Algumas franquias são grandes e poderosas!
Elas conquistam o coração dos brasileiros e, por isso, conseguem levar todo o prestígio de suas marcas para os mais diversos pontos do País.
Há quatro anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza um estudo com marcas associadas para identificar as que possuem o maior número de unidades no Brasil.
Em 2020, o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil revelou que entre as maiores, o número médio de unidades por marca subiu de 861 em 2018 para 897 no ano passado.
Este número representa um aumento de quase 100% em relação ao estudo anterior!
Há outros pontos que merecem ser destacados no estudo da ABF:
- O ranking, em 2020, conta com 53 redes, pois houve empate em três posições;
- O número de unidades das Top 50 aumentou 9% no último ano;
- Para fazer parte do ranking, era necessário ter, pelo menos, 321 operações, ou seja, 7% a mais do que o estudo anterior;
- Das 53 presentes no ranking, 45 franquias são brasileiras;
- 75% das redes do estudo possuem o Selo de Excelência em Franchising (SEF).
Confira a lista das 50 Maiores Franquias por Unidades no Brasil em 2019*
Assim como nos últimos anos, O Boticário manteve a liderança das franquias grandes e poderosas.
O ranking também tem marcas que apareceram pela primeira vez.
São elas:
- Odontocompany (25º),
- Espaçolaser (30º),
- Oggi Sorvetes (37º),
- San Martin (42º),
- KNN Idiomas (45º),
- Nutrimais (47º),
- Ceopag (48º),
- Ceofood (49º lugar),
- Supera – Ginástica para o Cérebro (50º).
Já as marcas que mais alçaram posições foram:
- Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar),
- Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º),
- Acqio (de 15º para 6º),
- Burger King Brasil (de 19º para 14º),
- Óticas Carol (de 13º para 11º).
André Friedheim, presidente da ABF, destaca que é uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento das redes que participam do estudo.
“Esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão”, ressalta Friedheim.
Tempo é o segredo do sucesso
Das 53 redes presentes no ranking, 30 já tem mais de 10 anos como franqueadoras.
Isso mostra que um dos fatores mais importantes para chegar a um determinado porte é o tempo, embora haja algumas exceções.
Alimentação: o maior segmento do franchising
Entre as dez primeiras colocadas do ranking das maiores franquias, Alimentação é o segmento que mais predomina, com quatro representantes.
Segundo o estudo, 35% das unidades franqueadas são do segmento de alimentação, como é possível ver na imagem abaixo:
Apesar da alta representatividade, a porcentagem de franquias de alimentação teve uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a participação de Serviços e Outros Negócios, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos cresceu.
Longe do tradicional, perto do sudeste brasileiro
Outra dado interessante divulgado pela ABF é o da queda na porcentagem de lojas tradicionais, que passou de 88% para 85%.
Em contrapartida, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 12% para 15%.
Além disso, o estudo das maiores franquias também identificou que grande parte das marcas tem origem e mais unidades no sudeste brasileiro.
As grandes e poderosas de cada segmento
Neste ano, a ABF também destacou as maiores redes dentro de cada um dos 11 segmentos.
“A ideia é ir mais fundo e chegar a redes que não estão nas 50 Maiores, mas que são muito representativas em seus segmentos.
Assim, vamos criar um histórico e poder desenvolver novas análises nos próximos anos”, explica André Friedheim.
Confira as franquias grandes e poderosas de cada segmento:
(Redes com ⊗ fazem parte do ranking das 50 maiores)
ALIMENTAÇÃO
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
McDonald’s |
⊗ |
2.459 |
2º |
AM/PM |
⊗ |
2.377 |
3º |
Cacau Show |
⊗ |
2.322 |
4º |
Subway |
⊗ |
1.864 |
5º |
Burger King Brasil |
⊗ |
1.209 |
CASA E CONSTRUÇÃO
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
IGUI |
|
309 |
2º |
Casa do Construtor |
|
275 |
3º |
Remax |
|
247 |
4º |
Imaginarium |
|
242 |
5º |
Multicoisas |
|
212 |
COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Acquio |
⊗ |
1.703 |
2º |
Premia Pão |
|
158 |
3º |
Bom Cupom |
|
109 |
4º |
Guia-se Negócios pela Internet |
|
95 |
5º |
Castseg Distribuidora |
|
79 |
ENTRETENIMENTO E LAZER
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Livraria e Papelaria Nobel |
|
121 |
2º |
Mr. Kids |
|
71 |
3º |
Sniper |
|
43 |
4º |
Ri Happy |
|
33 |
5º |
Viva Eventos |
|
20 |
HOTELARIA E TURISMO
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
CVC Brasil |
⊗ |
1.414 |
2º |
Clube Turismo |
⊗ |
523 |
3º |
CI |
|
113 |
4º |
Flytour Franchising |
|
90 |
5º |
Flyworld O seu amigo de viagens |
|
49 |
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
5 à Sec |
⊗ |
442 |
2º |
Jan-Pro |
⊗ |
354 |
3º |
Lava e Leva Lavanderia |
|
276 |
4º |
Maria Brasileira |
|
209 |
5º |
Dryclean USA |
|
199 |
MODA
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Chilli Beans |
⊗ |
830 |
2º |
Hering Store |
⊗ |
577 |
3º |
Havaianas |
⊗ |
452 |
4º |
Piticas Moda Criativa |
⊗ |
451 |
5º |
Arezzo |
⊗ |
440 |
SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
O Boticário |
⊗ |
3.806 |
2º |
Óticas Carol |
⊗ |
1.336 |
3º |
Óticas Diniz |
⊗ |
1.154 |
4º |
Farmácias FTB |
⊗ |
992 |
5º |
Odontocompany |
⊗ |
634 |
SERVIÇOS AUTOMOTIVOS
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Lubrax + |
⊗ |
1.643 |
2º |
Jet Oil |
⊗ |
1.491 |
3º |
Localiza Hertz |
⊗ |
522 |
4º |
Unidas Aluguel de Carros |
|
186 |
5º |
Acquazero |
|
154 |
SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Seguralta – Bolsa de Seguros |
⊗ |
1.325 |
2º |
Correios |
⊗ |
994 |
3º |
Help! Loja de Crédito |
⊗ |
700 |
4º |
San Martin |
⊗ |
374 |
5º |
Nutrimais |
⊗ |
351 |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Posição |
Marca |
|
Unidades |
1º |
Kumon |
⊗ |
1.563 |
2º |
Wizard by Pearson |
⊗ |
1.260 |
3º |
Fisk Centro de Ensino |
⊗ |
768 |
4º |
CCAA |
⊗ |
728 |
5º |
CNA |
⊗ |
612 |
As maiores franquias em unidades por região
Assim como no ano passado, a ABF analisou, regionalmente, as maiores redes por unidades.
Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região.
Como é feito o estudo
A pesquisa da ABF para saber as maiores franquias em unidades é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes.
O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.
Confira também:
Antes de adquirir uma franquia, não deixe de pesquisar tudo sobre a marca, o segmento e a opinião dos franqueados.
Para você não deixar de tirar nenhuma dúvida com o franqueador, separamos 19 perguntas indispensáveis para fazer ao franqueador antes de abrir uma franquia.
Leia também o nosso guia completo sobre o sistema de franchising para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como adquirir uma franquia.
Acha que tem um perfil específico para uma rede de franquias? Então veja como funciona o processo seletivo de uma franquia.