (48º),
  • Ceofood (49º lugar),
  • Supera – Ginástica para o Cérebro (50º).

Já as marcas que mais alçaram posições foram:

  • Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar),
  • Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º),
  • Acqio (de 15º para 6º),
  • Burger King Brasil (de 19º para 14º),
  • Óticas Carol (de 13º para 11º).

André Friedheim, presidente da ABF, destaca que é uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento das redes que participam do estudo.

“Esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão”, ressalta Friedheim.

Tempo é o segredo do sucesso

Das 53 redes presentes no ranking, 30 já tem mais de 10 anos como franqueadoras.

Isso mostra que um dos fatores mais importantes para chegar a um determinado porte é o tempo, embora haja algumas exceções.

Alimentação: o maior segmento do franchising

Entre as dez primeiras colocadas do ranking das maiores franquias, Alimentação é o segmento que mais predomina, com quatro representantes.

Segundo o estudo, 35% das unidades franqueadas são do segmento de alimentação, como é possível ver na imagem abaixo:

Apesar da alta representatividade, a porcentagem de franquias de alimentação teve uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a participação de Serviços e Outros Negócios, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos cresceu.

Longe do tradicional, perto do sudeste brasileiro

Outra dado interessante divulgado pela ABF é o da queda na porcentagem de lojas tradicionais, que passou de 88% para 85%.

Em contrapartida, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 12% para 15%.

Além disso, o estudo das maiores franquias também identificou que grande parte das marcas tem origem e mais unidades no sudeste brasileiro.

 

 

As grandes e poderosas de cada segmento

Neste ano, a ABF também destacou as maiores redes dentro de cada um dos 11 segmentos.

“A ideia é ir mais fundo e chegar a redes que não estão nas 50 Maiores, mas que são muito representativas em seus segmentos.

Assim, vamos criar um histórico e poder desenvolver novas análises nos próximos anos”, explica André Friedheim.

Confira as franquias grandes e poderosas de cada segmento:

(Redes com fazem parte do ranking das 50 maiores)

ALIMENTAÇÃO

Posição Marca Unidades
McDonald’s 2.459
AM/PM 2.377
Cacau Show 2.322
Subway 1.864
Burger King Brasil 1.209

 

CASA E CONSTRUÇÃO

Posição Marca Unidades
IGUI 309
Casa do Construtor 275
Remax 247
Imaginarium 242
Multicoisas 212

 

COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS

Posição Marca Unidades
Acquio 1.703
Premia Pão 158
Bom Cupom 109
Guia-se Negócios pela Internet 95
Castseg Distribuidora 79

 

ENTRETENIMENTO E LAZER

Posição Marca Unidades
Livraria e Papelaria Nobel 121
Mr. Kids 71
Sniper 43
Ri Happy 33
Viva Eventos 20

 

HOTELARIA E TURISMO

Posição Marca Unidades
CVC Brasil 1.414
Clube Turismo 523
CI 113
Flytour Franchising 90
Flyworld O seu amigo de viagens 49

 

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Posição Marca Unidades
5 à Sec 442
Jan-Pro 354
Lava e Leva Lavanderia 276
Maria Brasileira 209
Dryclean USA 199

 

MODA

Posição Marca Unidades
Chilli Beans 830
Hering Store 577
Havaianas 452
Piticas Moda Criativa 451
Arezzo 440

 

SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR

Posição Marca Unidades
O Boticário 3.806
Óticas Carol 1.336
Óticas Diniz 1.154
Farmácias FTB 992
Odontocompany 634

 

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Posição Marca Unidades
Lubrax + 1.643
Jet Oil 1.491
Localiza Hertz 522
Unidas Aluguel de Carros 186
Acquazero 154

 

SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS

Posição Marca Unidades
Seguralta – Bolsa de Seguros 1.325
Correios 994
Help! Loja de Crédito 700
San Martin 374
Nutrimais 351

 

SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Posição Marca Unidades
Kumon 1.563
Wizard by Pearson 1.260
Fisk Centro de Ensino 768
CCAA 728
CNA 612

 

As maiores franquias em unidades por região

Assim como no ano passado, a ABF analisou, regionalmente, as maiores redes por unidades. 

Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região.

 

Como é feito o estudo

A pesquisa da ABF para saber as maiores franquias em unidades é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes.

O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.

 

Confira também:

 

Antes de adquirir uma franquia, não deixe de pesquisar tudo sobre a marca, o segmento e a opinião dos franqueados.

Para você não deixar de tirar nenhuma dúvida com o franqueador, separamos 19 perguntas indispensáveis para fazer ao franqueador antes de abrir uma franquia.

Leia também o nosso guia completo sobre o sistema de franchising para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como adquirir uma franquia.

Acha que tem um perfil específico para uma rede de franquias? Então veja como funciona o processo seletivo de uma franquia.