Com uma população atual estimada em 25 milhões de pessoas, os idosos brasileiros são responsáveis por até 20% do consumo registrado no País anualmente e a perspectiva de analistas e pesquisadores é de que esses números continuem crescendo rapidamente nos próximos anos.
Com isso, teremos mais senhores e senhoras consumindo, abrindo espaço para empreendedores que queiram abocanhar parte desse bolo em ascensão.
E uma das possibilidades para surfar nesse mercado é investir em franquias de serviços para idosos.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que em 40 anos o número de homens e mulheres na terceira idade triplique no Brasil, passando dos 25 milhões, para 66,5 milhões de pessoas.
Se levarmos em conta as perspectivas das amostras do IBGE, é provável que, a partir de 2035, a população brasileira atinja a marca de 214 milhões de habitantes e, então, parará de crescer.
A exceção de um único segmento: os maiores de 45 anos.
Após a década de 2040, enquanto a população brasileira diminui, esse perfil de habitante continuará em curva ascendente.
De olho nesse processo, muitas empresas e franquias já desenvolveram serviços que atendam essa classe etária e a tendência é de que a cada ano elas aprimorem esses serviços e passem a criar mais e mais produtos e/ou ferramentas voltadas ao público da terceira idade.
Confira algumas características do mercado de consumo brasileiro formado por pessoas com 60 anos de idade ou mais (fontes: IBGE, SPC Brasil e Kantar Worldpanel):
- renda salarial média 30% maior se comparada à de adultos com até 59 anos;
- 80% utilizam Whatsapp rotineiramente;
- 70% usam Facebook rotineiramente;
- 16% dão preferência à marcas premium;
- 40% fazem exercícios semanalmente;
- 20% associa as compras a uma atividade de lazer;
- responsáveis por 10% do varejo físico e 50% do varejo virtual;
- renda anual da terceira idade é de R$ 243 bilhões;
- 71% dos idosos têm independência financeira (49% originária de aposentadoria);
- 45% dos idosos sentem dificuldades para encontrar produtos adequados para sua idade;
Recomendações
Como você pode ver, para empresas e franquias de serviços voltados à idosos não faltará demanda nos próximos anos.
De qualquer forma, é preciso se preparar bem que o seu negócio atinja o sucesso, independente do público que ele atenda.
Para o especialista em franchising e sócio-diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida, investir em um mercado promissor como o de atendimento ao idoso, não basta para atingir o sucesso com a sua franquia.
A identificação com aquele serviço oferecido é, assim como em outros segmentos, primordial para que o negócio evolua.
“Todo plano estratégico deve ser feito de forma conservadora em parceria com a franqueadora.
Nesse segmento em específico, o atendimento é o fator mais importante para fidelização e satisfação do cliente.
Esse tipo de consumidor costuma se conhecer, então a divulgação da marca via boca a boca é bastante forte.
Por isso, o atendimento oferecido deve ser de excelência.”
Almeida usa, ainda, o Canadá como exemplo de envelhecimento populacional que deu origem à novos mercados e serviços.
Por lá, a parcela da população formada por adultos acima de 65 anos já é maior, por exemplo, que a de crianças com até 14 anos.
“No Canadá, você vê as empresas e franquias oferecendo diversos tipos de serviços para esse tipo de perfil como, por exemplo, motorista, enfermeiros, cuidadores, passeadores e outras atividades”.
Tipos de franquias
Ainda na visão do consultor, o idoso atual preza por viver de forma independente.
Ou seja, ele não quer depender de familiares para efetivar as atividades do dia a dia.
Por isso, preferem pagar do próprio bolso os serviços essenciais para o seu cotidiano, ao invés de pedir a ajuda de outras pessoas.
Alguns segmentos e tipos de serviços que devem crescer consideravelmente na avaliação do expert são:
- serviços de apoio à caminhada e acompanhamento de exercícios;
- serviços voltados à saúde (fisioterapia, oftalmologia, odontologia, clínica geral, etc);
- cuidadores e enfermeiros;
- serviços de limpeza, conservação e jardinagem;
- casas de repouso;
- atrações de lazer e entretenimento voltado à idosos;
- agências voltadas ao turismo na terceira idade;
- serviços educacionais (idiomas, desempenho cognitivo e exercício do cérebro, computação básica);
- Spas;
Abaixo, você confere 27 opções de franquias de serviços para idosos associadas à ABF e que vão surfar em um mercado com demanda crescente. Confira:
SUPERA - GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
Invista em uma Franquia SUPERA. A maior rede de franquias de ginástica para o cérebro do Brasil. Acesse já o Portal do Franchising e saiba mais.
SAIBA MAIS
GRUPO ACOLHER & CUIDAR
A franquia Acolher & Cuidar é uma rede de cuidadores que tem como foco a internação domiciliar. Invista em um setor que está em ampla expansão, confira!
SAIBA MAIS
CUIDARE CUIDADORES DE PESSOAS
Franquia Cuidare Brasil: a excelência em cuidar de pessoas de norte a sul do Brasil. Confira as vantagens de ser franqueado, saiba mais!
SAIBA MAIS
NAÇÃO VERDE
Muito mais que uma rede de produtos naturais, a franquia Nação Verde oferece 4 canais de vendas diferentes para você aumentar ainda mais seu faturamento!
SAIBA MAIS
PARTMED SAÚDE E MEDICINA
Conheça a Franquia PARTMED, acesse já o Portal do Franchising. Rede de clínicas médicas que oferece em seus consultórios consultas e exames.
SAIBA MAIS
CARTAO EXAME BR
Invista em um segmento em expansão! Somos um cartão de descontos para exames laboratoriais e de imagem: Franquia Cartão Exame BR.
SAIBA MAIS
ACG HOME CARE
A área da saúde sempre está em expansão e você se tornar empreendedor investindo em uma franquia ACG Home Care. Saiba mais sobre este negócio.
SAIBA MAIS
ACUIDAR
Invista na Maior Franquia de Cuidadores Especializados da América Latina. A mais premiada do setor no Brasil em 2024. Saiba mais!
SAIBA MAIS
TEREZA ZANCHI SHIATSU E BEM ESTAR
Tenha uma Franquia CENTRO DE SHIATSU TEREZA ZANCHI. Acesse já o Portal do Franchising e invista em um segmento em ampla expansão no mercado. Oportunidade!
SAIBA MAIS
DOUTOR HERNIA
Conheça a Franquia DOUTOR HERNIA no Portal do Franchising. Invista em um segmento em ampla expansão. Aproveite essa oportunidade!
SAIBA MAIS
SOLUMEDI
Um negócio que oferece o melhor custo x benefício no ramo da saúde: franquia Solumedi rede de agendamento de consultas e exames, vem saber mais.
SAIBA MAIS
HOME ANGELS
Invista na maior Rede de Franquias de Cuidadores de Idosos da América Latina, pioneira no país e líder há 15 anos no mercado de cuidados de idosos no Brasil.
SAIBA MAIS
PHITOFARMA
Phitofarma: 53 anos de excelência em manipulação de fórmulas personalizadas, moldando o cenário farmacêutico brasileiro com qualidade e inovação.
SAIBA MAIS
SENSE SPA EXPRESS
Invista em uma Franquia Sense SPA Express. Primeira rede do Brasil especializada em Massagens Relaxantes e Terapêuticas. Acesse já o Portal do Franchising.
SAIBA MAIS
TERÇA DA SERRA CASA DE REPOUSO
Invista em uma Franquia Terça da Serra Casa de Repouso. Uma rede de hospedagem e Day Care para idosos presente em diversas cidades do país.
SAIBA MAIS
AMOR & CUIDADO
Conquista sua independência financeira: conheça a franquia Amor & Cuidado, um negócio com baixo investimento e pouco tempo de retorno. Confira!
SAIBA MAIS
CLINICA CONSULTARE
A franquia Consultare é um centro médico completo que oferece ao mercado 10 possibilidades de negócios em um só. Saiba mais sobre esta grande oportunidade.
SAIBA MAIS
INSTITUTO TRATA - JOELHO E QUADRIL
Invista em uma Franquia Instituto Trata - Joelho e Quadril uma rede de cínicas de fisioterapia para os principais problemas de joelho e quadril!
SAIBA MAIS
CLÍNICA DA CIDADE
Acesse já o Portal do Franchising e conheça a Franquia Clínica da Cidade. Uma rede de clínicas médicas. Aproveite essa excelente oportunidade de negócio!
SAIBA MAIS
PURE PILATES
Invista em saúde e bem estar com a franquia Pure Pilates, rede de estúdios de pilates. Veja motivos para se tornar franqueado.
SAIBA MAIS
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: