27 franquias de roupas que devem crescer puxadas pela alta no varejo de moda
02/10/2019
A cada ano, milhares de empreendedores brasileiros adotam o franchising como modelo de negócios, e as franquias de roupas são bastante procuradas.
Todo mundo sabe que o brasileiro adora passear no shopping, visitar lojas e experimentar roupas.
Mas, nos últimos anos, poucas dessas visitas se converteram realmente em vendas, o que fez com que o varejo têxtil e de vestuário sentisse uma representativa queda de desempenho.
A crise econômica atingiu em cheio o consumidor que, mais cauteloso, se privou a observar as peças pela vitrine.
No entanto, algumas entidades calculam que esse período chegou ao fim, e agora a previsão é de que a partir de 2018 o brasileiro volte, de fato, a entrar nas lojas e efetivar suas compras.
Mercado em alta
E se você tem identificação com o setor e está pensando em abrir um negócio no ramo, talvez seja a hora de conhecer algumas franquias de roupas.
Segundo o Instituto Inteligência de Mercado (IEMI), as vendas de roupas movimentaram R$ 177 bilhões em 2016.
Para este ano, a entidade prevê um crescimento de 7,9%, o que faria o setor arrecadar mais de R$ 190,6 bilhões.
E para 2018 a estimativa é ainda melhor, já que espera-se que o comércio de peças de vestuário ultrapasse, pela primeira vez, a marca dos R$ 200 bilhões.
Os dados comprovam que se trata de um segmento bastante concorrido, porém lucrativo.
Ainda falando de números, recentemente a Associação Brasileira de Franchising (ABF) calculou que, das 50 maiores de redes de franquias do País (em número de unidades), 14% delas são voltadas à moda e vestuário.
No 2º trimestre de 2019 as franquias de moda viram seu faturamento subir 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado (veja quadro abaixo).
Com a economia jogando a favor, o momento que você esperava para abrir o seu negócio pode ser agora.
As franquias de roupas são excelentes opções para empreender, pois além de já terem sido testadas, possuem um modelo de operação pronto e lucrativo.
E você sabe que com o suporte da franqueadora você nunca estará sozinho, o que facilita um pouco as coisas para quem é empreendedor de primeira viagem.
Antes de mergulhar neste mundo fashion e lucrativo, é importante entender se você possui o perfil adequado ao tipo de negócio.
Qual será o trabalho no dia a dia como um dono de uma loja de roupas, além de compreender como torná-la rentável.
Perfil
Investir em uma franquia de roupas pode ser um ótimo negócio, principalmente se você tem familiaridade com o segmento de moda.
Os objetivos são, geralmente, a busca pela independência financeira, vontade de ter o seu próprio negócio.
E também o desejo de atuar em um segmento da economia compatível com o seu interesse pessoal.
Segundo a consultora especialista em franquias e sócia-diretora da ba|STOCKLER, Angelina Stockler, uma pessoa com perfil detalhista e organizado tem grandes chances de ser um franqueado de sucesso.
“Tem que entender e gostar de moda, além de sempre acompanhar as tendências que estão por vir. Ou seja, é bom estar ou ser ‘antenado’.
É relevante também que esse franqueado seja bom na arrumação da loja e, principalmente, da vitrine. Se for detalhista do tipo que vê uma roupa amassada de longe, melhor ainda”.
Além disso, a consultora contou que, como franqueada, ela buscaria se aprofundar em questões objetivas de como conquistar e encantar os clientes.
Analisar o que os concorrentes estão oferecendo de diferente ou igual, já que é daí que podem surgir novas ideias, também é bastante recomendado pela especialista.
“Entenderia profundamente o meu cliente para saber como efetivamente encantá-lo. O que poderia fazer diferença para ele na hora que estivesse em meu estabelecimento, por exemplo?
Monitoraria a minha concorrência também, pois é um mercado que exige essa atenção”.
Como lucrar
Um dos principais segredos, na visão de consultores, de como ganhar dinheiro com uma franquia de roupas é saber fazer uma boa gestão do seu estoque.
Se você souber o que realmente seu cliente quer, saberá também a quantidade de peças que precisará adquirir junto aos fornecedores, além de identificar aquelas que estão encostadas e possuem ritmo menor de vendas.
Neste caso, a melhor saída é a criação da velha e conhecida liquidação, pois manter um item por muito tempo no estoque não é um bom negócio.
Para Stockler, vale também ficar atento à equipe de vendas, pois se ela não acreditar na força de venda de um determinado produto, ele poderá ficar mais encalhado do que o ideal, o que acarreta em falta de espaço que, como sabemos, vale dinheiro.
“Costumo falar que se um produto não sai da prateleira, podem ser três motivos:
1) ou o produto não está exposto corretamente ou ele está no estoque e não na loja, o que é facilmente solucionável.
2) A equipe de venda não comprou o produto, ou seja, não acredita nele e portanto tem dificuldade de vender Nesse caso, a solução é a realização de um trabalho com a equipe.
3) O produto não vende se ele é ruim mesmo ou está com o preço inadequado. E este é o caso mais difícil, pois a única solução é fazer uma promoção imediata nele para tentar desovar, antes que seja tarde e ele acabe dando prejuízo”.
Gostou das dicas?
Abaixo selecionamos várias opções de franquias de roupas associadas à ABF que não saem de moda. Confira:
Franquias de roupas – Recco Lingerie
Anúncio Muito mais do que uma estratégia de expansão e branding, o canal de Franquias representa para Recco uma forma de perpetuar o sonho e a missão de seus idealizadores que se resume em cuidar de pessoas em todas as dimensões, seja ela física, emocional e ou espiritual, sempre revelando o melhor de cada um, e valorizando sua intimidade.
Anúncio Rede de brechós que comercializam de forma consignada seus produtos, primando pela modernidade, padronização e incentivo ao consumo sustentável.
A Pusco oferece moda feminina para todas as ocasiões com sofisticação. Inovando a cada coleção, leva para a mulher graça, classe e beleza na hora de se vestir. Além disso, traz uma linha para meninas, a partir de 4 anos, com o mesmo estilo de suas mães. Invista neste grande negócio.
Especializada em lingeries, a Liz tem como um de seus grandes diferenciais: a inovação em seus produtos, sempre com foco em alta tecnologia, altíssima qualidade, respeito ao meio ambiente e colaboradores.
Após conquistar a excelência na produção dos produtos, atingir grande escala de produção e conquistar amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Franquia Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas.
Rede de franquias de calçados femininos com design sofisticado que está em sintonia com o lifestyle da mulher contemporânea. Saiba mais
Franquias de roupas — Morena Rosa
A Clube Morena Rosa é o modelo de franquia do Grupo Morena Rosa, com 26 anos de mercado. Reune o melhor da moda premium num único espaço com as grifes Lebôh, Maria Valentina, Morena Rosa e Zinco.
Venda de artigos de vestuário e acessórios focados em moda feminina estilo hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e semelhantes com identidade própria.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a Franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
A Valisere foi lançada no Brasil em 1934 pelo Grupo Rhodia e, desde então, destaca-se entre as marcas mais importantes no segmento de lingerie do país. Em 1986, foi adquirida pelo Grupo Rosset, maior grupo têxtil da América Latina, dando início à revitalização da marca.
Somos uma marca de lingerie única, completa, para a família toda, para todas as ocasiões e fases da vida. A Mardelle já tem 25 anos de mercado e agora faz parte do Encontre Sua Franquia. Nossa parceria está proporcionando uma expansão mais intensa, garantindo todo o suporte necessário para os nossos franqueados. Temos orgulho em te convidar para fazer parte dessa franquia.
A franquia Quiksilver é a marca líder no setor no Brasil. A empresa desenvolve e distribui uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças.
Com um investimento inicial de R$ 280 mil é possível abrir uma unidade da rede Magic Feet, cujo grupo a qual a marca pertence (Grupo Afeet) também é dono das lojas Authentic Feet e Artwalk. A Magic Feet é uma rede de franquias de roupas voltadas ao público infanto-juvenil.
Sucesso no mundo todo, a rede de franquias de roupas Intimissimi não poderia ficar de fora do mercado fashion brasileiro. Criada em 1996 na Itália pelo grupo Calzedonia, a marca possui mais de 3.800 lojas espalhadas por mais de 40 países. No Brasil, são 41 lojas que geram um faturamento médio mensal em torno dos R$ 160 mil.
A Artwalk é focada em calçados de moda, casuais e sneakers, e disponibiliza ainda um mix complementar de ‘Ts’(camisetas), caps (bonés), meias descoladas e mochilas.
Uma marca 100% brasileira criada para você! Criamos lingeries para celebrar os momentos da mulher em todas as suas jornadas. Já pensou no sucesso que você fará ao investir nesta franquia?
Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.
A New Era é uma empresa familiar centenária. No Brasil, vem expandindo sua atuação no varejo através de lojas franqueadas e, em apenas 2 anos, já inaugurou mais de 15 lojas em SP, RJ, PR e SC. Nosso plano de expansão é agressivo e pretendemos dobrar a nossa rede até o final de 2017.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
Durante todos estes anos a Franquia Puket se mostrou um modelo de sucesso no mercado brasileiro, recebendo por mais de 10 anos consecutivos o selo de excelência em franchising da associação brasileira de franchising.
A Forum é uma jeanswear, com identidade forte e focada no público eclético. É referencia em estilo e comportamento, além de ser a marca de vestuário mais citada em pesquisas de opinião no Brasil. Criada em 1981, entrou para o franchising em 1985. Atualmente possui 25 lojas espalhadas pelo País.
Além das peças para uso medicinal e lifestyle, a UV.LINE possui produtos voltados para esportes como surf, ciclismo, corrida, triatlho, stand up paddle e natação. A marca tem presença nacional com mais de 500 pontos de venda de atacado, 27 lojas sendo 14 próprias e 13 franquias.
Atualmente a CASA DAS CUECAS conta com a força do Grupo Marcyn na operação, trazendo ainda mais solidez, capacidade industrial e financeira, além de profissionais experientes e qualificados. A rede apresenta oportunidade de abertura de franquias nos principais pontos comerciais do Brasil.
Uma das mais conhecidas marcas do vestuário nacional, a Hering é associada à ABF desde 1992. No ano seguinte, iniciou o processo de expansão através do modelo de franquias e hoje possui mais de 600 lojas espalhadas pelo País. O investimento inicial para adquirir uma unidade é de R$ 660 mil.
Já o retorno do aporte costuma acontecer entre 36 e 48 meses após o inicio da operação. A Hering Store comercializa peças de roupas voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.
A Outlet Lingerie tem unidades distribuídas em todo o país e o negócio é considerado uma ação inédita no segmento de lingeries multimarcas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
A Mormaii é uma marca democrática, por isso, cativa diferentes públicos: homens e mulheres; adultos, jovens e crianças de diferentes regiões e classes sociais. O que os une em relação à marca é a identificação com o estilo de vida e o propósito Mormaii. A essência da Mormaii vem do surfe.
Venda de vestuário masculino adulto/infantil e acessórios masculinos – sapatos/carteiras/cintos/linha barba e cerveja artesanal da marca. Sempre com a Itália como inspiração, a rede Enzo Milano entrou para o franchising em 2014 buscando expandir o sucesso de suas coleções.
Loja de vestuário feminino, Lez a Lez é a marca de moda de Jurerê Internacional que combina o universo descontraído da praia com a sofisticação da cidade. Sua primeira loja foi inaugurada em 2008, mas hoje a rede contempla 20 unidades em operação.
Uma empresa de sucesso desde 1959, com mais de 55 anos de vida. Isto poderia, por si só, resumir a trajetória da franquia Tevah que se consolidou como uma das marcas líderes em moda masculina no Brasil. Seja você um empreendedor de sucesso, solicite uma apresentação detalhada do sistema de franquias TEVAH, que teremos o maior prazer em lhe atender!
A franquia Cantão é uma marca que faz parte da S2 holding. A S2 é uma holding que controla empresas brasileiras do segmento de vestuário, calçados e acessórios. Seu portfólio é composto por marcas consolidadas no mercado há décadas, Cantão, Redley, Kenner e, mais recentemente, Bisi.
Na Drops de Menta, caminhamos junto com nossos franqueados para que eles tenham sucesso em seus negócios. Fazemos isso através da transferência de know-how, ou seja, o “como fazer” com os melhores processos, melhores pessoas e melhores produtos.
A Broomer Men´s Wear é uma marca de vestuário masculino que iniciou suas atividades em 1989, no Shopping Iguatemi São Paulo, e consolida seu sucesso em vários estados do nordeste com uma linha variada de vestuário e acessórios. A Broomer é formatada dentro dos padrões da ABF (Associação Brasileira de Franchising), desde 2006 e oferece oportunidade de negócios a candidatos que se identifiquem com a atividade e perfil da loja, e que necessitem do suporte de uma franqueadora.
Você quer adquirir uma franquia e tem dúvidas? Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Quer saber como abrir uma franquia?
Conheça também os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias
Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia?