var lazyload = new LazyLoad({ elements_selector: ".lazy" }); }
Descubra quais são as 50 maiores franquias em unidades
Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Descubra quais são as 50 maiores franquias em unidades


22/01/2020


ranking com as 50 maiores franquias em unidades

Algumas franquias são grandes e poderosas!

Elas conquistam o coração dos brasileiros e, por isso, conseguem levar todo o prestígio de suas marcas para os mais diversos pontos do País.

Há quatro anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza um estudo com marcas associadas para identificar as que possuem o maior número de unidades no Brasil.

Em 2020, o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil revelou que entre as maiores, o número médio de unidades por marca subiu de 861 em 2018 para 897 no ano passado.

Este número representa um aumento de quase 100% em relação ao estudo anterior!

Há outros pontos que merecem ser destacados no estudo da ABF:

  • O ranking, em 2020, conta com 53 redes, pois houve empate em três posições;
  • O número de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano;
  • Para fazer parte do ranking, era necessário ter, pelo menos, 321 operações, ou seja, 7% a mais do que o estudo anterior;
  • Das 53 presentes no ranking, 45 franquias são brasileiras;
  • 75% das redes do estudo possuem o Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Confira a lista das 50 Maiores Franquias por Unidades no Brasil em 2019*

PosiçãoMarcaSegmentoUnidades
2019201820192018
O BOTICÁRIOSaúde, Beleza e Bem-Estar38063724
MCDONALD´SAlimentação24592289
AM/PMAlimentação23772493
CACAU SHOWAlimentação23222232
SUBWAYAlimentação18642094
15ºACQIOComunicação, Informática e Eletrônicos17031113
LUBRAX +Serviços Automotivos1643NF**
KUMONServiços educacionais15631488
JET OILServiços automotivos14911772
10ºCVC BRASILHotelaria e Turismo14141279
11º13ºÓTICAS CAROLSaúde, Beleza e Bem-Estar13351143
12º12ºSEGURALTA – BOLSA DE SEGUROSServiços e outros negócios13251146
13ºWIZARD BY PEARSONServiços educacionais12601250
14º19ºBURGER KING BRASILAlimentação1209980
15º10ºBR MANIAAlimentação11811231
16º14ºÓTICAS DINIZSaúde, Beleza e Bem-Estar11541116
17º16ºBOB´SAlimentação10471043
18º17ºCORREIOSServiços e outros negócios9941002
19º18ºFARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASILSaúde, Beleza e Bem-Estar992993
20º11ºDIA%Alimentação8651184
21º21ºCHILLI BEANSModa830785
22º20ºFISK CENTRO DE ENSINOServiços educacionais768809
23º22ºCCAAServiços educacionais728728
24º40ºHELP! LOJA DE CRÉDITOServiços e outros negócios700365
25ºODONTOCOMPANYSaúde, Beleza e Bem-Estar634210
26º24ºCNAServiços educacionais612579
27º23ºHERING STOREModa577589
28º26ºCLUBE TURISMOHotelaria e Turismo523484
29º25ºLOCALIZA HERTZServiços automotivos522522
30ºESPAÇOLASERSaúde, Beleza e Bem-Estar519279
31º27ºCHIQUINHO SORVETESAlimentação509451
32º30ºHAVAIANASModa452440
33º46ºPITICAS MODA CRIATIVAModa451311
34º28º5ÀSECLimpeza e Conservação442448
35º33ºAREZZOModa440418
36º29ºHINODESaúde, Beleza e Bem-Estar434445
37ºOGGI SORVETESAlimentação413109
38º34ºCARMEN STEFFENSModa409417
35ºPREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTESServiços educacionais409411
39º36ºMICROLINSServiços educacionais401384
40º41ºKOPENHAGENAlimentação388358
37ºCHOCOLATES BRASIL CACAUAlimentação388380
41º38ºMUNDO VERDEAlimentação377377
42ºSAN MARTINServiços e outros negócios374167
43º39ºGIRAFFASAlimentação373369
44º43ºCASA DE BOLOSAlimentação370340
45ºKNN IDIOMASServiços educacionais365256
46º44ºJAN-PROLimpeza e Conservação354318
47ºNUTRIMAISServiços e outros negócios351101
48º42ºSPOLETOAlimentação349351
CEOPAGServiços e outros negócios349NF**
49ºCEOFOODServiços e outros negócios327NF**
50ºSUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBROServiços educacionais321266

Assim como nos últimos anos, O Boticário manteve a liderança das franquias grandes e poderosas.

O ranking também tem marcas que apareceram pela primeira vez.

São elas:

  • Odontocompany (25º),
  • Espaçolaser (30º),
  • Oggi Sorvetes (37º),
  • San Martin (42º),
  • KNN Idiomas (45º),
  • Nutrimais (47º),
  • Ceopag (48º),
  • Ceofood (49º lugar),
  • Supera – Ginástica para o Cérebro (50º).

Já as marcas que mais alçaram posições foram:

  • Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar),
  • Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º),
  • Acqio (de 15º para 6º),
  • Burger King Brasil (de 19º para 14º),
  • Óticas Carol (de 13º para 11º).

André Friedheim, presidente da ABF, destaca que é uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento das redes que participam do estudo.

“Esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão”, ressalta Friedheim.

Tempo é o segredo do sucesso

Das 53 redes presentes no ranking, 30 já tem mais de 10 anos como franqueadoras.

Isso mostra que um dos fatores mais importantes para chegar a um determinado porte é o tempo, embora haja algumas exceções.

gráfico do tempo como franqueadores das maiores franquias em unidades

Alimentação: o maior segmento do franchising

Entre as dez primeiras colocadas do ranking das maiores franquias, Alimentação é o segmento que mais predomina, com quatro representantes.

Segundo o estudo, 35% das unidades franqueadas são do segmento de alimentação, como é possível ver na imagem abaixo:

gráfico do número de unidades de franquias por segmentos

Apesar da alta representatividade, a porcentagem de franquias de alimentação teve uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a participação de Serviços e Outros Negócios, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos cresceu.

Longe do tradicional, perto do sudeste brasileiro

Outra dado interessante divulgado pela ABF é o da queda na porcentagem de lojas tradicionais, que passou de 88% para 85%.

Em contrapartida, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 12% para 15%.

Além disso, o estudo das maiores franquias também identificou que grande parte das marcas tem origem e mais unidades no sudeste brasileiro.

gráfico por região da sede das marcas

 

 

As grandes e poderosas de cada segmento

Neste ano, a ABF também destacou as maiores redes dentro de cada um dos 11 segmentos.

“A ideia é ir mais fundo e chegar a redes que não estão nas 50 Maiores, mas que são muito representativas em seus segmentos.

Assim, vamos criar um histórico e poder desenvolver novas análises nos próximos anos”, explica André Friedheim.

Confira as franquias grandes e poderosas de cada segmento:

(Redes com fazem parte do ranking das 50 maiores)

ALIMENTAÇÃO

PosiçãoMarcaUnidades
McDonald’s2.459
AM/PM2.377
Cacau Show2.322
Subway1.864
Burger King Brasil1.209

 

CASA E CONSTRUÇÃO

PosiçãoMarcaUnidades
IGUI309
Casa do Construtor275
Remax247
Imaginarium242
Multicoisas212

 

COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS

PosiçãoMarcaUnidades
Acquio1.703
Premia Pão158
Bom Cupom109
Guia-se Negócios pela Internet95
Castseg Distribuidora79

 

ENTRETENIMENTO E LAZER

PosiçãoMarcaUnidades
Livraria e Papelaria Nobel121
Mr. Kids71
Sniper43
Ri Happy33
Viva Eventos20

 

HOTELARIA E TURISMO

PosiçãoMarcaUnidades
CVC Brasil1.414
Clube Turismo523
CI113
Flytour Franchising90
Flyworld O seu amigo de viagens49

 

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

PosiçãoMarcaUnidades
5 à Sec442
Jan-Pro354
Lava e Leva Lavanderia276
Maria Brasileira209
Dryclean USA199

 

MODA

PosiçãoMarcaUnidades
Chilli Beans830
Hering Store577
Havaianas452
Piticas Moda Criativa451
Arezzo440

 

SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR

PosiçãoMarcaUnidades
O Boticário3.806
Óticas Carol1.336
Óticas Diniz1.154
Farmácias FTB992
Odontocompany634

 

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

PosiçãoMarcaUnidades
Lubrax +1.643
Jet Oil1.491
Localiza Hertz522
Unidas Aluguel de Carros186
Acquazero154

 

SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS

PosiçãoMarcaUnidades
Seguralta – Bolsa de Seguros1.325
Correios994
Help! Loja de Crédito700
San Martin374
Nutrimais351

 

SERVIÇOS EDUCACIONAIS

PosiçãoMarcaUnidades
Kumon1.563
Wizard by Pearson1.260
Fisk Centro de Ensino768
CCAA728
CNA612

 

As maiores franquias em unidades por região

Assim como no ano passado, a ABF analisou, regionalmente, as maiores redes por unidades. 

Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região.

 

Como é feito o estudo

A pesquisa da ABF para saber as maiores franquias em unidades é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes.

O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.

 

Confira também:

 

Antes de adquirir uma franquia, não deixe de pesquisar tudo sobre a marca, o segmento e a opinião dos franqueados.

Para você não deixar de tirar nenhuma dúvida com o franqueador, separamos 19 perguntas indispensáveis para fazer ao franqueador antes de abrir uma franquia.

Leia também o nosso guia completo sobre o sistema de franchising para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como adquirir uma franquia.

Acha que tem um perfil específico para uma rede de franquias? Então veja como funciona o processo seletivo de uma franquia.